Uma boa noite de sono é aquela em que garante um sono saudável e reparador, fazendo que a pessoa acorde mais disposta e atenta, menos estressada e com uma melhor capacidade de memorizar e aprender. Mas, para que isso aconteça, é importante respeitar a quantidade de horas de que o corpo precisa para descansar e passar por todas as fases do ciclo do sono sem interrupções.
Sono saudável é importante para o corpo se recuperar
O ciclo do sono é dividido em duas etapas principais. A primeira delas é chamada de sono não REM e é subdividida em três estágios. O estágio 1 começa ao fechar dos olhos. O corpo vai pegando no sono lentamente e a respiração diminui de ritmo. É uma espécie de transição entre estar acordado e estar dormindo.
O estágio seguinte é marcado por um sono leve. Ou seja, o corpo já está descansando, mas qualquer ruído ou luz pode acordá-lo. O estágio 3, por sua vez, tem um sono mais profundo. O cérebro se desliga do mundo ao redor e diminui suas atividades e o corpo foca na reparação das células e da energia perdida ao longo do dia.
Fase REM ajuda na consolidação da memória
Quando o estágio 3 chega ao fim, começa a última grande etapa do ciclo, chamada de sono REM. “É só nessa última etapa que os sonhos acontecem. No sono REM, devido à intensa atividade cerebral, os olhos ficam se movendo de um lado para o outro enquanto permanecem fechados, a respiração torna-se superficial, rápida e irregular e os músculos ficam hipoativos”, afirma o neurologista e médico do sono Shigueo Yonekura.
De acordo com o especialista, o sono REM é a fase mais importante para a consolidação da memória. E complementa: “Dormir e sonhar são imprescindíveis para a saúde física, mental e para o bem-estar”. Ao longo da noite, esse ciclo se repete de 4 a 5 vezes, proporcionando o descanso necessário para o corpo acordar recuperado no dia seguinte.
Foto: Shutterstock