Que regiões do corpo têm mais tendência para manifestar o herpes?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Cinthya Basaglia
- +A
- -A
O herpes é uma infecção viral que não tem cura e que causa, em geral, lesões semelhantes a espinhas e que podem gerar desconforto. A condição é causada por duas variações do mesmo vírus, HSV-1 e HSV-2, e costuma atingir diversas áreas do corpo. Mas, quais áreas são mais comuns? Conversamos com a dermatologista Cinthya Basaglia sobre o assunto.
Sintomas atingem locais diferentes conforme a variação do vírus
“Os locais mais comuns de aparecimento do herpes simples são os lábios e a área genital”, conta Dra. Cinthya. O HSV-1, ou herpes tipo 1, geralmente atinge a área labial e o HSV-2, ou herpes tipo 2, é mais comum na região genital. Há ainda o herpes zóster, que pode ocorrer em outras áreas do corpo, como olhos, tórax, braços e pernas.
De acordo com a médica, a transmissão do vírus é feita, em geral, pelo contato com a área onde as feridas se manifestam. “As lesões podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas a transmissão do vírus do herpes labial geralmente se dá pela boca. O paciente pode ter uma ferida, entra em contato pelo beijo ou saliva, o vírus penetra e procura um nervo onde se aloja e fica latente até provocar uma infecção. O herpes genital é transmitido via sexual e pode aparecer nas nádegas ou região perineal”, afirma a dermatologista.
Entretanto, a maioria das pessoas tem o vírus e não sabe, já que não é afetada por sintomas. De fato, cerca de 90% da população brasileira tem herpes. Deste número, metade não sabe que é portador do vírus. Vários fatores podem desencadear uma primeira crise, como o estresse, a baixa imunidade, estado febril ou até mesmo a TPM.
É possível se prevenir do vírus do herpes?
A prevenção ao contágio é feita evitando o contato íntimo com as lesões. Os objetos pessoais também não devem ser compartilhados. O risco de contaminação é maior ainda se as lesões estão abertas e expostas. O ideal é não partilhar toalhas, roupas e escova de dentes e, no caso do HSV-2, usar preservativos nas relações sexuais é fundamental.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Cinthya Basaglia
Dermatologia
CRM: 52876747 / RJ
- 5 comentários para "Que regiões do corpo têm mais tendência para manifestar o herpes?"
-
Beatriz
Olá meu nome é Beatriz, tenho herpes que peguei em relação sexual , estou no estágio que ela está se manifestando, mas sempre lavo as mãos após pegar nas bolhas, pode ocorrer de se espalhar pelo corpo, tipo braço e perna? Como identificar se é? Nesse caso que medicamento ajuda?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Beatriz. Há duas abordagens principais no tratamento do herpes: o terapêutico, com antivirais locais e orais nas crises; e o preventivo, com medicações que ajudam a evitar ou atenuar as crises, como o aminoácido lisina. A dermatologista Giselle Sanches afirma que a contaminação pelo vírus do herpes acontece pela pele de qualquer área do corpo: “ Qualquer parte do corpo pode ser atingida, desde a pele do rosto até partes como os lábios, as mãos, os pés e a região genital”. É imprescindível procurar orientação médica. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.