A caminhada pode auxiliar no tratamento da osteoartrite nos joelhos em idosos?

  • +A
  • -A

A osteoartrite, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), é uma doença que afeta mais as mulheres, mas está presente em ambos os sexos, sendo mais comum em pessoas acima dos 60 anos de idade. A prática de exercícios físicos, sob orientação profissional, é importante para a eficácia do tratamento da osteoartrite nos joelhos e isso inclui a caminhada. 

Caminhada pode ajudar no tratamento da osteoartrite nos joelhos


“Na osteoartrite, o ideal é que nós façamos atividades aeróbicas sem impacto para a articulação e com enfoque importante no
fortalecimento muscular“, afirma a reumatologista Licia Mota. A caminhada, em alguns casos, pode impactar as articulações. Ela não é uma atividade proibida, mas existem outros exercícios mais interessantes. 

Dra. Licia explica que a indicação da caminhada deve ser feita de acordo com a força muscular do paciente e com o grau de acometimento das articulações. “A caminhada pode ser feita, desde que realizada da forma adequada, sem sobrecarga, sempre com orientação individualizada e evitando inclinações muito grandes e velocidades maiores”, diz a especialista.

Musculação e hidroginástica ajudam no tratamento


A médica cita como exemplos de outras atividades a hidroterapia, hidroginástica,
natação, musculação, pilates e bicicleta com baixa carga, que oferecem maior proteção às articulações do joelho e que aumentam a massa muscular da coxa, em especial do quadríceps, um músculo muito importante para os joelhos. 

Além da prática de exercícios físicos, outras medidas importantes para que o tratamento da osteoartrite nos joelhos seja bem-sucedido são o uso de medicamentos, como os condroprotetores, suplementação de colágeno, controle do peso corporal e auxílio de diversos tipos de profissionais, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. 


Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR):
https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Licia Mota

Dra. Licia Mota

Reumatologia

CRM: 11149 / DF

TAGS
dor-nos-joelhos
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A caminhada pode auxiliar no tratamento da osteoartrite nos joelhos em idosos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.