A é um sintoma também chamado de otalgia que pode surgir devido a diversos problemas. “As principais causas de otalgia que encontramos na prática clínica são otites agudas, distúrbios de articulação temporomandibular e traumatismos por introdução de objetos, hastes flexíveis de algodão em boa parte das vezes”, explica o otorrinolaringologista Fernando Maia.
Compressas com água morna aliviam dor de ouvido
O tratamento deste sintoma tão incômodo deverá variar de acordo com a causa. “É possível tratar a dor de ouvido com compressas mornas na região afetada, analgésicos comuns e procurando um otorrinolaringologista o quanto antes para o diagnóstico e tratamento corretos”, recomenda o especialista.
Quando a dor de ouvido é causada por uma infecção, o médico poderá prescrever o uso de antibióticos. Parte dessas infecções são causadas pelo acúmulo de água no ouvido, que facilita a proliferação de bactérias. Mas, algumas medidas podem aliviar o sintoma, como limpar a área externa do ouvido dolorido com uma toalha limpa e dar leves tapas no lado contrário.
Mau uso de hastes flexíveis também pode causar dor de ouvido
As hastes devem ser utilizadas com muito cuidado na hora de limpar o ouvido. Caso contrário, além da dor, podem empurrar a cera para dentro e provocar lesões capazes de levar à surdez. A haste, assim como qualquer outro objeto, não deve pressionada contra a entrada do canal auditivo. O método mais seguro é utilizá-la somente por fora.
A dor de ouvido pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum entre as crianças. Isso acontece por causa do posicionamento da tuba auditiva na infância, canal que liga o nariz ao ouvido. “Esta estrutura é mais horizontalizada em crianças, o que facilita a subida de bactérias e até do leite, no caso de infecções como resfriados e gripes e de crianças com refluxo gastroesofágico”, afirma Fernando..
Foto: Shutterstock