Saiba tudo sobre a artrose desde suas causas até os possíveis tratamentos!


  • +A
  • -A

A artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma doença degenerativa crônica que afeta as cartilagens, estruturas que impedem o atrito entre os ossos, especialmente nas articulações. A artrose não pode ser totalmente revertida, mas o tratamento adequado é capaz de amenizar os sintomas e retardar o avanço do desgaste. O quadro pode se estabelecer em pessoas de todas as idades, mas é mais comum a partir dos 50 anos, resultado do desgaste natural do corpo.

 

Causas da artrose

 


Um fator óbvio para o surgimento da artrose é o desgaste das articulações pelo envelhecimento, já que ela se manifesta mais em pessoas idosas. Contudo, existem outras causas que influenciam no estabelecimento do quadro, tais como a sobrecarga das articulações em função de algum trabalho ou atividade em que se tenha que agachar e levantar objetos pesados com frequência. O sobrepeso é outra causa importante, já que provoca um maior desgaste das articulações, especialmente das pernas e coluna.

Esportes que exigem muito de determinadas articulações e com constantes movimentos de torção também contribuem para o desenvolvimento da artrose, especialmente em atletas profissionais e amadores.

 

Principais sintomas da artrose

 


Os principais sintomas da artrose são dor articular, dificuldade em realizar movimentos, inchaço e rigidez nas articulações. É comum também que o paciente sinta queimação na região afetada e perceba rangidos durante a movimentação das áreas afetadas. Naturalmente, todos esses sinais influenciam negativamente na qualidade de vida e tendem a piorar com o passar do tempo, se a doença não for tratada.    

“Quando presente na coluna vertebral, em casos muito avançados, a artrose pode causar alterações neurológicas chamadas de radiculopatias periféricas”. Este problema consiste na destruição de nervos da coluna e pode levar à perda da força muscular e da sensibilidade. Todos esses riscos mostram que o tratamento é fundamental não apenas para amenizar os sintomas, mas também para evitar complicações ainda piores.

 

Tratando a artrose

 


O tratamento da artrose se baseia no uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para reduzir as dores, inflamação e incômodos articulares em geral, especialmente na fase aguda da doença, quando a dor é muito forte, e na prática de exercícios físicos de intensidade moderada e fisioterapia. Estas atividades devem ser realizadas diariamente para estimular a movimentação e o fortalecimento das articulações. Evidentemente, exercícios mais intensos devem ser evitados justamente para não sobrecarregar os locais já comprometidos.

Para o controle da doença, são usados os medicamentos condroprotetores, que ajudam a estabilizar o quadro e desacelerar o desgaste articular. “Estudos científicos têm demonstrado benefícios da combinação da glicosamina e condroitina na redução da dor e melhoria da mobilidade articular em pacientes que fazem uso contínuo deles”, afirma o ortopedista Paulo Roberto Dias.

 

Práticas para evitar o desenvolvimento da artrose

 


É importante ainda que o paciente adote algumas práticas rotineiras para evitar piora dos sintomas, colaborando, assim, com o tratamento. Essas mesmas práticas devem ser adotadas também por quem não tem a doença, pois ajudam a diminuir as chances de seu desenvolvimento. Controlar o peso, evitando a obesidade, manter sempre uma postura corporal correta, descansar e evitar levantamento excessivo de peso e exercícios repetitivos são hábitos recomendados.     

 

Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos é ortopedista formado pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e atua em Mogi Mirim (SP). CRM-SP: 135610

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos é ortopedista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua em Osasco e São Paulo. CRM-SP: 33269

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
dor-nas-costas
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

72 comentários para "Saiba tudo sobre a artrose desde suas causas até os possíveis tratamentos!"

Sonia

Nossa! Matéria excelente! Descobri, agora mesmo, que tenho artrose.Obrigada pelas informações!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sonia, obrigada pelo elogio. Abraços.

Fernando

Parabéns pelas explicações muito abrangentes

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fernando, ficamos felizes que você tenha apreciado a matéria. Abraços.

devani

agradeço pela informação, estou com constantes dores no ombro e braço tbm perdi a forçamuscular e sinto dormença nas mãos penso que seja artrose.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Devani, o ideal é consulta um médico para que ele confirme o diagnóstico e prescreva o tratamento caso seja necessário. Abraços.

Kátia matos de Sousa

Olá boa tarde! Sou a Kátia e tenho ernia de disco e artrose nas articulações tudo degenerativa e não tenho acompanhamento cm nenhum ortopedista,tenho 36 anos meus dedos das mãos as juntas dói muito e ficam inchados !

