Qual é a duração do tratamento da osteoartrite?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença crônica, o que significa que seu tratamento pode durar muitos anos ou a vida toda. Como o abandono do tratamento significa permitir que o processo degenerativo seja acelerado, é recomendado que o paciente tenha sempre os cuidados para amenizar os sintomas e manter uma boa qualidade de vida.

Tratamento da osteoartrite é simples, mas deve ser seguido à risca


O tratamento acaba sendo para a vida toda ou até que haja necessidade de substituição de alguma articulação por uma prótese“, explica a reumatologista Regina Von Kirchenheim. Entretanto, vale ressaltar que a inclusão da prótese, por meio da artroplastia, é indicada apenas quando há um elevado grau de degeneração das articulações e todas as possibilidades de tratamento conservador estiverem esgotadas.

A ideia de ter que se tratar para sempre pode até ser assustadora, mas na verdade é algo mais simples do que parece. Tudo o que o paciente precisa fazer é seguir fielmente as recomendações médicas, que consistem, basicamente, no uso de medicamentos e adoção de hábitos de vida mais saudáveis, com foco na alimentação e prática de atividades físicas.

Alimentação saudável e exercícios físicos ajudam a diminuir uso indiscriminado de remédios


A alimentação balanceada, em primeiro lugar, atuará diretamente na perda de peso, evitando que uma carga extra atue negativamente contra os ossos e articulações. Além disso,
a presença do cálcio e da vitamina D, principalmente, servirá para garantir que os ossos se mantenham saudáveis. Caso esses nutrientes não sejam consumidos na quantidade necessária por meio da dieta, a suplementação deve ser considerada uma opção.

A atividade física no tratamento da osteoartrite possui também o intuito de perda de medidas para evitar sobrecarga nos ossos, mas também visa fortalecer os músculos para que estes deem uma maior proteção também à parte osteoarticular. “Essas medidas podem, inclusive, ajudar o paciente a reduzir o uso indiscriminado de analgésicos e anti-inflamatórios normalmente indicados para a dor”, afirma Regina.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dra. Regina Alice Fontes Von Kirchenheim

Reumatologia

CRM: 15137 / DF

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "Qual é a duração do tratamento da osteoartrite?"

Jose Geraldo

Eu sempre fui praticante de exercicios, mas suspeito que isso me levou a ter osteoartrite nos joelhos.Sempre estive um pouco acima do peso para minha altura.O exercicio pode realmente causar isso? Peteca, corrida.Poderiam me responder?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José, exercícios físicos de intensidade baixa à moderada fazem parte da prevenção da osteoartrite, como a caminhada, bicicleta e corrida leve. Já exercícios de alta intensidade devem ser estritamente controlados por um profissional de Educação Física, pois se não houver uma harmonia entre a musculatura, ossos e manutenção do peso ideal, as articulações podem ser sobrecarregadas, causando um possível quadro de osteoartrite no futuro. Abraços.

MARIA CLIA FERN AEXANDRINO

Tenho artrose há 18 anos e convivo bem com ela, desde que não interrompa o tratamento a base de condroitina e glucosamina, porém o dia que subo e desço escadas tenho mts dores no joelho E. Não tenho hábito de exercícios físicos., sou sedentária.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, estas atividades devem ser realizadas diariamente para estimular a movimentação e o fortalecimento das articulações. Evidentemente, exercícios mais intensos devem ser evitados justamente para não sobrecarregar os locais já comprometidos. Converse com seu ortopedista sobre as dores ao subir escadas. Abraços.

Olá sou Neide de MG tenho falta de cartilagem no joelho e agora está começando na bacia isso com exame comprovado, eu posso fazer aula de zumba mas das leves devido a minha idade tenho 65 anos mas acho que tô no meu peso certo 1:65 de altura e 64 kL o médico me passou artrolive

Olá sou Neide de MG tenho falta de cartilagem nos joelhos e agora está começando na bacia mais nada muito sério isso comprovado por RX estou tomando artrolive ,queria saber se posso fazer aula de zumba mas aula mais leve nada muito forçado porque tenho 65 anos aqui onde moro é difícil fazer caminhada as ruas todas são muito ingredes

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neide, converse com seu ortopedista, ele sabe o seu perfil e pode indicar quais atividades são indicadas para você. Outra informação para você é que os pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida possuem um benefício a mais, o Saudável Saber, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar dicas para seu tratamento. Parabéns pela busca na qualidade de vida. Até a próxima.

Sueli

Tenho próteses nos quadris a dezoito anos. Estou fazendo musculação para fortalecer, mas ultimamente tem doído o joelho e agora o ombro. Estou pensando em fazer natação ou hidroginasticá. Seria o correto. Tomo cartilagem e suplevento alimentar.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sueli, a natação é um esporte de baixo impacto nas articulações, esse é um dos motivos pelo qual é um esporte tão indicado por médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física. Uma avaliação prévia com um desses especialistas pode te dar um “norte” sobre qual exercício físico é o mais indicado para seu caso. Abraços!

Jonathan

Eu tenho 3 (tres) hérnia de disco, e degeneração discal existe algum suplemento ou medicamento que eu posso tomar pra manter os discos saudaveis ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jonathan, é necessário falar com o ortopedista, somente um médico pode te indicar o tratamento mais adequado para você. Até a próxima.

Natanaelle Ferreira

Olá, sou Natanaelle.Há cinco meses atrás, sofri uma fratura exposta no tornozelo, e perdi muito peso.Durante o período de recuperação tenho dificuldades para fazer exercícios, pois sinto dores.A última vez que estive no médico, ele passou ARTROGEN DUO, pois o mesmo disse que minha cartilagem foi destruída.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Natanaelle, a cartilagem é um tecido que reveste e protege as articulações de todo o corpo humano, veja também essa matéria sobre esse assunto https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/cartilagem-importante-movimentacao-corpo. Sempre indicamos a seguir a prescrição do médico. Desejamos sucesso em sua recuperação.

Tania

Olá,sou Tania e tenho 52 anos.depois de 6 meses com dores no corpo todo fui diagnosticada com Fibriomalgia. Gostaria de saber mais sobre essa doença.se posso fazer qual exercicio.a Reumatologista me passou Amitril de 10mg..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tania, a fibromialgia é uma condição neurológica crônica que causa dores fortes e espalhadas por todo o corpo. O tratamento da fibromialgia se dá, principalmente, através de exercícios físicos e medicamentos, os quais trabalham para melhorar a dor e a qualidade de vida do paciente. Exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e hidroginástica, que estimulam a liberação de endorfina, devem ser preferidos. Converse com a sua reumatologista e verifique nos seu caso, quais são os exercícios mais indicados e recomendamos seguir a prescrição médica. Parabéns Pela busca em melhoria de qualidade de vida. Abraços.

Suely Dias

Qual remédio é mais eficaz contra dores de artrose? Existe remédio para eliminar a dor? Existe algum tratamento mais indicado para quem quer evitar a cirurgia?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Suely, o tratamento das dores da artrose se baseiam no uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Controlar o peso, evitando a obesidade, manter sempre uma postura corporal correta, descansar e evitar levantamento excessivo de peso e exercícios repetitivos são hábitos recomendados para evitar a piora dos sintomas. Até a próxima!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.