As dores no joelho podem acontecer em qualquer idade?


  • +A
  • -A

Sentir dor no joelho é algo muito comum em pessoas que sofrem de osteoartrite, doença degenerativa que consiste no desgaste da cartilagem que protege a extremidade dos ossos. O quadro está mais associado a pessoas idosas, por volta dos 60 anos de idade em diante, até porque o envelhecimento é um dos principais fatores de risco envolvidos. Contudo, os sintomas podem surgir mais cedo.   

Controle das dores no joelho e da osteoartrite é facilidade com diagnóstico e tratamento precoces  


Atletas jovens, por exemplo, também podem
ter osteoartrite e sentir dor nos joelhos, em função do desgaste feito com o exercício. Até mesmo crianças podem ser diagnosticadas com a doença, por conta de alguma infecção. “A dor no joelho não tem idade para aparecer. Traumas, osteoartrite, tendinites, por exemplo, podem causar esse incômodo independentemente da faixa etária”, afirma o ortopedista Lúcio Nakada.

Independente do momento em que o problema surgir, o importante é que o diagnóstico seja feito logo no início para que o tratamento comece o quanto antes. Dessa forma, evita-se o comprometimento severo de cartilagem, articulações e ossos, já que o tempo passado não terá sido suficiente para um estrago de grandes proporções. Fica mais fácil também controlar a dor, o que garante ao paciente uma qualidade de vida melhor.

Como é o tratamento contra a osteoartrite?


O tratamento da osteoartrite depende bastante da utilização de medicação específica, voltada para reforçar a cartilagem e
retardar a progressão da doença, o que contribui para a redução da dor e da limitação na mobilidade.

Além dos medicamentos, é importante adotar outras medidas que complementam o tratamento, ajudando no controle da dor e dos demais sintomas do quadro. Manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos é fundamental, especialmente porque ajuda a evitar o sobrepeso, um fator perigoso para a saúde das articulações e ossos, além de outros problemas sistêmicos no organismo.    

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
atividade-fisica
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "As dores no joelho podem acontecer em qualquer idade?"

Orestes Marcondes

Olá !!Tenho vários exemplos de pessoas de nossa família que tem esse tipo de problemas, muitos com fibromialgia. Aí conheci um tratamento que está mudando nossas vidas, um excelente aparelho e muitos outros produtos que usamos diariamente, que está fazendo uma diferença enorme em nossas vidas.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Orestes. Agradecemos por compartilhar seu comentário conosco. Continue nos acompanhando para receber mais matérias e informações como essa. Até a próxima.

Darci Mesko

Tenho três pontos de artrose na cervical e hérnia de disco em estágio inicial na lombar, tem algum tratamento natural que possa ajudar além de pilates e alimentação vegetariana que já faço?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Darci. A artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma doença degenerativa crônica que afeta as cartilagens, estruturas que impedem o atrito entre os ossos, especialmente nas articulações. Não é possível afirmar que a artrose tem cura, mas, mas o tratamento adequado é capaz de amenizar os sintomas e retardar o avanço do desgaste. Consultar um reumatologista é crucial para iniciar o tratamento mais adequado e combater a doença de forma eficaz. Abraços.

Zienir

Minha filga tem 17 anos e a 4 está tendo problemas na patela,tem torções por mínimos esforço, toma artrolivi para cartilagem. Gostaria de saber o que ela pode fazer, para evitar ter luxação e para obter uma melhora significativa, já que os médicos acham que não precisa de cirurgia.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Zienir. Só é possível indicar o tratamento mais adequado diante de uma consulta presencial. É muito importante que você converse com o médico e informa-ló que o tratamento atual não está surtindo o efeito desejado. Se necessário o médico realizará alterações no tratamento e pode até indicar um tratamento alternativo. Desejamos sucesso no tratamento da sua filha. Até breve.

glauce

Olá, fui diagnosticada com condromalácia nos dois joelhos e progressivamente venho percebendo dificuldades em descer escadas, dirigir por longos períodos e dores intensas na região frontal dos joelhos.O especialista que me atendeu informou que tenho que fortalecer a musculatura e não realizar atividades com impacto.Gostaria de saber se existe alguma cirurgia para amenizar os sintomas de dor.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Glauce. Só é possível fazer a indicação de um processo cirúrgico e/ou tratamento diante de uma consulta presencial. Converse com seu médico para que ele possa orienta-lá. Até breve.

Deize

Olá Fui diagnosticada com artrose no joelho esquerdo tenho 34 anos Gostaría de saber como posso fazer para evitar os incômodos diária?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Deize. É crucial que você busque uma consulta presencial para que diante de exames seja identificado o tratamento mais adequado para você, dessa forma será possível controlar os sintomas trazendo melhor qualidade de vida. Abraços.

Luís Fernando

Prezados: tenho 72 anos, recebi diagnóstico de gonartrose bilateral grave, meu caminhar é um tormento há alguns anos, agravado pelo fato de que sou portador de tumor primário de pâncreas neuroendócrino, metastático para fígado, passo por quimioterapias regulares e estou me tornando uma criatura semovente. Já existe em nosso país locais onde se faça inserção de cartilagens animais ou humanas, a exemplo do que ocorre há muito tempo em países de 1°mundo e eu poderia ter indicação desse gênero, em meu caso? Agradeço pela possível atenção

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luís. Para ter indicação do tratamento mais adequado para você é necessário uma consulta presencial com o especialista. Após avaliação e exames ele indicará o tratamento mais eficaz. Converse com seu médico para que ele verifique a probabilidade de indicar o tratamento citado. Até logo.

Rosy

Incrível! A resposta p todas as perguntas, “é uma consulta presencial! ” Nenhuma parecer, nenhuma indicação, nenhum a exemplo, nenhuma experiência! Então este quadro, serve para conhecermos as diversas doenças e saber que não somos os únicos!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosy. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Só é possível passar orientações médicas diante de uma consulta. Continue nos acompanhando para receber mais matérias com informações e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.