Quais são as principais causas para o desgaste e dor nas articulações?


  • +A
  • -A

As articulações são partes importantes do esqueleto humano. Essas estruturas são responsáveis por fazer a conexão entre os ossos e permitem que o corpo realize movimentos com precisão, como andar, correr e levantar os braços. Com o passar dos anos, as articulações começam a se desgastar e precisam ser protegidas para que a qualidade de vida e a capacidade de se locomover sem sentir dores sejam mantidas.

Exercícios físicos podem desgastar as articulações

 

Segundo o ortopedista Mauricio Raffaelli, a principal causa para o desgaste é o uso das articulações de modo excessivo e acima de sua capacidade, que tende diminuir com o avanço da idade. “As atividades físicas que sobrecarregam as articulações, sequelas de fraturas, infecções e doenças reumatológicas também podem causar esse desgaste”, complementa o médico. Esportistas, por exemplo, precisam de acompanhamento para evitar esse problema.

É importante adotar medidas de prevenção para evitar que o desgaste provoque o surgimento da osteoartrite, também chamada de artrose e de osteoartrose. A doença é caracterizada pela degeneração da cartilagem que protege a articulação e, apesar de dificilmente apresentar sintomas, pode provocar dores nas mãos, nos joelhos, na coluna e na região do fêmur.

Saiba como se prevenir contra o desgaste articular

 

“A principal medida é proteger as articulações de grandes sobrecargas. O uso de medicações que protejam as cartilagens, se usados de maneira preventiva, também podem proteger as articulações”, explica o especialista. No entanto, Mauricio alerta que algumas pessoas sofrerão esse desgaste por causa de fragilidades articulares genéticas, mesmo com todos os cuidados.

Quando o desgaste já está presente, os sintomas surgem de acordo com a gravidade do problema. “Utilização de tutores, como muletas e bengalas, uso de analgésicos, realização de infiltrações com condroprotetores, uso de medicações via oral de condroprotetores e fisioterapia são métodos que visam aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente”, destaca Raffaelli.

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

TAGS
dor-nas-costas
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

35 comentários para "Quais são as principais causas para o desgaste e dor nas articulações?"

Neide. Dá. Silva

Gostaria de saber se uma pessoa que já tem artrose e já tem uma cirurgia de juelho. Pj D e o esquerdo já está comprometido guadril também devo fazer caminhada obrigada

Jorge Borba.

Graças a Deus to com 62 anos trabalho na descarga de açucar 50 kg. Corro 10 – 15 km Nunca senti dores articulares . Sinto sim aquelas doreszinha normais que todos sentem apos as atividades.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jorge, você é um bom exemplo de como a prática de exercícios regulares prolonga a nossa qualidade de vida. Parabéns! Abraços

Dioneia

Temho problema de menisco, está fora do lugar.Qual a solução?

Maria Madalena Da Silva Medeiros

Olá!ja tenho problemas tais como;uma perna curta preciso usar compensação,quando faço esforço físico sinto muitas dores lombar É agora à alguns dias me pareceu uma dor no cotovelo esquerdo ao pegar e ter que suspender qual quer objeto as vezes não consigo elevar é como se faltasse forças no braço.desde já agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lena, no seu caso eu recomendo que procure um médico ortopedista para que ele faça uma avaliação mais detalha para o seu caso. Abraços

LUCIANA FERNANDES

Bom dia, Dr. Maurício Paiva Rafaffaeli,Quais os exercícios, que posso realizar na Cademia. Pois, fiz uma Cirurgia de Joelho e ligamento Cruzado. Como é um especialista esportista. Me indique o que tem de melhor para os Atletas.Atenciosamente,Luciana Fernandes.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luciana, nesse período pós-cirúrgico você precisa manter repouso e, antes de iniciar as atividades físicas, recomendo que você procure um fisioterapeuta para ajudar na recuperação e fortalecimento muscular.
Abraços

Ednea Orofino Felipe De Carvalho

Sinto muitas dores tenho Fibromialgia e não posso fazer exercícios e artrose nos dois joelhos no esquerdo mas acentuado.

