Qual é o impacto causado pelas crises de herpes?


  • +A
  • -A

Você já deixou de ir a algum compromisso por estar com uma crise de herpes? Se sim, deve saber o quanto essas lesões que aparecem principalmente nos lábios, na boca, nas gengivas ou nos genitais pode atrapalhar a nossa autoestima. Isso sem falar nos incômodos físicos, como a coceira, a vermelhidão, o inchaço, a dor e o desconforto.

Por mais que seja normal sentir vergonha ao sair de casa e ficar para baixo por conta do herpes, é importante ter em mente de que se trata de uma doença comum e que tem tratamento, e o isolamento só piora a situação.

Em alguns casos leves, as lesões tendem a desaparecer sozinhas, mas em outros, mais graves ou com episódios de crise mais demorados, pode ser necessário intervir. Entre as opções de tratamento estão o uso de medicações antivirais, suplementação de lisina e produtos de uso tópico para diminuir o incômodo provocado pelas lesões. A lisina, inclusive, pode ser utilizada durante as crises e ajuda a reduzir tanto os sintomas quanto o tempo de cicatrização da pele.

É preciso se cuidar sempre, já que a infecção é crônica e o vírus pode voltar a provocar sintomas. Evitar o estresse, a exposição exagerada ao sol e a baixa da imunidade, além de ter uma dieta rica em lisina, são algumas das formas de evitar que os sintomas reapareçam.

Quer saber mais sobre o tratamento do herpes? Então clique aqui.

Fontes:

Cuidados pela vida. Autoestima: Herpes não é motivo de vergonha, e você não deve deixar o lado psicológico te abalar nas eventuais manifestações da doença. Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/autoestima-herpes-tratamento. Acesso em 21 de agosto de 2018.

Cuidados pela vida. Contador de Goiás procura novo tratamento para herpes e reduz número de crises. Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/contador-de-goias-procura-novo-tratamento-para-herpes-e-reduz-numero-de-crises. Acesso em 21 de agosto de 2018.

Cuidados pela vida. É possível transmitir o herpes mesmo sem a presença de feridas? Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/transmitir-herpes-sem-feridas. Acesso em 21 de agosto de 2018.

WALSH, D. E.; GRIFFITH, R. S.; BEHFOROOZT, A. Subjective response to lysine in the therapy of herpes simplex. Journal of Antimicrobial Chemotherapy, v. 12, p. 489-496, 1983.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Anália Viana

Anália Viana

Dermatologia

CRM: CRM 52906654 / RJ

TAGS
herpes
baixa-imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é o impacto causado pelas crises de herpes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.