search
Título

Comer frutas em excesso pode ser prejudicial para portadores de diabetes?

Diabetes
Sintomas

19 de outubro de 2023

Nada em excesso é benéfico para saúde e comer frutas em grande quantidade não é exceção, sobretudo para diabéticos. Isso acontece porque muitas delas podem acabar “adoçando” o sangue, causando problemas para quem enfrenta a doença. A nutricionista Mariana Escanho dá algumas dicas para fazer com que as frutas não atrapalhem uma dieta saudável.

O que acontece com o excesso?

Quando consumimos frutas em grande quantidade, podemos causar um “desequilíbrio” na taxa de açúcar presente no corpo. “Frutas em excesso podem ser prejudiciais. A fruta é rica em frutose, um tipo de açúcar. Isso pode desregular a curva glicêmica, aumentando-a”, explica a nutricionista.

Exemplos de frutas com índice glicêmico baixo a moderado, ou seja, que não aumentam muito o acúcar no sangue, são tomate, maçã, laranja, pêssego, cereja e pêra. Isso não quer dizer, no entanto, que elas devem ser ingeridas em grande escala, como destacado anteriormente pela especialista.

Frutas tranquilas e favoráveis

No caso específico dos diabéticos, qualquer fruta pode ser considerada aliada na dieta, desde que consumida em moderação e misturadas com fibras. “Todas podem ser ‘amigas’, basta adicionar fibras no momento de sua ingestão. Exemplos: fruta com aveia, chia, linhaça… Isso fará com que a resposta glicêmica seja retardada”, explica a nutricionista.

Além disso, prefira comer frutas com casca e aliadas a saladas, especialmente aquelas ricas em vegetais folhosos e fibrosos.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Por que diabéticos costumam ter problemas na cicatrização de feridas?

O diabetes é uma doença que tem preocupado órgãos de saúde do mundo inteiro. Além da conhecida alteração metabólica que resulta em defeitos na ação da insulina, deixando os doentes sempre preocupados e vigilantes, há outro problema que os afeta: a dificuldade no processo de cicatrização de feridas no corpo. Por que existe uma dificuldade […]

Artigos
Pé diabético: entenda como age essa complicação associada à doença

Uma das partes do corpo mais atingidas pelas consequências do diabetes é, surpreendentemente, o pé. Quando a doença não está controlada e as taxas de açúcar no sangue estão altas, ela pode atrapalhar a circulação sanguínea e provocar problemas nos membros inferiores. É o chamado pé diabético.   O problema chega a afetar quase metade dos […]

Converse com um dos nossos atendentes