Osteoartrite: O desgaste pode atingir as articulações do pescoço? Como se prevenir?


  • +A
  • -A
Imagem do post Osteoartrite: O desgaste pode atingir as articulações do pescoço? Como se prevenir?

A osteoartrite é uma das consequências do envelhecimento do corpo humano. Trata-se de uma doença crônica que desgasta progressivamente a cartilagem que protege as articulações e pode gerar deformações ósseas, dependendo da gravidade do quadro, causadas pelo atrito entre os ossos. Os joelhos, as mãos e os quadris são frequentemente afetados, assim como a coluna e o pescoço.

 

Osteoartrite no pescoço causa dor e torcicolo

 


De acordo com o ortopedista e traumatologista Guilherme Falótico, a osteoartrite pode atingir as articulações de uma parte da coluna vertebral chamada de região cervical. Esta divisão é localizada na parte superior da coluna e é bastante flexível, permitindo a movimentação do pescoço e da cabeça.

As consequências da osteoartrite para esta região do corpo podem gerar dor e desconforto. “Pode levar à ocorrência de dor no pescoço e dor irradiada para os membros superiores se houver compressão das raízes nervosas cervicais”, diz o profissional. O paciente também pode apresentar torcicolos, formigamentos e diminuição da força.

 

Manter uma postura correta ajuda na prevenção

 


Para evitar o desenvolvimento da doença, é necessário procurar um médico para avaliar especificamente as principais formas de se prevenir. “A prevenção é baseada no
controle da postura em casa e no trabalho, bem como em exercícios de estabilização da coluna vertebral”, explica Falótico. Perda de peso e atividades como a musculação também podem ajudar.

Já o tratamento tem como objetivo manter as articulações da coluna cervical funcionando com segurança, garantindo a amplitude dos movimentos e reduzindo os sintomas. A maior parte dos quadros é tratada com medicações, terapias e exercícios físicos. No entanto, casos mais graves poderão passar por cirurgias, de acordo a recomendação de um especialista.

 

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). CRM-SP: 128925

 

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "Osteoartrite: O desgaste pode atingir as articulações do pescoço? Como se prevenir?"

Vania

Gostaria de saber o que fazer para aliviar a dor da artrite, pois já usei varias formulas de remédios, chás e cada vez a dor está pior, não tenho forças nas minhas pernas, tenho 50 anos e sofro muito.

Cuidados Pela Vida

Oi Vania, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência e realizar uma consulta. Melhoras.

Fátima Aparecida Magalhães Costs

Gostei muito da matéria. Acrescenta sempre mais um conhecimento sobre a doença que nos orienta como proceder. Agradeço pela orientação.

Robson de oliveira

Gostei muito da matéria acrescenta mais um conhecimento bom dia

Cuidados Pela Vida

Bom dia Robson, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

CARMEN MARQUES

Boa tarde!Obrigada doutor pela matéria é importante nos orientarmos e o senhor é profissional .

Cuidados Pela Vida

Oi Carmen, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Acylino Queiroz

Que tal o uso de suplementos preventivo? Como Glicosamina Condroitin? Esse suplemento no q difere do CII?Obrigado

Cuidados Pela Vida

Oi Acylino, não é indicado tomar medicamento sem a devida prescrição médica. O ideal é que você realize uma consulta para que o médico possa fazer o diagnóstico e prescreva o tratamento adequado. Abraços.

undefined

Tenho fibromialgia e sinto muitas dores semelhante não encontrei um tratamento adequado

maria izabel da silva

Obrigada pelos esclarecimento , mas enquanto noa procuro um médico quais exercicios posso fazer em casa para aliviar as dores no pescoço e ombros. obrigada

Cuidados Pela Vida

Oi, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/dores-da-fibromialgia-entenda-doenca-e-saiba-como-conviver-com-ela
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Maria Izabel, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/dores-nas-articulacoes-inicio-osteoartrite
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.