Fique de olho: Qual é o primeiro sintoma da endometriose?


  • +A
  • -A

A endometriose é uma doença feminina que cursa, principalmente, com dor, mas também apresenta outros sintomas, como irregularidade na menstruação. O quadro consiste no surgimento do tecido que reveste o interior do útero fora da cavidade uterina. As opções de tratamento visam amenizar o incômodo e impedir a progressão da doença.

 

Principais sintomas da endometriose

 

A formação desse tecido normalmente se dá em outros órgãos da região pélvica, como trompas, ovários, intestinos e bexiga, mas pode até mesmo aparecer em outras partes do corpo. “As pacientes com endometriose podem manifestar cólicas menstruais acompanhadas de fortes dores pélvicas durante esse período”, afirma o ginecologista Alexandre Brandão.

Apesar da endometriose normalmente ser diagnosticada entre os 25 e 35 anos de idade, ela pode se iniciar logo após a primeira menstruação. “Dentre os principais sintomas associados ao quadro, podem ocorrer ainda: dor durante o ato sexual, alterações do hábito intestinal e urinário e infertilidade”, informa a ginecologista Jordanna Sant’Anna.

 

Endometriose e infertilidade: Qual é a relação?

 

A endometriose está bastante relacionada com a infertilidade, já que essa consequência se manifesta em cerca de 50% dos casos da doença. O principal motivo para a infertilidade resultante da endometriose é o comprometimento das tubas uterinas pelo processo inflamatório do quadro.

É importante saber que nem todos os sintomas da endometriose se manifestam sempre, mas os principais são bastante comuns. Na maioria das vezes a mulher apresenta tanto dor quanto infertilidade (ou, pelo menos, dificuldade para engravidar), mas ela também pode desenvolver apenas uma das duas coisas.    

Dra. Jordanna Sant’Anna Diniz e Moura é ginecologista e obstetra formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). CRM-DF: 20813

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre Brandão Sé

Dr. Alexandre Brandão Sé

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 15796 / DF

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Fique de olho: Qual é o primeiro sintoma da endometriose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.