Francis

Boa noite!Tenho 49 anos e há 10 anos tenho artrose na coluna,quais os é exercios que eu posso fazer?Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Francis, a prática de exercícios para quem sofre com artrose deve ser acompanhada por um profissional da área. Abraços

Maria Helena Godoy Mendes

Bom dia!Tenho Artrose nos dois joelhos e gostaria de saber se existe algum lugar que faz experiências com células tronco (tipo teste)

Eliane Camilo

Dr. Meu neto tem dois anos e meio está mancando e o médico disse que é desgaste ósseo, que ele nasceu assim, queria saber se é isso mesmo ou se é falta de vitamina da mãe na gravidez?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliane, é complicado diagnosticar o seu neto apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e indicar a conduta adequada. Abraços.

Celia baione

Tenho 56 anos sempre fiz.exercicios físico mais Ágora estou com muitas dores nas juntas dor queimada qual o nome dessa.doenca

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Celia, somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Izabel Cirino De Souza

Dr.estou com disgaste nos dois quadris com oesteoporose sito muita dor nas virilhas ando com dificuldade ja tivi cirurgia marcada mas tenho medo tem algum remedioque possa tomar para aliviar a dor tenho 71anos obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Izabel, é muito difícil recomendar algum outro tratamento se o médico já indicou cirurgia. Você pode procurar uma segunda opinião de outro especialista, mas geralmente os médicos têm razão na indicação do tratamento. Abraços.

Vera tenho 54 anos

Tenho artrose nos dois joelhos no quadril coluna e.nos ombros o que devo fazer p viver melhor tenho muitas dores e incapacidades.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vera, verifique com o médico que te acompanha, qual o tratamento ideal para minimizar as dores. Melhoras.

Cecilia

Olá, são muitas dores joelhos, mãos, pés… Mais a mais tensa é nas costas e até mesmo na parte da costas que vem para a costela… Há muito anos atrás ainda jovem fui diagnosticada com osteoporose que disse o médico ainda no começo…

Dallana Karina da silva

Olá tenho 37 anos e dois filhos e já sou operada e hoje descubro que tenho desgaste ósseo na coluna só que tenho muitas dores na coluna e no cotovelo e agora na minha perna esquerda na região do quadril e muita dormência nas mãos e braço daí gostaria de saber o que poderia comer ou tomar pra melhorar isso

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dallana, o médico que realizou o diagnóstico irá prescrever o tratamento adequado para o seu caso. Abraços.

Amileide soares da silva

Eu descobri que tenho desgaste no ossos na perna

Kelly Cristina

Boa noite! Estava tomando grande quantidade de leite e iogurte num período e nao tinha dores no fêmur estou sem tomar a 30 dias e comecei fazer caminhada começou a doer tem alguma coisa haver? Tenho artrose nos dois joelhos e no fêmur. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Kelly, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Henis

Tenho tendinite cronica nos dois tendoes de aquiles sinto muito dor antiflamatorio nao faz efeito qual a solucao

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Henis, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Reginaa Rodrigues Carneiro

Estou com um grau segundo meu ortopedista não muito alto ele mandou fazer 10 sessões de fisioterapia. O que mais posso fazer tenho medo.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Regina, seguir a orientação médica é sempre importante, se ainda tiver dúvidas consulte o fisioterapeuta. Melhoras em seu tratamento. Abraços.

Aparecida Santana

Teve um médico me receitou artrolive e estou tomando, porém fui em outro ele me disse q meu grau de artrose e grave e que este medicamentos não ajuda em nada.Gostaria de saber sua opinião

Francelina Reis

Bom dia,tenho 58 anos e dores insurportáveis no ombro , mão e pé esquerdos ,cutuvelo direito , nos dois joelhos e coluna não aguento mais sentir tanta dores há cinco anos atrás foi diagnosticada com degeneração na coluna tem haver tantas dores?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Francelina, converse com seu ortopedista, após os exames será possível verificar o tratamento correto para você. Desejamos melhoras.

Tiago Costa

Olá sofri um acidente de trabalho recentemente partir as cartilagem e também o quinto metacarpo sinto dores ao pegar em pesos e também barulho nas cartilagem ao mexer na palma da mãoEu gostaria de saber se tenho riscos de ficar com incapacidade permanente obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tiago, as articulações desempenham papel primordial na movimentação de nossas articulações. Os diversos métodos de tratamento citado na matéria podem ser de grande ajuda para seu caso, lembrando sempre de consultar um médico previamente, para que o tratamento mais adequado seja prescrito.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.