Os horários das refeições e das atividades físicas podem impactar a higiene do sono?

  • +A
  • -A

A higiene do sono é um conjunto de medidas que ajuda a criar condições favoráveis para a chegada do sono e sua manutenção ao longo da noite. Essas medidas envolvem o controle do ambiente, como luminosidade, temperatura e ruídos, mas também orientações comportamentais, como o horário das refeições e dos exercícios físicos. 

Práticas da higiene do sono ajudam a dormir melhor


De acordo com o especialista em Medicina do Sono George do Lago Pinheiro, existem horários mais adequados para se alimentar e praticar exercícios físicos, evitando impactos na qualidade do sono. “Precisamos dar dicas para nosso cérebro de quando é dia ou noite. Assim, há uma organização do funcionamento do corpo para a liberação de hormônios relacionados tanto ao sono quanto à vigília (ficar acordado)”, informa o médico.  

Isso inclui manter uma rotina com horários para dormir, acordar, lazer, fazer refeições e fazer atividades físicas. “De uma forma geral, devemos evitar exercícios extenuantes à noite porque podem ser estimulantes para o cérebro e comprometer a chegada do sono. O início da noite é o momento limite para as atividades físicas para boa parte das pessoas”, recomenda o especialista. Até mesmo o uso do celular deve ser evitado antes de dormir, já que a luminosidade pode atrapalhar o corpo a pegar no sono. 

Horário da refeição pode reduzir a qualidade do sono


Já em relação às refeições, os médicos aconselham seus pacientes a se alimentar 2 horas antes de se deitar para dormir. Além disso, o tipo de alimento a ser consumido também é importante: é necessário deixar de lado
comidas pesadas, ricas em gorduras e proteínas, e preferir pratos mais saudáveis e leves. 

Não respeitar as medidas propostas pela higiene do sono traz consequências. “Muitas pessoas ficam estimuladas e não conseguem iniciar ou manter o sono. Mesmo cansadas, algumas têm dificuldade de ‘desligar’ o cérebro para dormir. No dia seguinte, podem ter sonolência, problemas de concentração, irritabilidade, baixa performance nos estudos ou trabalho, em função da noite de má qualidade“, alerta Dr. Pinheiro. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. George do Lago Pinheiro

Dr. George do Lago Pinheiro

Medicina do Sono

CRM: 148272 / SP

TAGS
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Os horários das refeições e das atividades físicas podem impactar a higiene do sono?"

Beatriz

Parabéns! Gostei muito do conteúdo e me ajudou bastante!???

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Beatriz! Agradecemos seu feedback, ficamos felizes que tenha gostado da matéria. Continue conosco para mais informações como estas. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.