As dores no joelho podem acontecer em qualquer idade?


  • +A
  • -A
Imagem do post As dores no joelho podem acontecer em qualquer idade?

Sentir dor no joelho é algo muito comum em pessoas que sofrem de osteoartrite, doença degenerativa que consiste no desgaste da cartilagem que protege a extremidade dos ossos. O quadro está mais associado a pessoas idosas, por volta dos 60 anos de idade em diante, até porque o envelhecimento é um dos principais fatores de risco envolvidos. Contudo, os sintomas podem surgir mais cedo.   

 

Controle das dores no joelho e da osteoartrite é facilidade com diagnóstico e tratamento precoces  

 

Atletas jovens, por exemplo, também podem ter osteoartrite e sentir dor nos joelhos, em função do desgaste feito com o exercício. Até mesmo crianças podem ser diagnosticadas com a doença, por conta de alguma infecção. “A dor no joelho não tem idade para aparecer. Traumas, osteoartrite, tendinites etc podem causar esse incômodo independente da faixa etária”, afirma o ortopedista Lúcio Nakada.

Independente do momento em que o problema surgir, o importante é que o diagnóstico seja feito logo no início para que o tratamento comece o quanto antes. Dessa forma, evita-se o comprometimento severo de cartilagem, articulações e ossos, já que o tempo passado não terá sido suficiente para um estrago de grandes proporções. Fica mais fácil também controlar a dor, o que garante ao paciente uma qualidade de vida melhor.

 

Como é o tratamento contra a osteoartrite?

 

O tratamento da osteoartrite depende bastante da utilização de medicação específica, voltada para reforçar a cartilagem e retardar a progressão da doença, o que contribui para a redução da dor e da limitação na mobilidade.

Além dos medicamentos, é importante adotar outras medidas que complementam o tratamento, ajudando no controle da dor e dos demais sintomas do quadro. Manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos é fundamental, especialmente porque ajuda a evitar o sobrepeso, um fator perigoso para a saúde das articulações e ossos, além de outros problemas sistêmicos no organismo.    

 

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "As dores no joelho podem acontecer em qualquer idade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.