Depressão: Sair de casa e se movimentar ajuda na recuperação?

  • +A
  • -A

Por mais que o tratamento padrão da depressão se baseie em psicoterapia e uso de medicamento específico (antidepressivo), outros métodos também devem ser estimulados como complementos do processo de recuperação. Sair de casa e movimentar o corpo, por exemplo, são opções muito importantes para evitar os males do isolamento e do sedentarismo.

“Primeiramente, o paciente deve entender que está doente e que precisará fazer tudo o que for necessário e indicado para o tratamento. A resistência pode acontecer, mas precisa ser superada. Buscar atividades prazerosas (esporte, arte, lazer), ter satisfação no trabalho e cultivar bons relacionamentos são coisas fundamentais. Contar com o apoio familiar e com bons profissionais no cuidado de si também é essencial”, afirma o psiquiatra Miguel Angelo Boarati.  

Exercícios e acompanhamento de educador físico no tratamento da depressão


Em relação à prática de atividades físicas, o médico explica que deve haver prazer envolvido para que o paciente não encare aquilo somente como um tratamento. Ele destaca que os exercícios devem sempre vir acompanhados por alimentação correta e boas horas de sono, executados da maneira sem exageros.  

A presença de um educador físico poderá ser bastante útil nesse processo, já que ele saberá indicar bons exercícios equilibrados e poderá atuar também como motivador, trabalhando a vontade, o desejo e a busca do paciente pelo seu próprio bem estar. “Esse é um importante tratamento complementar na depressão e em outros transtornos mentais, visto que apresenta maior nível de evidência científica, com muitos estudos sendo publicados”.

Como médicos devem convencer pacientes a seguirem tratamento contra depressão?


Segundo o psiquiatra, para que um médico convença um paciente com depressão a realizar tais atividades importantes para o tratamento do transtorno, é preciso paciência e, principalmente, acreditar no que está falando. “O poder do convencimento está mais no exemplo do que em palavras. Não temos o poder de mudar o outro se ele não quiser, mas muitas vezes o paciente precisa apenas de um direcionamento e palavras assertivas, com base em ciência e também testadas pelo próprio médico”.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Miguel Angelo Boarati

Dr. Miguel Angelo Boarati

Psiquiatria

CRM: 85105 / SP

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "Depressão: Sair de casa e se movimentar ajuda na recuperação?"

Sandro

Oi !!! Gostei das instruções médicas ! Quero saber mais sobre essa doença. Obrigado !

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sandro, ficamos felizes que você tenha gostado. Segue o link para acesso a outras matérias sobre este assunto: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao
Abraços.

wagner lacerda

tenho uma noiva ela sofre com a depresão e tb vive reclamando muito de tuo e de todos porem naõ quer tomar remedio nem procurar ajuda como posso proceder

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Wagner, sem o auxílio de um profissional fica difícil controlar os sintomas. Tente conversar com ela, diga que você a acompanha na consulta. Ajude-a também a procurar realizar atividades prazerosas; lembrando que o poder do convencimento está mais no exemplo do que em palavras. Abraços.

Maria Aparecida

Meu marido tem depressão há anos, pouco mais de 2 anos comecei a tomar medicamento para depressão. Acho pela convivência com depressivo ou sou depressiva também. Quero muito saber sobre essa doença, e gostei Dr. das dicas não fácil para o depressivo colocar em prática.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Aparecida, segue o link para acesso a outras matérias sobre este assunto: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao
Abraços.

Eliane

Amei a matéria. ..e as sugestões sao perfeitas. ..

Antonio

Quer ficar mais deprimido? Tenta tratar sua depressão pelo SUS da vida…Mas procura uma unidade com andar térreo hein! Porque quando rirem da sua cara e vc se jogar pela janela, só quebra as pernas.

Honorina Trentin

Agradeço por todas as orientações. Concordo. Vou dar especial atenção e, enviar para outros(as). São valores a cultivar, mais do que nunca, hoje. Saudações! Honorina.

Osmar dos santos

Tenho problema língua dizem língua geografica estou agora depressão. Desanimado medo cansado que devo fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Osmar. Aconselhamos que procure um médico e relate sobre os sintomas, pois a depressão pode ser tratada através de medicamentos,terapia, mudança de hábitos, entre outros. Estimamos melhoras. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.