Em quanto tempo os remédios antidepressivos começam a fazer efeito?


  • +A
  • -A

A depressão, quando não tratada e acompanhada da forma correta, pode se tornar uma doença muito incapacitante. Por isso, é fundamental procurar ajuda médica ou recomendar que um amigo ou familiar busque um especialista para combater o transtorno. Geralmente, o tratamento une a psicoterapia ao uso de remédios antidepressivos e costuma obter bons resultados.

Antidepressivos geram mudanças depois de 7 ou 14 dias, no mínimo

As medicações antidepressivas atuam na regulação da serotonina, da dopamina e da noradrenalina, neurotransmissores que são encontrados em quantidades alteradas no cérebro nos casos de depressão e que estão ligados ao surgimento da doença. “Em geral, a resposta terapêutica desses medicamentos aparece após uma ou duas semanas de uso continuado da medicação, se em dose adequada”, afirma a psiquiatra Luciana Staut. Vale destacar que esse prazo, entre sete e 14 dias, pode ser maior, dependendo do antidepressivo prescrito e do quadro do paciente.

Segundo a médica, para que os remédios antidepressivos façam efeito, é necessário que haja uma preparação dos neurônios para que o aumento de neurotransmissores promovido pelo tratamento possa ser captado. É esse processo, cuja duração varia de paciente para paciente, que determinará em quanto tempo as mudanças no quadro começarão a ocorrer.

Interromper tratamento da depressão oferece risco ao paciente

Além de esperar o tempo necessário para que os medicamentos façam efeito, o paciente também precisa se atentar ao uso contínuo dos remédios. Não adianta, por exemplo, consumi-los apenas nos dias em que os sintomas estiverem mais fortes. “Os medicamentos necessitam da dosagem diária e de um período, recomendado pelo seu médico, para que tenhamos a resposta esperada. Caso o uso seja esporádico, não terá benefício”, lembra a psiquiatra.

Ao fazer o tratamento por um tempo e depois parar sem a autorização médica, o paciente corre o risco de ver todos os seus sintomas voltarem e de precisar recomeçar todo o combate à depressão. Retomado o tratamento, será necessário esperar mais 7 ou até 14 dias para obter uma nova melhora no quadro.

Dra. Luciana Cristina Gulelmo Staut é psiquiatra, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria. CRM-MT: 6734

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Em quanto tempo os remédios antidepressivos começam a fazer efeito?"

Magda

E qdo sabemos a hora de parar…quando o corpo dá sinais?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Magda. Para encerrar o tratamento medicamentoso é crucial que você converse com seu psiquiatra. Realizar o tratamento do primeiro episódio depressivo até o fim, ou seja, só interrompê-lo quando receber alta do médico, é importante para combater a doença de forma eficaz. Até logo.

AngeLina

Boa tarde Dr doutora faço uso antidepressivos.extolaplan.velaxina.continuo já tentei dois suicídio …. faço neurologia disse tenho cefaléia.pressao alta estou no auxílio doença a 6 anos será vão me aposentar??? Me responde por favor acaridamente por gentileza ….angelina

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Anelina. A depressão é uma patologia muito séria e deve ser realizado o devido acompanhamento com o psiquiatra para que seja indicado o tratamento mais adequado e eficaz, controlando os sintomas da doença e trazendo grande melhora na sua qualidade de vida. Você deve consultar os órgãos competentes para verificar a possibilidade de você se aposentar. Continue nos acompanhando para receber mais matéria sobre saúde, doenças e tratamentos. Até a próxima.

Wal

Eu faço tratamento de fibromialgia e tomo Duloxetina, porém tenho notado mais inchaços por toda parte.Nao consigo levantar sem dor.So durmo se eu tomar ele com mais 2dorflex e uma ciclobenzaprina de 10mg. Desculpa o comentário.To surtando.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Wal. Agradecemos por compartilhar seu relato. Converse com seu médico sobre os sintomas para que ele verifique a possibilidade de realizar readequações em seu tratamento, buscando dessa forma, proporcionar melhor qualidade de vida para você. Até a próxima.

GISLANE

Boa tardeDra. Tenho fibromilagia , ansiedade tomo duloxetina desde 2017 que foi receitada pela psiquiatra e hoje não tenho mais plano então estou sem acompanhamento e so tomando o remedio. Quero saber como faço para deixar de tomar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gislane. Agradecemos por compartilhar seu relato. Assim como para iniciar o tratamento medicamentoso é necessário orientação do profissional especializado, para sessar o tratamento é importante também buscar uma consulta presencial com o especialista que irá orienta-lá de forma completa. Desejamos sucesso no tratamento. Até a próxima.

Liliane

Oi sofro de depressão o médico me passou Denil e clonazepam mais me sinto mal com muitas dores no estômago. E outro médico me passou Zolpidem mais me sinto fraca o que eu devo fazer.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Liliane. Você deve conversar com seu médico e informa-lo que os medicamentos estão causando esses efeitos indesejados, a partir daí o seu médico poderá se necessário readequar o tratamento, ou até mesmo altera-lo. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.