Qual é a relação dos nódulos de Heberden e Bouchard com a artrose?


  • +A
  • -A

A artrose é uma doença crônica que destrói as cartilagens responsáveis pela proteção das articulações. Também chamada de osteoartrite, o problema é mais comum em idosos e costuma afetar as mãos, os joelhos, os quadris e a coluna. Nas mãos, a artrose pode provocar o surgimento de dois sintomas chamados de nódulos Heberden e Bouchard.

 

Artrose pode gerar nódulos nas mãos

 


“Heberden são nódulos das falanges distais causados pela artrose e são mais comuns que Bouchard, que são nódulos das falanges proximais e podem estar relacionados à artrite reumatoide”, afirma o ortopedista Paulo Marcel Yoshii. De acordo com o médico, a diferença entre eles é a articulação acometida: os nódulos de Heberden se desenvolvem com maior frequência nas pontas dos dedos, enquanto os nódulos de Bouchard acometem as dobras dos dedos.

Na grande maioria das vezes, o aparecimento desses nódulos provoca pouca ou quase nenhuma dor. No entanto, há exceções: quando o sintoma está presente, tende a evoluir conforme o grau de gravidade e tamanho dos nódulos. “Em casos mais avançados, a dor pode causar a limitações dos movimentos do local atingido, prejudicando diretamente a independência e a qualidade de vida do paciente”, diz o especialista.

 

Crescimento dos nódulos deve ser controlado com fisioterapia e medicação

 


Segundo Yoshii, não existe uma maneira de retirar nem de eliminar os nódulos naturalmente, já que eles surgem gradualmente em decorrência do desgaste da articulação. O tratamento mais adequado consiste em impedir seu crescimento e a deformação dos dedos, com a indicação de sessões de fisioterapia e do controle das dores com medicamentos específicos.

Além do tratamento para os nódulos, é importante também seguir à risca as intervenções indicadas pelo profissional para reduzir os danos causados pela artrose nas articulações. Entre elas estão o uso de medicamentos condroprotetores, órteses imobilizadoras, aplicação de ácido hialurônico e outras medidas que ajudam todo o corpo, como controlar o peso, evitar esforços repetitivos e tratar distúrbios hormonais.

 

Dr. Paulo Marcel Yoshii é ortopedista, traumatologista e especialista em Cirurgia da Mão e atua em Londrina (PR). CRM-PR: 18504

 

Foto: Shutterstock

TAGS
artrite
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Qual é a relação dos nódulos de Heberden e Bouchard com a artrose?"

Gentil da silva Barbosa

Grato muito boa …

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gentil, ficamos felizes que você tenha apreciado a matéria. Abraços.

Raquel

Olá. Gostaria de saber se pode aparecer esses nódulos em somente um dos dedos da mão devido à esforços repetitivos, pois sou dentista e percebi no meu dedo indicador da mão direita. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Raquel, Heberden são nódulos das falanges distais causados pela artrose,Bouchard são nódulos das falanges proximais e podem estar relacionados à artrite reumatoide. O ideal é realizar uma consulta com o especialista para que ele possa realizar o diagnóstico correto e indique um tratamento caso seja necessário. Abraços.

Maria Inês

Gostaria de saber se pode realizar cirurgia nas mãos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Inês, o ideal é realizar uma consulta com o especialista para que ele possa indicar o tratamento necessário para o seu caso. Abraços.

Juslei

Bom dia,eu tenho nódulos de heberden nas distais da falange foi demais e ficam vermelhos e inchados uns doem e incham mais .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Juslei, o ideal é realizar uma consulta com o especialista para que ele possa indicar o tratamento necessário para o seu caso. Melhoras.

Paola

Olá, nasceu um nódulo bem pequeno no meu dedo mindinho no meio procurei no google e parecia nodulo bouchard pois é no meio e o meu ta bem pequeno e não doi. Há um mês atrás descobri que tava com sifilis mas ja fiz o tratamento e agora queria saber se isso tem a ver com a sifilis ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paola, realize uma consulta para que o médico possa fazer o diagnóstico correto e te oriente. Abraços.

Adler Nissink

Olá! Só uma correção: o nome correto é condRoprotetores. Boa matéria!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adler, obrigada por sinalizar. Abraços.

Aline dos Anjos

Olá boa tarde. Tenho o nódulos de Heberden, no dedo do meio e no mindinho da mão direita, que doem muito principalmente ao mexer com água fria. Qual especialista devo procurar ortopedista ou neurologista?Muito grata.Aguardo retorno.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aline, marque uma consulta com o ortopedista. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.