Qual é diferença de síndrome de borderline e transtorno bipolar?


  • +A
  • -A

Fazer a diferenciação entre a síndrome de borderline e do transtorno bipolar é difícil, pois ambos apresentam uma característica bastante similar, que é a alternância de humores opostos. Ou seja, o paciente em um momento está se sentindo eufórico e no outro apresenta comportamentos depressivos. Para obter o diagnóstico preciso de um ou do outro, é necessário cuidado e atenção aos detalhes.

 

Diferenças entre síndrome de borderline e transtorno bipolar

 

“O transtorno bipolar é uma doença que envolve desregulação mais espontânea e duradoura do humor. Dura pelo menos uma ou duas semanas com humor persistentemente eufórico, irritável ou deprimido. Já na síndrome de borderline, essa desregulação do humor é mais fugaz e influenciada por eventos exteriores. O paciente experimenta eventos de vida com emoções ruins de forma muito mais intensa, mas dentro de algumas horas estão de volta à normalidade”, explica o psiquiatra Giovani Missio.

Outra diferença importante apontada pelo especialista: as alterações de humor no transtorno bipolar vêm acompanhadas de outros sinais e sintomas, como alterações no sono, no apetite, na energia, na concentração etc. Já na síndrome de borderline, o que acompanha as alterações emocionais são os comportamentos mal adaptativos.

“Esses comportamentos mal adaptativos são ferramentas psicológicas inadequadas para lidar com o estresse. Exemplo: se cortar para que a dor física ajude a afastar uma emoção ruim. Outro comportamento característico da síndrome de borderline é o ‘apego inseguro’. Nele, o paciente se apresenta dependente emocionalmente”, explica o psiquiatra.

 

Tratamento da síndrome de borderline e do transtorno bipolar

 

Assim como em outros transtornos mentais, o tratamento de ambas as condições deve ser feito com associação de psicofármacos e psicoterapia. “Os psicofármacos, especialmente os estabilizadores de humor, são imprescindíveis no tratamento do transtorno bipolar. Já a psicoterapia é imprescindível no tratamento do transtorno de borderline”, afirma Missio.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Giovani Missio

Dr. Giovani Missio

Psiquiatria

CRM: 127682 / SP

TAGS
psicologico
transtorno-bipolar

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é diferença de síndrome de borderline e transtorno bipolar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.