Quais são as possíveis complicações de uma infecção pelo herpes?

  • +A
  • -A

O herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples e causa coceira e vermelhidão antes de provocar bolhas e feridas na área dos lábios ou na região genital. O vírus é transmitido pelo contato direto com as lesões, com a secreção oral e, menos frequentemente, com objetos infectados.

A infecção causada pelo vírus, caso não seja tratada, pode levar a algumas complicações. “As complicações mais frequentes do vírus herpes simples são infecções de repetição que podem chegar a atrapalhar o cotidiano e infecções secundárias da lesão. Nesses casos, uma bactéria infecta por cima da úlcera viral, aumentando o tamanho e a dor”, explica a infectologista Keilla Freitas.

 

Herpes oferece mais risco a pacientes imunodeprimidos

 


Pacientes imunodeprimidos precisam redobrar a atenção com relação ao herpes. Segundo o infectologista Fernando Maia, o vírus pode infeccionar o cérebro, condição conhecida como encefalite, e pode causar ainda pneumonia, esofagite e colite. “O risco de complicações aumenta nas infecções repetidas, embora elas estejam relacionadas à imunodepressão. Na maioria das pessoas, essas complicações não aparecem”, afirma o especialista.

Para Keilla, a principal forma de controlar a infecção é investigar o que está provocando problemas na imunidade a ponto de levar às infecções de repetição e tratar as causas. A profissional diz que cansaço, ansiedade, estresse, depressão e sono de má qualidade já são suficientes para o surgimento da infecção de recorrência, mas o diabetes e o vírus do HIV também devem ser investigados.

 

Lisina pode ajudar no tratamento do herpes

 


É importante realizar todas as medidas recomendadas pelo médico para o tratamento e, assim, impedir o surgimento das complicações e reduzir o número de crises. Medicamentos antivirais podem ser usados por via oral ou endovenosa. Outras medicações também podem ser indicadas para diminuir a coceira e tornar mais rápida a cicatrização das lesões. Recomenda-se ainda a suplementação ou o consumo de alimentos com lisina, como carnes, ovos e leite, já que esse aminoácido atua diretamente na replicação viral e pode reduzir e até mesmo suprimir manifestação do herpes.

 

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "Quais são as possíveis complicações de uma infecção pelo herpes?"

José.inez.silva

Eu.tenho.o.virus.herpes.genital

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José. Consultar o dermatologista é de suma importância para iniciar o tratamento adequado e combater a doença e suas crises de forma completa e eficaz. Até logo.

liza

Aproveitando o ótimo texto e o assunto destacado, tire suas dúvidas sobre infecção de pele com essa matéria: https://www.drentrega.com.br/bem-estar/dores-e-sintomas/infeccao-de-pele-saiba-os-tipos-e-como-trata-los

jose

Herpes genital é causa de esternose uretral?

Thais

Tive uma crise de herpes genital novamente, e as úlceras já tinha surgido por esse motivo dessa vez não tomei nenhum remédio, qual a complicação pode ter por não ter tomado o medicamento

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Thais. De acordo com a dermatologista Gabriela Albuquerque “O problema de abandonar o tratamento é que isso permite que o vírus crie resistência contra o medicamento que está em uso”. Sendo assim, é recomendável que você retorne ao médico e informe a ele sobre a situação, para que ele avalie, e então adote as medidas necessárias. Até breve.

Tamires

Tenho herpes genital a um tempo tive 2 partos prematuro e quase um aborto espontâneo na terceira gravidez onde tive que fazer um procedimento chamado ceclagem para segurar o bebê. Minha pergunta é se essaa complicações forma por conta do herpes e se meus filhos podem ter sido contaminados?!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Tamires. Conforme a especialista Dra. Keilla Mara de Freitas, “O risco de transmissão fetal em casos de mães com infecções prévias mas sem lesões ativas no momento da gestação é muito baixo. No entanto, durante o parto, o contato direto do bebê com uma lesão ativa na vulva e na região perianal pode transmitir o vírus”. É crucial que consulte um médico, e realize os exames necessárias, para que tenha um diagnostico e possibilite uma intervenção adequada. Abraços.

Thiago

Olá peguei herpes genital a qse 2 anos e a crise voltou não consigo colocar calça pq incomoda estou tomando o antiviral e me tratando e normal esse incômodo?, Tem alguns pontos são sangue , coloco gases para ir trabalhar , difícil e na hora de tirar as gases pq gruda …me ajudem por favor!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Thiago. É muito importante que procure o médico e informe sobre o retorno das crises, pois dessa forma ele poderá lhe passar o tratamento adequado. Estimamos melhoras!

Bruno

Ola boa tarde pessoal gostaria de saber quais são as piores consequências causadas pela doença da Herpes?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Bruno. As complicações possíveis dependendo do tipo de herpes que se contraia, se não tratada pode levar a alguns problemas de saúde, como:
Infecções de repetição que podem chegar a atrapalhar o cotidiano e infecções secundárias da lesão, erupção variceliforme (herpes espalhada pela pele), encefalite, meningite, pneumonia, segundo comentam especialistas. Contudo, o tratamento adequado ajuda a impedir que o vírus se manifeste no organismo. Além disso, interromper prematuramente o tratamento contribui para que o vírus se torne resistente à medicação – o que tem menor probabilidade de acontecer quando o paciente utiliza o medicamento pelo tempo prescrito no tratamento. Abraços.

Cristiano

Tenho herpes genital e a última manifestação me deixou sequelas as feridas cicatrizadas mais a pele ficou apertada como estivesse com anel já tem mais de vinte dias desse jeito o que usar p a pele voltar ao normal.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.