Praticar esportes sem orientação médica pode causar osteoartrite?


  • +A
  • -A
Imagem do post Praticar esportes sem orientação médica pode causar osteoartrite?

A prática de esportes é indicada pelos médicos como uma medida essencial para ter um corpo saudável. Afinal, o sedentarismo facilita o desenvolvimento de uma série de doenças. No entanto, antes de iniciar uma atividade física, é necessário se consultar com um médico para avaliar as melhores opções, já que em pacientes com risco, praticar um exercício sem orientação pode causar osteoartrite.

Atividades de impacto contribuem para o desgaste da articulação


“A prática inadequada de esportes pode predispor o aparecimento da osteoartrite, principalmente quando ocorrem impactos ou sobrecargas sobre as articulações. É sempre importante fazer uma avaliação física completa e praticar exercícios sob a orientação de um profissional”, afirma a reumatologista Fernanda Calil.

É importante verificar com um médico quais esportes são indicados, caso a caso. Vôlei e basquete, por exemplo, demandam que o atleta corra e salte, gerando grande impacto nas articulações. O futebol, por apresentar grande risco de lesões articulares, também pode ser desaconselhado, dependendo das condições do paciente.

Musculação ajuda na prevenção e no tratamento da osteoartrite


Por outro lado, a musculação costuma ser recomendada pelos médicos, desde que monitorada de perto por um profissional, que deverá
controlar a intensidade e a frequência. Os exercícios de musculação fortalecem a musculatura do corpo e protegem as articulações de impactos do dia a dia, reduzindo as chances de desenvolver a osteoartrite.

No entanto, mesmo os pacientes que já receberam o diagnóstico da doença devem praticar esportes. “A prática de esportes é muito saudável e deve ser encorajada. Ajuda no tratamento da osteoartrite, pois há um fortalecimento da musculatura. É preciso tomar algumas precauções para que não haja muita sobrecarga nas articulações afetadas e para que não piore os sintomas”, lembra Fernanda.

Dra. Fernanda Calil é reumatologista, graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atende em Belo Horizonte e Betim. CRM-MG: 47505

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Praticar esportes sem orientação médica pode causar osteoartrite?"

Cleonice Lerche

Realmente. Existem várias academias porém, bem poucas possuem pessoal qualificado para as pessoas que necessitam de tratamento adequado.

Mario jose

Muito bom ! Malho faz 15 anos e tenho 48 anos, já estou acostumado a pegar carga pesada. Pergunto, devo diminuir os pesos devido a minha idade ou continuo sem alterar mais o pese , embora, não sinto dor nenhuma no meu corpo pós o treino ? Agradeço muito pela resposta ..BOM DIA !

Cuidados Pela Vida

Oi Mario Jose, é importante respeitar suas limitações e seguir todas as orientações do médico e do profissional educador físico. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.