Ouvir vozes é, necessariamente, um sintoma da esquizofrenia?

  • +A
  • -A

Ouvir vozes é um sintoma que pode fazer parte de um quadro de esquizofrenia, mas não é exclusividade deste transtorno. Outros problemas, sejam perturbações mentais ou não, podem cursar com essa percepção. É importante destacar que os pacientes que ouvem vozes acreditam que aquilo de fato é real, o que se difere do pensamento intrusivo.

Outros transtornos com alucinação auditiva


“Alucinações auditivas são percepções de sons sem que haja algum estímulo externo. Uma forma comum de alucinação auditiva é ouvir vozes, familiares ou não,
percebidas como diferentes do pensamento do indivíduo. As alucinações auditivas podem estar presentes em diversos transtornos psiquiátricos, como depressão e psicose (mais caracteristicamente associada à esquizofrenia”, explica a psiquiatra Júlia Trindade.

Segundo a especialista, o conteúdo da voz é claramente identificado e possui uma conotação persecutória ou de comando. Por isso muitas vezes o indivíduo que sofre de algum transtorno mental com audição de vozes fala sozinho, dialogando com um interlocutor que apenas ele escuta. “Ouvir vozes também pode ser um sintoma de epilepsia, surdez, distúrbios do sono ou lesões cerebrais”.

Sintomas e tratamento da esquizofrenia


Os sintomas característicos da esquizofrenia envolvem diversas disfunções cognitivas, comportamentais e emocionais, mas nenhum é definitivo. O diagnóstico envolve o reconhecimento de sinais que estejam presentes por pelo menos um mês. “Além da audição de vozes, a esquizofrenia pode ser identificada pelas alucinações, delírios e discurso desorganizado”.

Todos esses sintomas podem ser controlados por meio da adesão adequada aos principais métodos de tratamento da doença. O uso de medicamentos é a base desse tratamento, com destaque para os antipsicóticos e estabilizadores de humor. Deve-se apostar também em psicoterapias (terapias comportamental, cognitiva, familiar, de grupo, dentre outras).

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Júlia Pinto Trindade

Dra. Júlia Pinto Trindade

Psiquiatria

CRM: 24363 / RS

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

38 comentários para "Ouvir vozes é, necessariamente, um sintoma da esquizofrenia?"

Carlos Alberto Bonaldi

Escuto vozes mandando eu me matar.Converso com as vozes interrogo e respondoDou risadas sozinhoConvérso comigo mesmo em voz altaTenho alguma esquizofrenia?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carlos Alberto, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Natalia

Meu irmão é esquizofrênico. Faz tratamento medicamentoso! Ultimamente vive muito isolado social, não quer sair de casa e nem ninguém visitar nós. Como posso ajudar ele?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Natalia, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar com esta dúvida, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/como-lidar-com-alguem-que-sofra-de-esquizofrenia
Abraços.

Maria das Graças Queiroz

Como posso ajudar meu sobrinho?Ele toma medicação sem saber pois ñ aceita tratamento.Essa medicação é disfarçada no suco e por isso ñ se tem um resultado 100%.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria das Graças, se ele está tomando o medicamento da forma indicada pelo médico, o esperado é que haja efeito. Se você observar que não houve melhora, é necessário que seu sobrinho retorne em consulta com o médico para uma reavaliação. Abraços.

Alan

Olá Dra ! minha esposa tem ouvido vozes a quase 3 anos e tem piorado últimamente pois antigamente era só chegar em casa que ela se queixava de algum vizinho do prédio que a xingava de falsa, que ela é medrosa e ela jura que essa pessoa existe, eu e minha filha não ouvimos nada e certamente não tem ninguém pois ate de madrugada ela acorda falando que existem pessoas falando dela, o pior é que quando vou na casa da minha ela esta cismando com a vizinha dela, se isso é uma doença parece que esta evoluindo, ela teve um trauma na infância de o pai ter abandonada a mãe dela, sei que é muito resumido as informações aqui mas tentei colocar os pontos criticos, por favor, me de alguma direção nessa situação. Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alan, é complicado diagnosticar sua esposa apenas com essas informações. É necessário que ela realize uma avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Luiz

Esses remédios não curam, só deixa as pessoas mais retardadas e inertes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luiz, é de suma importância em qualquer tratamento seguir a prescrição médica e as demais orientações do profissional, para minimizar os sintomas, trazendo melhor qualidade de vida para o paciente e para o cuidador/familiares. Até a próxima.

Maria

Minha mãe está ouvindo vozes dizendo que vai matar ela. Eu estou muito asustada. E ela fica falando sozinha.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. É muito importante que sua mãe busque uma consulta com o psiquiatra, para identificar a causa do sintomas e iniciar o tratamento mais adequado para ela. Até breve.

Federico Alves

Oi, me chamo Federico. Meu primo quando fica com raiva e acontece coisas com ele que deixa ele extremamente irritado, ele surta, fala coisas sem sentido, fala que ver coisas e ouvi vozes dizendo coisas ruins com ele, mas depois de um tempo quando ele melhora e passa toda a situação, ele não lembra de ter feito nada. Seria isso esquizofrenia? Por favor, queria muito saber sobre a respeito disso, se vocês pudessem falar se esses são alguns dos comportamentos da esquizofrenia ou não, ficaria muito grato! Obrigado, desde já.

