search
    Título

    Dor na coluna: Confira algumas dicas para melhorar a postura no dia a dia e diminuir o risco de problemas

    Uncategorized

    Por

    Conseguir manter a postura correta no dia a dia é algo bem difícil para muitas pessoas. Trabalhar durante horas sentado em uma cadeira, por exemplo, com estresse e cansaço envolvidos, e não vacilar a postura é quase impossível. Mesmo assim, isso pode acarretar não só em dores à coluna, mas também em problemas sérios região, como enfraquecimento dos músculos dorsais e hérnia de disco.

     

    Atividade física e controle do peso são importantes para evitar problemas na coluna

     


    Portanto, é essencial buscar executar os mais diversos movimentos normalmente realizados no cotidiano da maneira recomendada pelos especialistas. Além disso, o ortopedista Celso Cruz destaca o
    controle do peso corporal e a prática regular de atividades físicas como medidas importantes na prevenção dos problemas osteo-articulares e, em especial, da coluna.
    “O homem moderno convive com problemas de coluna desde sempre. As curvas fisiológicas da coluna são submetidas a estresse mecânico em diversas atividades do dia a dia. Muitas vezes não nos damos conta de que agredimos a nossa coluna em atividades rotineiras, como levantar da cama, agachar para amarrar o tênis ou carregar alguma coisa”. Quando há dor ou importante limitação da mobilidade, se faz necessário uma avaliação médica especializada”.

     

    Cuidados com a coluna no dia a dia

     


    De acordo com o médico,
    os cuidados com a coluna devem se iniciar logo que o dia começa, ao se levantar da cama. “O ideal é que a pessoa mude da posição deitada para sentada lateralmente, com auxílio dos braços, e, em seguida, levante-se. Ao se vestir, recomenda-se que ela vista as meias e calce os sapatos sentada, trazendo os pés de encontro ao assento e não movimentando a coluna”.

    O ortopedista também chama atenção para o movimento de se abaixar para pegar ou carregar alguma coisa que está no chão. “Recomenda-se que a pessoa flexione os joelhos e não a coluna. Outro exemplo: ao entrar e sair do carro, é importante girar o corpo e sentar-se ou levantar-se do banco olhando para a lateral. Todas estas medidas com certeza vão ajudar a evitar que a coluna seja agredida com postura e movimentos inadequados”, conclui.

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes