search
    Título

    Osteoartrite: o que fazer para reduzir as crises agudas de dor nas articulações?

    Uncategorized

    Por

    Com o passar dos anos, o corpo começa a envelhecer e a demonstrar sinais de que já não é o mesmo. As dores nas articulações são alguns desses sinais. São sintomas característicos da osteoartrite, doença que desgasta a cartilagem e as articulações e que é capaz de provocar alterações na estrutura óssea do corpo. Ela atinge entre 80% e 90% das pessoas com mais de 40 anos.

    É possível amenizar a dor?

    A dor é o sintoma mais comum da osteoartrite e sua intensidade varia de acordo com o paciente. Alguns deles podem sentir dores somente anos depois do surgimento da doença. No entanto, para aqueles que sofrem com crises agudas, existem algumas atitudes e medidas que podem colaborar para reduzir a dor.

    “Como medidas para diminuir as crises nas articulações, podemos salientar as de ordem geral, como controle da obesidade, diminuição de atividades de sobrecarga nas áreas atingidas e utilização de meios físicos, como crioterapia e acupuntura”, recomenda o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.

    O que pode prejudicar

    Por outro lado, atividades de impacto nas articulações e a permanência durante longos períodos em pé são capazes de piorar as dores decorrentes da osteoartrite. Elas podem ser potencializadas pelo aumento do peso corporal e por esforço repetitivo, principalmente na região dos joelhos e do quadril.

    O ortopedista cita ainda a utilização de medicamentos específicos, como parte do tratamento. De acordo com o Dr. Paulo Roberto, “o tratamento visa a redução da dor e a manutenção da função das articulações, melhorando a qualidade de vida e prevenindo ou retardando a progressão de alterações articulares”.

     

     

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes