Quem sofre com hipertensão pode consumir produtos com cafeína?

  • +A
  • -A

A hipertensão é caracterizada pelo aumento da pressão arterial e é capaz de afetar a saúde de todo o corpo humano. Por isso, seu tratamento deve ser feito adequadamente, abrangendo, além da medicação, novos hábitos de vida que levem a uma rotina mais saudável. Uma das mudanças necessárias se refere aos produtos com cafeína, como é o caso do café, uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo.

 

Hipertensos podem tomar café em doses moderadas

 


O problema quanto ao consumo do café e da cafeína, na verdade, está no exagero. A ingestão moderada de café, por exemplo, com duas a três xícaras diárias, não interfere nos níveis pressóricos de modo significativo. A mesma regra vale para outras bebidas: se a dose de cafeína permanecer menor que 200 miligramas por dia, a interferência na pressão arterial é mínima.

Para uma pessoa saudável, o cardiologista Laércio Uemura diz que o consumo de bebidas com cafeína não prejudica a saúde cardiovascular: “Por exemplo, uma lata de energético de 250 mililitros tem em torno de 80mg de cafeína. Um refrigerante de cola de 350ml tem 34mg e cada 150ml de chá verde tem de 10mg a 50mg de cafeína”, afirma. Entretanto, o consumo por menores de 12 anos deve ser evitado e para a faixa etária dos 13 aos 18 anos, o limite é de 100mg por dia.

 

Grandes quantidades de cafeína prejudicam controle da pressão arterial

 


O especialista afirma que o café, por ser uma bebida rica em polifenóis, pode ter um efeito protetor sobre alguns fatores de risco cardiovasculares, desde que consumida com moderação. Por outro lado, doses exageradas fazem mal: “A cafeína pode aumentar a pressão arterial, aumentar a frequência cardíaca e o risco de arritmias, de acordo com a quantidade utilizada. Até determinada dose, é um estimulante cerebral,
diminuindo o sono e a sensação de cansaço e melhorando o raciocínio”, explica o médico.

Segundo Uemura, o consumo de cafeína de modo exagerado na forma de energéticos pode levar ao desencadeamento de convulsões, especialmente em indivíduos geneticamente predispostos e quando consumidos depois de um longo período de jejum. “Também há relatos de casos de morte relacionados a utilização de grandes doses destas bebidas”, alerta o profissional.

 

Dr. Laércio Uemura é cardiologista, formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina e especialista em Medicina Intensiva. CRM-PR: 9807

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
cafe
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "Quem sofre com hipertensão pode consumir produtos com cafeína?"

Maria da penha Alves Lima

Muito boa a materia .muito obrigada pelas informações tenho pressão alta e gostaria de receber informaçoĕs sobre qualquer atualizasão muito obrigada .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria da Penha, que bom que gostou da matéria, no site: http://www.cuidadospelavida.com.br tem muito mais, achei essa baca na pra você ler https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/coracao/hipertensao-atividade-fisica-suficiente

Verônica rosa

Boa noite eu tenho pressão alta é gostaria de receber informações sobre esse assunto é muito importante para mim.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Verônica
Separei essa matéria pra você ler, mas tem muito mais no site :www.cuidadospelavida.com.br

Marizelia

Bom o comentário. Gosto muito de café, e verifiquei que estou na média de três xícaras ao dia. Preciso diminuir uma.

José Otávio Barbosa

ótimo comentário sobre o famoso cafezinho

Renata Dioas

Mas quem toma medicamento para pressão, sendo a pressão controlada. Pode então consumir até 200 mg por dia?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Renata, conforme informado na matéria a ingestão moderada de café com duas a três xícaras diárias, não interfere nos níveis pressóricos de modo significativo, de qualquer forma é indispensável consultar seu medico. Até logo.

Lilian

FIZ USO DO SUPLEMENTO (HERMOGENIZE FEMME) QUE CONTÉM UM ALTO TEOR DE CAFEINA 105MG E SENTI UMA PEQUENA RITMIA, POSSO CONTINUAR FAZENDO USO?FAÇO ATIVIDADE FÍSICA TODOS OS DIAS PRATICAMENTE, MAS AINDA ASSIM SENTIR RITMIA.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Lilian. A suplementação de cafeína deve ser acompanhada por um profissional, para que seu uso seja seguro e evite riscos à saúde. No caso de sentir arritmia deve procurar orientação médica. Recomendamos esta leitura: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dormir-bem/quantidade-cafeina-consumida-nao-prejudicar-sono. Abraços.

Carlos

ola, tenho pressão alta e gostaria de saber se a vitamina Pharmaton Energy onde em sua bula apresenta cafeina , posso consumir uma capsula diária e se isto não ira alterar mais minha pressão arterial ?

Reinaldo

Sou hipertenso, tomo muito café e chá por dia e sou grato aas infos do cardiologista Dr Laércio Uemura

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Reinaldo. Ficamos felizes em saber que gostou das informações. Continue nos acompanhando para mais matérias como está. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.