search
    Título

    Dor nas costas: Como manter a postura correta no trabalho?

    Doenças dos Ossos

    Por

    Quem trabalha o dia inteiro sentado costuma reclamar de dor nas costas em função da dificuldade de manter a postura correta durante o expediente. O problema de não manter a coluna ereta é que isso resulta em dor nesta região do corpo. Quanto mais se permanece no erro, mais insistente a dor tende a ser. Para evitar esse risco, é necessário se policiar constantemente.

    Manter uma postura ruim pode causar dor de cabeça e gordura na barriga


    “Primeiramente, deve-se procurar exercer a atividade da forma mais ergonomicamente eficaz, com equipamentos, cadeira e apoios na posição mais correta possível. Procurar vigiar sempre a postura, evitando posições que além de não serem funcionais, por si só causam dor e diminuem a eficiência, também é essencial”, recomenda o ortopedista Eduardo Vieira.

    Segundo o médico, manter uma postura ruim pode causar outros males, além da dor nas costas. “Cefaleia (dor de cabeça), tensão muscular e dor nos ombros também podem ocorrer”. A má postura pode criar até mesmo uma pequena saliência na barriga, na região abaixo do umbigo, pois assim a barriga não é obrigada a contrair. Logo, ocorre a perda de tônus muscular no local.  

    Métodos para melhorar a postura e prevenir a dor nas costas


    Uma das maneiras de trabalhar a postura no intuito de melhorá-la é por meio da prática de exercícios físicos. Além de ajudarem a melhorar as condições dolorosas crônicas, eles as previnem. “Exercícios laborais ou fora do local de trabalho e uma boa ergonomia são essenciais, mas também deve-se respeitar os momentos de descanso”.

    Quando as costas já estão doloridas, o recomendado para aliviar o incômodo é usar medicamentos analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios, principalmente na fase aguda. “Atividades como massagens, pilates, reeducação postural e outros podem contribuir, especialmente, quando há um componente muscular, que chamamos de dor miofascial”.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes