search
    Título

    Dor no braço esquerdo pode ser sinal de infarto?

    Coração
    Meu Corpo

    Por Dr. Rafael Santos Costa

    28 de novembro de 2017

    A dor no braço esquerdo é um sintoma comum de quem sofre infarto e surge a partir de uma dor forte no peito, que pode se alastrar não apenas para este local, mas também para outros, como axila, pescoço e costas. “Geralmente, no infarto agudo do miocárdio, dores no braço esquerdo ocorrem por irradiação da dor torácica. Mas isso vai depender da intensidade e duração dos sintomas”, afirma o cardiologista Rafael Santos. De acordo com dados levantados pelo Ministério da Saúde, mais de 300 mil brasileiros morrem por doenças cardiovasculares por ano, sendo o infarto responsável por 85,9 mil delas.
    Outros sintomas de infarto também podem se manifestar, como mal estar, tontura, enjoo, dificuldade de respirar, suor frio, palidez e tosse seca. O médico cita ainda indigestão ou azia, vômitos associados a desconforto torácico, fraqueza, delírio e perda da consciência.

    Dor no braço esquerdo e no pescoço: saiba como reconhecer os sintomas do infarto


    Quando se percebe esses sinais e sintomas iniciais e há conhecimento do quadro que eles apontam, fica mais fácil tratar o problema precocemente, com boas chances de recuperação. Segundo o médico,
    essa dor também pode aparecer no braço direito, embora seja de fato mais comum no esquerdo. “Mandíbula, ombros e dorso também podem ser afetados”. Vale lembrar que os sintomas podem ser diferentes para homens e mulheres.

    Contudo, se um indivíduo começa a apresentar esses sintomas iniciais sem saber que eles estão relacionados a um infarto, o risco de morte aumenta consideravelmente, já que ele irá achar que está tendo tudo menos um ataque cardíaco. Por isso o conhecimento sobre saúde geral é tão importante, pois é possível evitar situações críticas como essa.

    No entanto, o especialista explica que a dor no braço em si não é um fator forte o suficiente para indicar um ataque cardíaco. “A manifestação clássica da isquemia que leva a um ataque cardíaco é a angina (dor torácica). A angina com frequência se associa a outros sintomas como dor ou sensação de peso no braço esquerdo”, conclui Costa.

    Possíveis causas para dor no antebraço esquerdo

    Além do infarto, dores no braço esquerdo podem indicar outros problemas de saúde. É o caso do transtorno do pânico, doença mental que, além de provocar sintomas psicológicos, também causa dores físicas, afetando os braços e gerando falta de ar e dor de barriga.

    Às vezes, uma dor no antebraço esquerdo também pode significar que existem problemas no sistema musculoesquelético, como a tendinite, que costuma afetar pessoas que trabalham movimentando a área durante o expediente, como professores e pintores. Distensões musculares que podem surgir após um exercício feito na academia, também causam esse tipo de dor.

    Dados do Ministério da Saúde: http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2017/09/cerca-de-300-mil-brasileiros-morrem-de-doencas-cardiovasculares-por-ano

     

    Aproveite e fique por dentro: Qual a diferença entre as vacinas do coronavírus?

    A diferença entre as vacinas está relacionada a forma como cada uma é produzida pelo seu laboratório.

    A CoronaVac produzida pela empresa chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, utiliza uma das metodologias mais tradicionais para produzir a vacina, que é a utilização de um vírus inativado.

    A vacina de Oxford, da Astrazeneca em parceria com a Fiocruz, utiliza uma plataforma diferente, a do vetor viral, na qual um outro vírus (adenovírus de chimpanzé) é manipulado geneticamente para inserir o gene da proteína “Spike” (proteína “S”) do Sars-CoV-2.

    A vacina da Pfizer tem outro método de produção, no qual os cientistas separam uma parte do código genético viral (RNA), que uma vez injetada em nosso corpo desencadeia o estímulo para que o sistema imune  produza os mecanismos de defesa contra o vírus.

    Todas essas estratégias de vacinas são muito eficazes e nenhuma é capaz de ocasionar a manifestação da doença.

    Se você tiver dúvidas sobre a vacinação, acesse: https://cuidadospelavida.com.br/especiais/vacinas-pela-vida
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    dor no braço esquerdo
    infarto
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes