Qual é o médico mais indicado para o tratamento da osteoartrite?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença que acomete os ossos e as articulações, e por isso o seu tratamento deve ser feito por profissionais especializados nessas partes do corpo. O tratamento é, geralmente, multifacetado e, por isso, não existe necessariamente um tipo de médico “mais indicado” para tratar a doença e algumas especialidades podem atuar no tratamento, como ortopedistas, clínicos gerais, geriatras e reumatologistas, ortopedistas clínicos gerais e geriatras

Reumatologista é um profissional especializado em doenças nas articulações

 

O reumatologista costuma ser o indicado para capitanear o tratamento. “O médico indicado para o tratamento clínico da osteoartrite é o reumatologista. Ele é o especialista que irá fazer o acompanhamento da doença, mas pode solicitar a interface/interconsulta de outras especialidades”, afirma a reumatologista Regina Von Kirchenheim. “Com um tratamento multidisciplinar, as especialidades conseguem uma melhor condução do caso do paciente”, acrescenta.

Como a doença afeta muitos idosos, a geriatria é uma especialidade também muito importante no tratamento e acompanhamento desses pacientes. Já os ortopedistas podem ajudar muito, por muitas vezes ser o primeiro médico que o paciente procura, fazendo o diagnóstico e tratamento e encaminhando se necessário. Clínicos gerais também podem auxiliar na detecção da doença, já que os primeiros sintomas (dor, crepitação nas articulações, inchaço local) podem levar os pacientes para o pronto socorro, sem que eles saibam exatamente qual é o problema.

 

Remédios ajudam a amenizar as dores provocadas pela osteoartrite


Além do tratamento medicamentoso, que consiste em remédios para amenizar dores e capazes de
retardar a degeneração da cartilagem, que são sintomas características do quadro, o paciente com osteoartrite deve adotar outras medidas que complementam esse tratamento, tanto na parte da alimentação quanto de atividade física.

É essencial que o paciente busque ter uma alimentação balanceada, saudável e rica em nutrientes essenciais para os ossos, como o cálcio e a vitamina D, e para a saúde da cartilagem. Quando a dieta não dá conta de prover o nível necessário desses nutrientes, é interessante buscá-los em suplementos. A prática regular de atividade física também é importante para a integridade da estrutura osteoarticular, pois fortalecer a musculatura que a protege.  

Dra. Regina Von Kirchenheim é reumatologista, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e atua em Brasília. CRM-DF: 15137

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Qual é o médico mais indicado para o tratamento da osteoartrite?"

telma

dr. Francisco Seiidi Nishi

Jeane Santos Araújo

Sou cadeirante portadora de osteoartrite desde os 12 anos,hj tenho 58 anos e tomo metotrexato 5comprimidos uma vez por semana,mas sinto muita dor ,ajude-me

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jeane, converse com seu reumatologista, ele poderá prescrever um tratamento mais adequado para seu perfil. Lembrando que outro profissionais da saúde podem ajudar no tratamento da osteoartrite, como o ortopedia, fisioterapia e especialista em educação física. Desejamos melhoras.

Nilza

Importante saber, mais diretamenter, que um reumatologista pode auxiliar nesse tratamento. Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nilza, bom saber que gostou da informação, continue conosco para mais informações como essa, veja outras matérias com esse assunto em https://cuidadospelavida.com.br/busca/osteoartrite. Até a próxima.

Jose Pedro Nunes Pires

Gostaria de receber todos os assuntos relativos osteoartrite. Obrigado.

Vera B.C.Silva

Que bom que vcs. preoculparem conosco dando orientaçóes úteis a nossa saude.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.