Simone

Boa noite. Escuto vozes as 18;00 falando que estão fazendo macumba pra me matar. Vivo isolada e com medo de sair. Fala que já prepararam a arma com balas pra mim matar. E que colocaram câmeras pra me vigiar. Tomo remédios mas não adiantam.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Simone. Com uma investigação mais profunda, o psiquiatra pode identificar se os sintomas relatados é referente a algum transtorno e assim lhe fornecer um diagnóstico preciso e indicar as medidas necessárias para o tratamento. Não deixe de procurar ajuda. Torcemos por sua melhora. Abraços!

James Strauss

Minha Namorada tentou um suicidio esse ano por um motivo de stress , ( mae com Cancer e ela nao nao tinha 70.000 R$ para pagar o tratamento , irmao sendo deportado de outro pais ) Ela fez um seguro de vida e gracas a Deus de errado , no final a mae nao tinha cancer e tudo se resolvel. Me preocupa o fato que ela ultimamente tem uma mania persecutoria, e tem um “espirito” no quarto dela que fala com ela e so ela escuta. Esso esta me assustando muito , ela é venezoelana , e nao creio que tem muita noçao do que passacom ela, tampouco os amigos dela.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, James. É importante levá-la em uma consulta com o psiquiatra, pois dessa forma o especialista pode identificar se há algum transtorno que precisa ser tratado. Estimamos melhoras!

A.

Obrigado pela informação.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá! Este é o intuito do site, que as pessoas tenham acesso a informações e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Continue conosco, para acompanhar mais matérias como essa. Um grande abraço!

Tatiana

Tenho uma irmã que houve vozes e quebra tudo o que eu faco

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Tatiana. O fato de ouvir vozes é uma alucinação que pode estar relacionado à transtornos psiquiátricos. Para que você tenha uma diagnóstico adequado sobre o sua irmã, recomendamos que leve-a em uma consulta com um psiquiatra. Torcemos para que seja identificado o que ela tem o quanto antes. Abraços!

Paulo

Olá, eu tenho sofrido com essa coisa de ouvir vozes a 9 meses por aí, já tive alguns casos, como um na adolescência enforcar uma moça que eu gostava, por achar que ela tava me chingando, aí coisa de 10 anos depois , agora já adulto, voltou tudo isso. Tive uns problemas com alguns vizinhos, e sempre que eles conversam, penso, e escuto como se tivessem falando mal de mim. Sendo que muitas das vezes, eles nem em casa estão. Isso tá me deixando enfermo de tanta angústia, depressivo, nervoso, em fim não sei o que realmente é, nem como agir.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Paulo. O fato de ouvir vozes não caracteriza especificamente a esquizofrenia, pode ser algum outro distúrbio. Por isso, indicamos que procure auxilio de um médico psiquiatra. Ele irá analisar o seu caso, diagnosticá-lo e indicar qual é o tratamento adequado. Estimamos melhoras. Abraço!

Daniel Serafim

Boa noite.Gostaria de saber o que são percepções de sons sem que haja algum estímulo externo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Daniel. As percepções de sons sem que haja algum estímulo externo, são os sons que somente a pessoa que pode está com algum transtorno mental está ouvindo. Continue conosco para mais matérias como essa. Abraços!

Thays

Eu ouço vozes falando que eu sou feia…

Jaime Lube

Bom dia, minha filha tem 16 anos, faz 2 anos que está ouvindo vozes com crises cada vez mais forte de tentativa de suicídio, medicação psiquiátrica altíssima, ja´fizemos ressonância da cabeça, melhora uma semana, depois piora, a psiquiatra solicitou um exame muito caro, não temos condições momento, estou pedindo ajuda exame farmacogenético

Paulinha

A todos aconselho ir ao centro espirita?..eu passava por tdo isso os medicos passaram varios remédios e antes d tomar e ficar dependentes deles …uma amiga me levou ao espiritismo …hoje não uso remédios e descobrir q era minha mediunidade aflorando a qual aprendi a controlar….q Deus abençoe todos!

Letícia

Bom dia ,meu irmão tem epilepsia toma Gardenal 50 ja tem uns 11 anos e mesmo assim algumas vezes ele tem convulsão e agora esta reclamando de escultar vozes que diz que ele vai morrer ,antes do escultava vozes quando estava dando a convulsão ,mais agora ele diz que até trabalhando esta escultando vozes ,o que posso fazer para ajuda-lo,qual especialista procurar ?

Zaza Beta

Eu penso que instalaram câmeras em minha casa e que existe uma central no vizinho me monitorando, as vezes ouço a voz do que pra mim seria o “técnico” das câmeras, me sinto perseguido nas ruas.. Tentaram me matar uma vez quando eu tinha uns 19 anos e hoje com 25 essas coisas vem acontecendo a mais ou menos 1 mês. Sempre fui muito de “amigos” mais quando um “amigo” meu fez uma casinha pra mim eu cortei relação com todo mundo eu fiquei retraído sempre evitando me apegar as pessoas acabei ficando frio e sempre distante sabe ? Não que eu tenha virado altista mais sempre mais arredi

gilson correia lima

Meu filho temf 10 anos e ta me falando que fica escutando vozes

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.