Vitamina do sol: quanto maior a exposição solar, mais vitamina D é produzida?

  • +A
  • -A

A exposição solar é fundamental para a produção de vitamina D no organismo e, por isso, ela é conhecida como vitamina do sol. Buscar essa vitamina apenas por meio da alimentação não é o suficiente para ter a quantidade diária necessária para as funções do corpo. Por mais que a vitamina D aumente quanto maior for o contato com o sol, em determinado momento a produção para.

De acordo com a nutricionista Adriana Ávila, existe um limite para a geração de vitamina D pela exposição solar. “A produção de vitamina D proveniente do sol é regulada pelo nosso corpo e quem controla esse limite é a pele. A produção cessa quando atingimos a quantidade necessária”, explica.

Corpo precisa de 15 a 20 minutos ao dia de exposição solar para produzir vitamina D


Como a própria pele cessa a produção de vitamina D proveniente dos raios solares,
a possibilidade de um excesso dessa vitamina pela exposição demasiada ao sol não seria um problema. “O que ocorre é que a exposição demasiada ao sol traz riscos de queimaduras, insolação, desidratação e de câncer de pele”.

Não é preciso muito tempo recebendo a luz solar para obter, diariamente, a quantidade de vitamina D necessária. “Em geral, de 15 a 20 minutos ao dia é o suficiente”, afirma Adriana. 

Pessoas de pele mais escura precisam se expor mais ao sol


É importante saber que pessoas com a pele mais escura precisam tomar mais sol em relação aos indivíduos com pele mais clara, pois
a pigmentação mais escura dificulta a produção da vitamina do sol. Se em alguns casos a quantia atingida não for suficiente, a suplementação do nutriente pode ser recomendada por um médico.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Adriana Ávila

Adriana Ávila

Nutrição

CRM: 2816 / SP

TAGS
ossos
osteoporose
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Vitamina do sol: quanto maior a exposição solar, mais vitamina D é produzida?"

Lucivania

Legal o lembrete que excesso de sol é prejudicial, podendo levar inclusive ao câncer de pele.Interessante a informação que pele escura precisa de mais tempo ao sol, quando o objetivo for produzir vitamina D.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lucivania, ficamos muito felizes que você tenha gostado da matéria. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Fátima Eliana e

Se eu faço uso da suplementação de vitamina D, eu preciso ter contato diário com o sol?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fátima, a ação dos raios solares na pele ativa a vitamina D, mas para quem tem restrição à exposição solar ou tem dificuldade de atingir a quantidade de vitamina D, o médico pode indicar uma suplementação. Abraços.

Luísa Souza

Minha filha tem carência de vitamina D,toma suplemento,agora toma sol apesar de não gostar.Acho importante estar sempre bem informada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luísa, concordamos com você, por isso nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Alexandre

Eu estava com deficiência de vitamina D, que na verdade não é vitamina, mas hormônio, e fui me tratar com um desses “médicos naturalista” que me passou uma dose excessiva de suplemento de vitamina D, mas os seus efeitos colaterais foram desastrosos para a minha saúde. Suspendi os suplementos e passei a tomar sol, apesar da Cidade de São Paulo não ser uma cidade ensolarada o ano todo com as cidades do Nordeste, Hoje eu estou no nível, os seja 20, mas tomo sol, quase todo dia, ficando em torno de 40 a 60 minutos exposto ao banho solar, isso é bom ou ruim para adquirir a vitamina D?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Alexandre. Segundo a nutricionista Adriana Ávila, o nosso corpo consegue regular a quantidade de vitamina D gerada através do banho de sol, ela informa que de 15 a 20 minutos diários são suficientes, mais do que isso pode gerar malefícios à saúde como queimaduras, insolação, desidratação e câncer de pele. Porém pessoas de pele mais escura precisam ficar um pouco mais no sol, porque a pigmentação dificulta a produção da vitamina D. Lembre-se também que é mais indicado o sol da manhã ou fim de tarde. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.