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Kátia, é importante que você realize uma consulta com o especialista para que possa prescrever o tratamento ideal para o seu caso. Abraços.

Gemison

Sinto dor no meu joelho direito pelos sintomas acredtito q seja artrose!!! Mas dó tenho 30 anos!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gemison, ao realizar uma avaliação com o médico especialista ele poderá realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Joana pereira

Tenho artrose na coluna cervical joelho e tenho perda de movimentos dos braços tenho muitas dor to no INSS a quase um ano será que eles me aposenta tenho 48 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Joana, você pode verificar com o médico do trabalho ou com um perito do INSS se o seu quadro pode ser indicativo para aposentadoria. Abraços.

Ana Cristina Mendes da Silva

Descobri a dois dias q estou com esta doença atravez do RX. estou desesperada de tanta dor.. Meu joelho nem dobra devido as dores..Favor se tiverem dica me ajudem pois as dores sao terriveis.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana Cristina, de acordo com o ortopedista Mateus Saito, as dores podem ser controladas com medicamentos e, principalmente, exercícios físicos e mudanças de hábitos do dia a dia, dependendo do grau de desgaste das articulações. Realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa indicar o tratamento adequado para o seu caso. Abraços.

Lucilma

No momento estou ha dez dias mancando com dores e inchaço no joelho. O médico disse que é artrose. Tenho 48 anos.

Deize

Eu fazia academia ano passado e sai no fim do ano, mas sinto que acabri com a cartilagem do meu joelho Eu vou me abaixar, andar ou qualquer movimento que elr range e estrala, e sinto muita dor na sola do pé assim que acordo. Eu to assustada pois só tenho 19 anos… o que fazer para fortalecer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Deize, realize uma consulta com o médico especialista, ele poderá avaliar os seus sintomas e indicar a conduta adequada. Abraços.

Luciana

É muita dor,quadril pulso cotovelo juntas dos dedos ombro etc…o que faço procuro que tipo de ajuda por favor,me ajude.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luciana, você pode realizar uma consulta com o reumatologista. Melhoras.

Célia

Depois de acordar várias vezes inchada,fui ao médico e os exames deu artrose. Doi muito as articulações,as mãos estão deformando,que faço para impedir isso? sapato salto posso usar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Célia, o tratamento da artrose se baseia no uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para reduzir as dores, inflamação e incômodos articulares em geral. Verifique com o médico que a diagnosticou, o tratamento indicado para o seu caso. Abraços.

catarina oliveira

olá boa noite eu tenho andado com dores ni meu joelho esquerdo e cada dia que passa doi muito mais é que depois fico com dores no joelho e na perna toda até as costas e vi que os sintomas que li são iguais aos que eu tenho mas meu medico disse que não pode ser atrose porque só tenho 32 anos que sou muito nova que não idade para ter atrose mas também não me mandou fazer exames sera que sou muito nova pra ter atroso? minha mãe também tinha e foi operada pode ser guenetico?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Catarina, o quadro de artrose pode se estabelecer em pessoas de todas as idades, mas é mais comum a partir dos 50 anos, resultado do desgaste natural do corpo. Se o seu médico disse que você não tem a doença, ele provavelmente tem razão, mas se for te fazer sentir mais tranquila, você pode procurar uma segunda opinião médica. Abraços.

ester emiliano de godoi

Minha mãe tem artrose nas pernas, e varias partes do corpo, agora ela esta sentindo muitas fraqueza nas pernas fez exames de sangue para saber se esta com anemia mais não esta, o exame deu tudo ok.Sera que essa fraqueza pode ser da artrose?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ester, somente um médico examinando mais próximo, poderá indicar o que está ocasionando os sintomas. O ideal é que sua mãe realize uma consulta com o médico ortopedista. Melhoras para ela.

HELENEUDa Ferreira dos Santos

E possível ser artrose quando todas as articulações estão inchado muito quente e dores insuportáveis cotovelo juelho coluna caucanhar punho das mãos e todos as juntas dos dedos ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Heleneuda, os principais sintomas da artrose são dor articular, dificuldade em realizar movimentos, inchaço e rigidez nas articulações. É comum também que o paciente sinta queimação na região afetada e perceba rangidos durante a movimentação das áreas afetadas. Realize uma consulta com o ortopedista para que ele possa avaliar os seus sintomas. Abraços.

luciene ricarte

qual autoria desse conteudo?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luciene, a matéria é de autoria do Programa Cuidados pela Vida, com participação dos profissionais: Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos –
ortopedista formado pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e do Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos – ortopedista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Abraços.

