O que são a serotonina e a dopamina? Qual a função delas no cérebro?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- +A
- -A
A serotonina e a dopamina são neurotransmissores que têm diversas funções no corpo, colaborando para que todo o organismo funcione adequadamente. Seu papel no cérebro é atuar na transmissão de dados entre os neurônios, levando informações de um lado para o outro.
Níveis baixos de serotonina podem gerar sintomas da depressão
“A serotonina é um dos neurotransmissores mais importantes para nosso cérebro e regula não só nosso humor, sua função mais conhecida e estudada, como também regula o ciclo do sono, apetite, desejo sexual e memória, direta ou indiretamente”, afirma a psiquiatra Cláudia Chaves. A falta de serotonina no cérebro pode causar sintomas de ansiedade e depressão, junto com a falta de balanço de outros neurotransmissores.
Por outro lado, o excesso de serotonina no cérebro ocorre apenas de forma artificial, decorrente do uso de algumas substâncias, como anfetaminas e cocaína, e do uso inadequado de medicações psiquiátricas, sem acompanhamento médico. Alguns medicamentos utilizados para o tratamento da depressão e de transtornos de ansiedade melhoram a ação do neurotransmissor e ajudam a reduzir os sintomas dessas doenças.
Já a dopamina é produzida em áreas específicas do cérebro. “Está presente no local que controla emoções, como o sistema de recompensa cerebral (quando sentimos prazer por fazer algo que gostamos, nos dá sensação de bem-estar), e em centros que controlam nossos movimentos musculares, memória e capacidade de aprendizagem, além de algum efeito sobre o nosso humor”, explica a profissional.
Excesso de dopamina está ligado à esquizofrenia
Assim como no caso da serotonina, alterações na quantidade de dopamina também podem alterar o funcionamento do cérebro. “A principal causa da esquizofrenia aceita atualmente é a teoria dopaminérica, em que há excesso de dopamina numa área cerebral, o que leva às alucinações, delírios e desorganização, além de um declínio na dopamina na via responsável pela lentificação dos pensamentos presente na doença”, diz Cláudia.
Além disso, a falta de dopamina, segundo estudos, está relacionada a dificuldades de concentração, alterações no sono, alteração de libido e de humor e ainda há a possibilidade de estar envolvida em quadros de impulsividade e agressividade. Outras pesquisas sugerem que dietas ricas em tirosina podem promover mudanças na quantidade de dopamina produzida. Entretanto, com a exceção do uso de medicações, ainda não existem formas ativas cientificamente comprovadas de mudar esses neurotransmissores.
Dra. Claudia Chaves Dallelucci é médica psiquiatra, formada em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e mestranda em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). CRM-SP: 151077
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- 10 comentários para "O que são a serotonina e a dopamina? Qual a função delas no cérebro?"
-
Lúcia F. Schroeder
Olá boa noite, Por favor, como voces médicos descobrem se há falta de dopamina no cérebro? Existe algum RX ou exame específico?Obrigada
-
Carlos Alberto Coelho Gouveia
Parabéns! por passar para as pessoas informações tão importantes sobre uma doença que afeta um número tão grande de pessoas. Um médico capacitado na minha opinião é muito mais importante do que qualquer jogador de futebol,porque o médico salva vidas e transmite informações preciosas para que as pessoas se curem e até nem adoeçam.
-
Rosilda
Olá Dra faço tratamento psiquiátrico desde 2015 já fiquei afastada pelo INSS e há algum tempo venho tentando mim manter nós serviços que arrumo porém não consigo porque não consigo tem bom convívio com as pessoas e não tenho disposição para trabalhar na verdade percebo que não consigo mais ter um convívio social e todos os meus trabalhos sou despedida por não conseguir trabalhar e atestados mim ajude o quê eu faço se eu recorre ao INSS será consigo um auxílio doença mesmo já tendo sido despedida da empresa2015
-
Bárbara
Não possuo problemas psiquiátricos mas devido a uma doença autoimune rara e grave que me causa muitas dores, meu anestesista indicou a serotonina sintética e venho percebendo uma diminuição de libido ( o que vem me incomodando bastante, pois se antes não conseguia passar um dia sem, agora passo dias e nem sinto falta) e meu esposo percebe que não tenho mais orgasmos como antes e se sente triste, o que faço pra mudar isso, pois a medicação me ajudou bastante com a doença e diminuiu as dores? Mas anda me incomodando muito, pois sou muito quente e ando fria.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Barbara, agradecemos por compartilhar seu comentário conosco. Conforme informado na matéria a serotonina é um dos neurotransmissores mais importantes para nosso cérebro e regula não só nosso humor, sua função mais conhecida e estudada, como também regula o ciclo do sono, apetite, desejo sexual e memória, direta ou indiretamente. Converse com seu médico para que seja identificado a causa dos sintomas relatados, e se necessário realizar a troca do medicamento por conta dos efeitos colaterais. Desejamos boa sorte no seu tratamento. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.