Por que a vitamina C é importante para a síntese de colágeno?


  • +A
  • -A

O colágeno é a proteína presente em maior quantidade no corpo humano. Além de dar firmeza à pele, a substância também é responsável por compor e fortalecer as cartilagens que revestem as articulações. No entanto, para que o colágeno seja produzido de forma adequada, é preciso garantir uma alimentação rica em vitamina C.

Vitamina C ajuda fibra de colágeno a ser tornar resistente


De acordo com o reumatologista João Rodrigues, a vitamina C age na formação e na estabilização do colágeno: “Ela permite que as
fibras do colágeno adquiram estabilidade e resistência, características essenciais que devem apresentar, principalmente nas articulações, nos tendões e ligamentos, onde essa proteína se encontra em maior quantidade”.

A atuação da vitamina C na síntese de colágeno ajuda, por exemplo, a evitar o desenvolvimento da osteoartrite. A doença reumática é marcada pelo desgaste da cartilagem articular, o que provoca dor, e limitação dos movimentos do corpo. É importante especialmente para atletas de esportes que causam impacto nas articulações, como vôlei, basquete e corridas.

Alimentação rica em vitamina C evita dores nas articulações


Uma alimentação pobre em vitamina C e, consequentemente, a
falta de colágeno atrapalham a saúde do sistema musculoesquelético e facilita o surgimento de outros problemas nas articulações. “As articulações podem perder resistência e flexibilidade, podendo surgir dores articulares, chamadas de artralgia, ou até mesmo inchaço em decorrência de uma deficiência dessa vitamina”, explica o médico.

Para evitar que isso aconteça, é importante procurar um especialista para adequar o consumo de vitamina C às necessidades do corpo. O nutriente é encontrado principalmente em frutas e outros vegetais, como caju, limão, manga, laranja, kiwi, acerola, tomate, espinafre, rúcula, repolho, agrião e brócolis.

Dr. João Rodrigues é reumatologista, formado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e com residência na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). CRM-PE: 21008

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
dores-no-corpo
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Por que a vitamina C é importante para a síntese de colágeno?"

Irene

Otimas informaçoes!!!Muito esclarecedoras e importantes

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Irene, ficamos felizes que tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Luís Fernando

Muito legal estes boletins do Cuidado Pela Vida. Mensagens práticas, didáticas e instrutivas. Parabéns! Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luís, ficamos felizes que você esteja gostando! Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.