Endometriose é garantia de infertilidade? Entenda a importância de conversar com seu médico para esclarecer essas dúvidas

  • +A
  • -A

A endometriose é uma doença que atinge a camada que reveste o interior do útero, chamada de endométrio, e provoca seu crescimento para fora do órgão, podendo chegar à bexiga, aos ovários e ao intestino. Uma das maiores e mais temidas complicações do problema é a infertilidade. No entanto, ser diagnosticada com endometriose não é garantia de que você será incapaz de engravidar.


Diagnóstico precoce previne infertilidade causada por endometriose

 


Segundo a ginecologista Cláudia Navarro, a doença é mais comum em mulheres inférteis, mas não é possível dizer que ter endometriose é sinônimo de se tornar infértil. “Há muitas mulheres que têm o problema e não apresentam dificuldades para engravidar. No entanto, há estágios diferentes da doença, o que diferencia a gravidade”, afirma.

Por isso, é fundamental tirar todas as suas dúvidas na hora da consulta com seu médico de confiança. A infertilidade atinge cerca de 40% dos casos de endometriose, mas com o diagnóstico precoce e tratamento adequado,feito corretamente, é possível prevenir que o crescimento do endométrio afete a qualidade dos óvulos.

 

Dor durante relação sexual é sinal de endometriose

 


Se você ainda não recebeu o diagnóstico, fique de olho em alguns
sinais e sintomas que devem chamar sua atenção. “A paciente deve procurar ajuda caso sinta cólicas menstruais muito fortes, principalmente depois dos 20 anos. Em alguns casos, a doença pode vir acompanhada de dores durante a relação sexual ou na hora de evacuar”, alerta Cláudia. Por outro lado, há casos assintomáticos que reforçam a necessidade de se consultar regularmente com um ginecologista.

“A endometriose pode surgir com o tempo e como em toda situação de saúde, é sempre recomendável ter um estilo de vida saudável, com boa alimentação e prática de atividade física”, recomenda a profissional, que aconselha ainda o uso do anticoncepcional continuamente e não demorar para engravidar. Cada caso é diferente e seu médico pode indicar a melhor maneira de preservar sua fertilidade.

 

Dra. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos é ginecologista e obstetra, com ênfase em Reprodução Humana, graduada e especializada pela Universidade Federal de Minas Gerais. CRM-MG: 21198

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cláudia Navarro

Dra. Cláudia Navarro

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 21198 / MG

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Endometriose é garantia de infertilidade? Entenda a importância de conversar com seu médico para esclarecer essas dúvidas"

edilane Duarte

Tenho dificuldade pra engravidar, mão menstruo a 8 meses, uns tempo atrás até pensei que nn podia engravida pq nn tava mensttuando mas engravidei em novembro de 2019 mas perde com 3 meses, depois disso nn consigo engravidar de novo minha menstruação não veio ainda, aqui os médicos nn me dá um diagnóstico certo preciso de ajuda se puder me responde, queria saber qual tratamento devo fazer já fiz a transvaginal pra saber se tava com cisto mas graças a Deus não tô então não sei o que tá me impedindo.. talves seja pq nn tô menstruando??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Edilane. O diagnóstico seguro é apresentado somente pelo médico especialista. Você pode optar por ouvir uma segunda opinião médica e relatar o ocorrido, para que o mesmo possa avaliar e prescrever o tratamento ideal para o seu caso. Recomendamos essa leitura com mais informações sobre o assunto: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/endometriose/dificuldade-para-engravidar-endometriose Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.