search
    Título

    Emagrecimento: por que é tão difícil queimar gorduras localizadas?

    Emagrecimento

    Por

    Perder as famosas gorduras localizadas é um grande desafio para qualquer pessoa que deseja emagrecer. Elas constituem os depósitos subcutâneos, um dos três principais tipos de depósitos de gordura espalhados pelo corpo. “É a forma mais fisiológica de armazenar gordura”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli.

    Gorduras localizadas são mais resistentes


    As gorduras localizadas se encontram logo abaixo da pele e
    aparecem predominantemente nas coxas, nos glúteos e no abdômen. O motivo para a maior dificuldade em queimá-las é bem simples, como explica a médica: “A gordura subcutânea (localizada) está associada a uma taxa metabólica mais lenta, o que faz com que seja mais resistente, demorando mais para responder às nossas tentativas de eliminá-la”.  
    Os outros dois tipos principais de depósitos são as gorduras viscerais ou intra-abdominais, que surgem quando a capacidade do tecido subcutâneo de armazenar gordura é alcançada, e as gorduras ectópicas, que são depósitos nos músculos e em órgãos. Segundo Daniele, estudos têm demonstrado que cada organismo distribui a gordura corporal de uma forma particular, dependendo de fatores como idade, sexo, raça, genética, alimentação e metabolismo.

    Exercícios físicos ajudam a queimar gorduras localizadas


    Para
    queimar as gorduras localizadas, não tem outro jeito: é preciso mudar a alimentação e deixar a preguiça de lado. “A única forma de eliminar o excesso de gordura corporal, independentemente de sua localização, é por meio de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercícios físicos“, recomenda a endocrinologista. Invista em pratos com frutas, verduras e legumes e diminua o consumo de frituras e refeições gordurosas.
    A profissional destaca ainda que a prática de abdominais e de outros exercícios localizados colabora para melhorar as condições dos músculos das regiões exercitadas, mas não ajuda a eliminar a gordura de forma localizada. Na verdade, estas atividades acabam reduzindo o estoque de gordura de todo o corpo e podem ser combinadas com exercícios que trabalham a força e a musculatura se o objetivo for garantir aquela barriga de tanquinho.
    Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876 – www.facebook.com/dradaniele.zaninelli
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes