Diabetes no verão: Quais são os cuidados que pacientes precisam ter no calor?


  • +A
  • -A

O verão é uma época em que todas as pessoas precisam adotar cuidados especiais para evitarem complicações de saúde, principalmente por conta do risco de desidratação. No caso das pessoas que têm diabetes, os cuidados devem ser levados ainda mais a sério, pois a temperatura e umidade altas trazem riscos aos pacientes.

“De maneira geral, todos nós precisamos manter certos cuidados no verão ou em épocas de calor. A preocupação com a hidratação e com a alimentação é ainda mais importante em pacientes diabéticos. O vestuário também deve ser observado, devendo priorizar roupas mais leves, bem como não abusar de atividade física diante de calor excessivo ou sem ingesta adequada de líquidos”, aponta a endocrinologista Mariana Guerra.

 

Boa alimentação e hidratação são fundamentais para os diabéticos no verão

 


A atenção especial com o paciente diabético, segundo a médica, se deve ao fato de que a desidratação (causada pelo excesso de suor), baixa ingestão de água, má alimentação, entre outras causas,
podem causar ou agravar uma hiperglicemia (alto nível de açúcar no sangue).. Por outro lado, o calor também pode provocar hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), pois acelera a absorção de insulina.

A especialista ressalta a importância de se observar a qualidade da alimentação, a qual deve ser leve e equilibrada, especialmente em épocas quentes. “Lembrando que as frutas e a água de coco, muito ingeridas no verão, possuem açúcar e, portanto, não é permitido excessos, sob pena de descontrole glicêmico”, alerta Mariana.

 

Tratamento de diabetes no verão segue com uso de medicamentos e hábitos saudáveis de vida

 


Com relação ao tratamento durante as épocas mais quentes do ano,
o recomendado é manter as medicações normalmente e seguir os cuidados mencionados anteriormente. “Devemos nos preocupar em ter hábitos saudáveis, com foco na manutenção da hidratação”. Praticar exercícios sem se hidratar devidamente, em locais pouco arejados, pode ser perigoso.

 

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Mariana Guerra

Dra. Mariana Guerra

Endocrinologia

CRM: 7019 / ES

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Diabetes no verão: Quais são os cuidados que pacientes precisam ter no calor?"

Marcelo

Oi moro com meu tio ele tem diabetes não lembro qual é…mais tem dias ainda mas nesse verão ele soa muito oq devo fazer numa hora dessas ele já faz o nessesario q é ingerir bastante água,e o coração dele bate muito mais rápido nese verão oq devo fazer obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcelo, como aponta a endocrinologista Mariana Guerra: “O vestuário também deve ser observado, devendo priorizar roupas mais leves, bem como não abusar de atividade física diante de calor excessivo ou sem ingesta adequada de líquidos”. Durante as épocas mais quentes do ano, o recomendado é manter as medicações normalmente e seguir os cuidados e recomendações feitas pelo médico que acompanha o paciente. Abraços.

carlos

Sou diabético usuário de insulina pq eu fico suando muito e emagreço no verão?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.