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    Por que refeições pesadas perto da hora de dormir atrapalham o sono?

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    Existem vários fatores capazes de influenciar a qualidade do sono. A iluminação e a temperatura do quarto, a presença de ruídos e altos níveis de ansiedade são alguns deles. A alimentação é outro fator dessa lista. Médicos e especialistas no assunto não aconselham, por exemplo, fazer refeições pesadas perto da hora de dormir. Veja o porquê!

    Refeições pesadas podem interromper o sono


    “Alimentar-se próximo ao horário de dormir pode ser prejudicial ao sono por vários motivos”, afirma o especialista em Medicina do Sono George do Lago Pinheiro. “
    Alimentos ricos em proteínas e gorduras são de lenta digestão. Por isso, devem ser consumidos com moderação à noite para não influenciar no início do sono”, explica o profissional. Feijoada, por exemplo, nem pensar. 

    Além disso, a comida favorece o refluxo do alimento do estômago em direção ao esôfago e provoca a fragmentação do sono. “Refeições feitas antes de dormir deixam o corpo em alerta devido a hormônios necessários à digestão. Por isso, o ideal é comer até 2 horas antes do início do sono”, aconselha o médico. 

    Saladas e sopas são boas opções para o jantar


    Para as refeições da noite, a recomendação dos especialistas é escolher alimentos leves e não exagerar nas quantidades. Entre as opções mais saudáveis estão saladas, carne branca, sopas e caldos, sempre sem condimentos excessivos e respeitando o espaço de 2 horas entre a refeição e a hora de dormir. 

    Por outro lado, deve-se evitar bebidas e alimentos estimulantes com cafeína, como café, refrigerantes, chocolate e alguns chás (mate e chá verde). “Muito cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas, porque promovem a inibição de certos estágios do sono e dão a sensação de que o sono não foi restaurador“, alerta Dr. Pinheiro.


    Foto: Shutterstock

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