Deraldina rosa jonas

Sinto muita dor no joelho e nós pés meu joelho é inchado pode ser artrose

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Deraldina, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Luana Souza

Boa tarde adorei a explicação, tenho artrose no quadril, na coluna tenho muita dormência e formigamento na altura do fêmur próximo dá coxa o meu médico falou que isso é porque está comprimindo o Nervo mais doi muito só tenho 29 anos já fiz uma infiltração e ficou pior , meu quadril está inchado !!!

Elivania Rocha Pinheiro

Sinto muita dor no quadril direito mal consigo andar e pra completar sou tetraplégica uso aparelhos nas pernas e uso bengalas .como melhorar essas dores

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elivania, somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Santiago

Bom dia Dr.Apresento um quadro que segundo o reumatologista é artrose.Dores em ambos os pulsos e polegares, sem força para segurar um copo em ambas as mãos. A artrose acontece em simultâneo em ambos os pulsos e mãos?Haverá alguma sugestão de outro diagnóstico? Feitas análises bem extensivas nada acusou, exceto TGP 102

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Santiago, a artrose é uma doença degenerativa crônica que afeta as cartilagens, podendo aparecer em qualquer parte do corpo onde haja cartilagem. Se o médico que o acompanha e analisou os exames realizou um diagnóstico, o indicado é que você siga o tratamento prescrito por ele. Abraços.

Luci

Fui diagnosticada com artrose na coluna e joelho o que mais me dói é a coluna uma queimação ou dor parece que tou sendo cortada e o joelho não é sempre que dói só com remédios para dor.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luci, siga o tratamento estipulado pelo médico, caso não observe melhora nos sintomas retorne em consulta com ele para uma reavaliação. Melhoras.

Marluce

Depois que entrei na menopausa, tirei meus ovários e fui diagnosticada com fibromialgia e artrose generalizada. Faço reposição hormonal e tomo antidepressivo. Mas as dores estão aumentando principalmente nas articulações. Será que um anti-inflamatório vai diminuir minhas dores? Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marluce, neste caso o ideal é realizar uma consulta com o médico para que ele possa indicar o melhor tratamento para o alívio das dores. Melhoras.

Severino jadilson pinto

Bom dia,Tor com início de osteoporose e o madico passo um tratamento com vitamina d3 1250mg p/6 meses glucosamina1,5g condroitina1,2g sachê 1por dia p 6meses e Risedronato sódico 35mg p um ano tá certo? Eu só tenho 54 anos

joao

Queria saber se não existe um remedio mais em conta do que o Artrolive que me parece ser o único com as substancias citadas. Realmente depois que tomei esse remédio tive uma melhora absurda, porém, com o passar do tempo seu preço foi se tornando impraticavel mensalmente , mesmo com o desconto dado pelo laboratório,

Marli

Tenho artrose nas mãos, coluna e joelhos. Tomei durante muitos anos a glucosamina e condroitina, no começo deu uma melhorada nas dores, depois meu médico disse que não adiantava mais tomar e agora to tomando colágeno com UC-II.

Dina Santana

Parabéns pela matéria. Muito explicativa. Tenho artrose e tomo este medicamento mencionado, e melhorou muito, as dores diminuíram bastante e hoje faço as as atividades sem problemas

Carlos Eduardo Leardini

Tenho osteoartrose fui submetido a cirurgia pois houve rompimento de menisco, porém as cores e as dificuldades de locomoção continua. Estou tomando artrogenduo. Tem algum tratamento ou medicação mais eficiente.

Leandra

Tenho condropatia patelar e faço musculação. Se trata da mesma coisa da artrose? Eu poderia fazer musculação?

Zenaide

Tenho artrose nos joelhos e coluna, já estou em tratamento e esta matéria me deixou feliz, pois o tratamento que venho fazendo está correto. A prática do exercício dá resultado mesmo.obrigada, excelente matéria

Walquiria Yotoko

Graças a Deus estou no caminho certo e com médico certo, a medicação é esta mesma, só complemento com 03 gotinhas de óleo de sucupira de manhã e a tarde, ajuda sim a aliviar as dores. Meus dedos começaram a deformar.

Cleonice

Olá tenho broblema de ernia de disco e deu artrose na coluna sinto muita dor nas pernas o médico so passou remédio pra coluna o que faço?

