Osteoporose: O dano causado aos ossos é irreversível?

  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que deixa os ossos fracos, porosos e suscetíveis a fraturas. Trata-se de uma condição metabólica em que a formação de novas células ósseas diminui ou se torna menor que a destruição dessas mesmas células, interrompendo, dessa forma, o ciclo de renovação do tecido ósseo, que aos poucos vai se desgastando. Será que esse dano causado aos ossos é irreversível? Descubra!

Tratamento para osteoporose pode reverter danos provocados aos ossos


Segundo a reumatologista Ingrid Koehlert, o tratamento para a osteoporose pode impedir o avanço do processo de degradação dos ossos e até mesmo reverter os desgastes causados pela doença. “
Os tratamentos usados na osteoporose agem na causa do problema, ajudando a agregar cálcio e vitamina D na matriz óssea, fazendo com que ela fique mais forte, podendo reverter os danos”, explica a médica.

A osteoporose está principalmente relacionada ao envelhecimento do corpo, à hereditariedade e, entre as mulheres, à queda dos níveis de estrogênio após a menopausa. No entanto, outros fatores de risco também podem influenciar e favorecer o surgimento da doença. A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) recomenda que pacientes com osteoporose evitem o sedentarismo, o consumo de álcool e de cigarros e avaliem o uso de medicamentos de longa duração que predispõem à osteoporose, como os corticoides.

Evitar fatores de risco diminui a chance de fraturas e danos aos ossos


Dra. Ingrid cita também algumas outras medidas: “É indicado praticar atividade física regular, manter uma dieta rica em cálcio e vitamina D, suplementando caso seja necessário, e usar medicamentos que contribuem para o fortalecimento ósseo, sempre com orientação médica”.

As quedas são a principal causa de danos e fraturas dos ossos. No entanto, em pacientes com uma grande perda da densidade óssea, até pequenos traumas causados no cotidiano podem quebrar um osso. Por isso, é indispensável tornar a casa um lugar mais seguro para uma pessoa com osteoporose. Isso pode ser feito colocando apoios de mão e pisos antiderrapantes no banheiro, tendo uma boa iluminação na casa, instalando suporte em grandes corredores e retirando tapetes e objetos que possam obstruir o caminho.


Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR):
https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoporose/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ingrid Koehlert 

Dra. Ingrid Koehlert 

Reumatologia

CRM: 9235 / ES

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Osteoporose: O dano causado aos ossos é irreversível?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.