AchèAchè
search
Título

Transtorno bipolar: As fases precisam se alternar rapidamente ou podem ser duradouras?

Depressão

Por

19 de outubro de 2023

O transtorno bipolar consiste na alternância de humor do paciente, variando de um extremo (depressão) ao outro (mania/euforia). A duração de cada episódio antes da mudança nem sempre é a mesma, pois pode tanto ser breve, permanecendo por cerca de uma semana, por exemplo, quanto longa, chegando a alguns meses.

 

Duração das fases do transtorno bipolar

 

“O transtorno bipolar é caracterizado por períodos de euforia, depressão e humor normal que se intercalam. Para que o diagnóstico seja feito, é necessário que o paciente fique pelo menos uma semana em euforia ou duas semanas em depressão. O mais comum é que os episódios de euforia e depressão durem semanas ou até meses”, informa a psiquiatra Érika Mendonça.
Segundo a médica, caso ocorra uma alternância rápida de humor, fala-se em transtorno bipolar de ciclagem rápida, que é um subtipo específico do transtorno: “Neste subtipo, é necessário que o paciente tenha tido quatro ou mais episódios de euforia ou depressão no período de um ano”.

 

Tratamento para controlar os sintomas do transtorno bipolar

 

Para que o transtorno bipolar seja tratado corretamente, é imprescindível que o paciente procure um especialista que o diagnostique e ajude-o a engajar em um tratamento adequado para as especificidades do quadro. O uso de medicamentos é a principal medida. As medicações utilizadas são, principalmente, os antipsicóticos e os estabilizadores de humor. Sem eles, é muito difícil controlar efetivamente os sintomas do transtorno.
Além da abordagem farmacológica, a psicoterapia também é indicada para que o paciente consiga, com a ajuda do psiquiatra, entender melhor a doença e desenvolver ferramentas práticas que permitam que ele controle os fatores estressores que desencadeiam as crises.  

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Qual deve ser o primeiro passo para o tratamento da depressão?

A depressão é uma doença psiquiátrica que provoca uma série de prejuízos aos pacientes. Receber o diagnóstico precocemente e iniciar o tratamento é uma forma importante de minimizar os problemas associados à doença e de interromper a evolução dos sintomas. Para que isso aconteça, é preciso dar o primeiro passo: procurar o auxílio de um médico. […]

Artigos
Por que ainda existe muito preconceito a respeito da depressão?

Aproximadamente 322 milhões de pessoas no mundo sofrem com a depressão, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2015. Apesar da doença atingir uma grande parcela da população e de existir um número cada vez maior de campanhas alertando sobre os sintomas e a importância do tratamento, ainda há muito […]

Artigos
Luto leva jornalista a desenvolver depressão e distúrbio do sono

Ao longo da vida, muitas pessoas enfrentam períodos turbulentos, capazes de desestabilizar qualquer rotina e favorecer o surgimento de problemas de saúde. Mudança de cidade, divórcio e perda do emprego são alguns exemplos, mas para Monica A., o luto foi o fator que abalou completamente as estruturas de sua vida.   Acontecimentos impactantes podem facilitar […]

Converse com um dos nossos atendentes