Osteoartrite: O desgaste pode atingir as articulações do pescoço? Como se prevenir?


  • +A
  • -A
Imagem do post Osteoartrite: O desgaste pode atingir as articulações do pescoço? Como se prevenir?

A osteoartrite é uma das consequências do envelhecimento do corpo humano. Trata-se de uma doença crônica que desgasta progressivamente a cartilagem que protege as articulações e pode gerar deformações ósseas, dependendo da gravidade do quadro, causadas pelo atrito entre os ossos. Os joelhos, as mãos e os quadris são frequentemente afetados, assim como a coluna e o pescoço.

 

Osteoartrite no pescoço causa dor e torcicolo

 


De acordo com o ortopedista e traumatologista Guilherme Falótico, a osteoartrite pode atingir as articulações de uma parte da coluna vertebral chamada de região cervical. Esta divisão é localizada na parte superior da coluna e é bastante flexível, permitindo a movimentação do pescoço e da cabeça.

As consequências da osteoartrite para esta região do corpo podem gerar dor e desconforto. “Pode levar à ocorrência de dor no pescoço e dor irradiada para os membros superiores se houver compressão das raízes nervosas cervicais”, diz o profissional. O paciente também pode apresentar torcicolos, formigamentos e diminuição da força.

 

Manter uma postura correta ajuda na prevenção

 


Para evitar o desenvolvimento da doença, é necessário procurar um médico para avaliar especificamente as principais formas de se prevenir. “A prevenção é baseada no
controle da postura em casa e no trabalho, bem como em exercícios de estabilização da coluna vertebral”, explica Falótico. Perda de peso e atividades como a musculação também podem ajudar.

Já o tratamento tem como objetivo manter as articulações da coluna cervical funcionando com segurança, garantindo a amplitude dos movimentos e reduzindo os sintomas. A maior parte dos quadros é tratada com medicações, terapias e exercícios físicos. No entanto, casos mais graves poderão passar por cirurgias, de acordo a recomendação de um especialista.

 

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). CRM-SP: 128925

 

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Osteoartrite: O desgaste pode atingir as articulações do pescoço? Como se prevenir?"

Vania

Gostaria de saber o que fazer para aliviar a dor da artrite, pois já usei varias formulas de remédios, chás e cada vez a dor está pior, não tenho forças nas minhas pernas, tenho 50 anos e sofro muito.

Cuidados Pela Vida

Oi Vania, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência e realizar uma consulta. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.