Organizar as coisas por cores pode ser um sintoma de TOC?


  • +A
  • -A
Imagem do post Organizar as coisas por cores pode ser um sintoma de TOC?

Por mais que a mania de organização muitas vezes seja imediatamente interpretada como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), ter esse comportamento não quer dizer necessariamente que alguém sofre desse transtorno. Para que o TOC seja diagnosticado, é preciso que uma obsessão seja acompanhada de uma compulsão equivalente.

Mania de organização pode não indicar TOC mesmo sendo obsessão


“Organizar as coisas por cores é sinal de que uma pessoa é organizada ou, no máximo, possui traços anancásticos ou obsessivos. Isso seria um traço de personalidade”, afirma o psiquiatra Miguel Angelo Boarati. Ou seja, mesmo que esse forte desejo por arrumação seja considerado uma obsessão, não se falará em TOC caso uma compulsão não se desenvolva em sequência.   

A mania por arrumação pode até ser exagerada no ponto de se pensar em procurar uma ajuda para ficar mais flexível e viver mais relaxado, mas ainda assim não é necessariamente um sintoma de TOC. “Quando a organização tem uma função precisa e necessária, pode ser até desejável. O problema é quando ela foge do controle. Aí pode ser um indício que precise ser melhor explorado”.

Características que determinam o diagnóstico de TOC


O TOC envolve a presença de pensamentos intrusivos de ordem, limpeza, autorregras que a pessoa não consegue controlar, por mais que tente. A partir daí ela desenvolve rituais para eliminar esses pensamentos. Normalmente são pensamentos sem função ou que geram muito sofrimento e gasto de tempo.

“Para que haja de fato o TOC, devem estar em jogo pensamentos e atos mentais intrusivos (obsessões) que a pessoa não consegue controlar e que levam ela a ter comportamentos compulsivos para aliviar as obsessões. São comportamentos variáveis e que vão em um crescente ao longo dos anos, passando a fazer parte da vida da pessoa (ela gasta muito tempo do seu dia nos rituais)”, esclarece o especialista.

Dr. Miguel Angelo Boarati é psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 85105

Foto: Shutterstock

TAGS
psicologico
toc

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Organizar as coisas por cores pode ser um sintoma de TOC?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.