Patrícia

Tenho 20 anos e já possuo artrose nos dois joelhos pois aprendi a andar errado mais conhecido como pé de Pato e sinto dores diárias fui ao ortopedista e hoje faço exercícios físicos e uso palmilhas ortopédicas, mesmo assim as dores existem, pois não posso tomar remédios anti-inflamatórios porque tenho só um rim então o jeito é suportar.

Suzana

Olá meu nome é Suzana estou com disco de ernia na coluna lombar e artrose estou em tratamento médico mas gostaria de saber qual o melhor exército físico que ajuda a melhorar as dores.

Eliza

Estou muito triste descobrir que estou com artrose depois que mim deu dores fortes que não conseguir levantar da cama fui a um hospital onde fiz exame é constatou que é Artrose. Tenho muito medo de perder os movimentos.

Maria Lindinalva do Carmo Santos

Muito boas as explicações. Nos deixou estimulados a termos um cuidado maior e melhor com nossa saúde.

Jose

Eu tenho artrose na coluna dorsal e lombar e ernia de disco sinto muita dor já fiquei sem poder andar te tanta dor eu trabalho no pesado e fui com todos os laudos e atestado do médico pra se afastar e o perito não concedeu o benefício sinto que cada dia que passa por causa do esforço tá piorando mais estou perdendo a forças das pernas

Adriana

Matéria muito interessante bem colocado estou com suspeita de estar com artrose gostei muito isso nos ajuda a procura ajuda médica muito obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adriana, ficamos felizes que tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Zildete Vieira

Estou triste, descobrir que estou com doença degenerativa. Para completar descobrir que estou com artrose. Queria entender porque sinto dor no corpo todo. Ler está materia vai me ajudar muito. Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Zildete, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Lucilene

Estou com muitas dores no lado esquerdo da cabeça, ouvido, ombro e debaixo do braço,o que pode ser e dá muita vontade de vomitar e tem vez que não aguento e vômito e fico tonta,tudo isso devez,o que pode ser? Tenho tendinite nos dois ombros e tô sem forças nos braços e meu joelho direito está com muita dor mal consigo dobrar.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucilene, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Andrea

Tenho 40 anos e sinto câimbras nos braços o tempo todo, piora muito a noite que faz com que eu não consiga dormir, mas não sinto dores nem inchaços nas articulações. Sera que é artose?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Andrea, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Cristina

Tô com Zika ou chicungunya,mqsnagoranto sentindo muita dor nas costas e pescoço,será que é artrose? Sou merendeira há 20 anos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cristina, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Eliana dos santos

Já fui diagnosticada com osteoartrose tomo as medicação que o médico me passou gostaria de saber se se dor no calcanhar faz parte dessa doença

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliana, sim, como afirma o ortopedista Lucio Nakada: “A artrose pode acometer uma ou mais articulações. As mãos, a coluna e os pés são as regiões mais afetadas”. Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Morena

Ah quatro anos atrás, minha coluna começou a travar, no ano passado comecei a sentir dores no joelho, depois começou a doer o fêmur direito, e agora minhas mãos e meus dedos doem muito, fiz todas as radiografias, mas não deu nada. O que será? Obs: as vezes parece que tem feridas no joelho e dedos da mão.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Morena, marque uma avaliação com o reumatologista. Abraços.

Luiza Martins Souza

Olá, boa tarde!!! Ótima explicação, tem um ano que descobri que minha filha de 12 anos tem artrose precoce, ela se queixa muito de dores, principalmente no frio,sofreu derrame articular e já ficou 2 meses sem conseguir andar,teve que engessar a perna dela. Enfim, a questão é, ela não é obesa, pelo contrário, é muito magra, os médicos falam que não tem o que fazer, estou há um ano aguardando na fila da fisioterapia, e nada, pelo servidor, agora recentemente o médico está suspeitando de tendinite, é aos 3 anos ela teve uma crise de prolapso da mucosa uretral; na qual judiou dela por 5 anos, até que o médico operou… Bom, me pergunto se minha filha tem algum problema genético. Pq são muitas doenças que são consideradas de pessoas mais velhas e/ou obesas… O que eu faço??? Tenho medo que ela ande sozinha na rua e tenha outro derrame… Será que ela teria direito a algum benefício? Por invalidez? Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luiza, é complicado diagnosticar sua filha apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico. Você também pode verificar com um perito do INSS se o quadro dela pode ser indicativo para aposentadoria. Abraços.

Maria neide silva

Parabéns pela matéria me alertou muito.estou fazendo exames e logo começarei o tratamento que espero dar resultados e me livrar dessas dores.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Neide, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.