AchèAchè
    search
    Título

    Endometriose: por que compressas quentes ajudam a diminuir a dor?

    Uncategorized

    Por

    Apesar de afetar cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a endometriose ainda é uma doença que demora a ser diagnosticada, especialmente pelo fato de que seus sintomas são encarados como algo natural. Entretanto, é importante procurar um médico para receber o diagnóstico correto e aprender a aliviar e tratar as dores, por exemplo, com o uso de compressas quentes.

    Compressas quentes relaxam os músculos e aliviam as cólicas da endometriose


    “Compressas de água morna costumam diminuir a dor causada pela endometriose por meio da vasodilatação e do relaxamento muscular que elas promovem”, afirma a ginecologista e obstetra Elisabete Pinheiro. Por outro lado, as compressas de água fria não costumam ser indicadas para tratar as cólicas causadas pela endometriose.

    De acordo com a médica, a dor pode se fazer presente em qualquer local do corpo feminino em que os focos do endométrio estiverem e que não seja a cavidade uterina. “A cada período menstrual, esse tecido que se encontra fora de seu ambiente adequado promove uma reação inflamatória, muitas vezes associada à dor”, explica a profissional.

    Anti-inflamatórios podem ser úteis no tratamento da endometriose


    As compressas quentes ou mornas, no entanto, não são a única forma de
    amenizar a dor da endometriose. “Depende muito do estágio da doença, mas o uso de anti-inflamatórios, a prática de atividade física regular e dieta balanceada, evitando alimentos inflamatórios, também são medidas importantes para o alívio das cólicas”, destaca a especialista.

    Dra. Elisabete lembra ainda que existem casos de endometriose que podem não estar associados à dor, mas que causam sintomas prejudiciais e também requerem atenção. É o caso, por exemplo, da endometriose pulmonar, que pode provocar dificuldade para respirar. O problema deverá ser tratado com medicações ou procedimentos cirúrgicos a partir da avaliação de um ginecologista.

    Dados da Febrasgo: https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/126-endometriose-e-fiv

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes