Dor na região dos dentes pode ser um sintoma de infarto?


  • +A
  • -A
Imagem do post Dor na região dos dentes pode ser um sintoma de infarto?

Sentir dores fortes nos dentes ou na região da mandíbula, sem uma razão aparente na boca, pode ser um sintoma de infarto. Essa associação, segundo o cirurgião-dentista Johnathan Marcondes, não é nenhuma novidade: muitos pacientes relatam dores na região e até da axila como consequência de uma dor que surge inicialmente no tórax, no ombro e no braço esquerdo.

Dor de origem cardíaca pode estimular dor nos dentes

 

“A dor pode estar relacionada diretamente com a obstrução das artérias coronárias. Essas dores reflexas podem surgir do coração e, pelo excesso de estímulos dolorosos, podem estimular fibras nervosas de outras áreas, como na região da mandíbula, inicialmente, e depois do maxilar, geralmente do lado esquerdo”, afirma o profissional, que diz ainda que essa dor pode ser confundida com uma inflamação aguda de algum dente.

É importante saber se a dor realmente é causada por um problema bucal ou se vem do coração. A melhor forma de descobrir com certeza é buscando a ajuda de um profissional. “Se o caso realmente for no coração, o ideal é que o dentista exclua logo os diagnósticos de dor de origem pulpar, como inflamações ou infecções, dores nas articulações e dores neurológicas, como nevralgias, e assim, encaminhe com rapidez o paciente para atendimento cardiológico”, explica o especialista.

Cuidar da saúde da boca ajuda a reduzir risco de infarto


Quando há dúvidas, é preciso eliminar a possibilidade da dor ser de origem dentária, já que o
infarto do miocárdio pode apresentar uma série de sintomas derivados de uma dor súbita que aumenta de intensidade progressivamente. A dor é acompanhada por uma sensação de sufocamento, que se irradia do tórax para a região do pescoço, podendo afetar também o lado interno do braço esquerdo, ambos os lados da mandíbula e até o maxilar.

Os dentistas podem ajudar na prevenção de alguns problemas no coração. “Pacientes com doenças cardíacas podem se beneficiar com a melhora dos cuidados bucais. Sabe-se que a incidência de novos eventos cardiovasculares nessa população pode ser reduzida com o uso adequado de métodos de higiene oral, como a escova e o fio dental”, alerta Marcondes.

Dr. Johnathan M. Marcondes é cirurgião-dentista formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) e proprietário da Clínica Top Dente. CRO-PA: 4456

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dor na região dos dentes pode ser um sintoma de infarto?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.