search
    Título

    Quais são as principais causas para a dor de dente?

    Uncategorized

    Por

    Muito comum entre as pessoas, a dor de dente é um sintoma que se apresenta por diferentes causas, sendo a cárie a principal. Nesse e nos demais quadros que originam o incômodo, a dor aparece quando o nervo do dente é atingido. Quando um indivíduo tem cárie, ocorre, primeiro, a desmineralização do dente, que permite que bactérias cheguem cada vez mais perto do nervo.

    Fatores de risco para o surgimento de dor de dente


    De acordo com o dentista Johnathan Marcondes, além da cárie, outras causas muito comuns da dor de dente são doenças da gengiva e traumas. “Nas doenças que acometem a gengiva ocorre, inicialmente, uma inflamação, seguida de sangramento, o que pode se desenvolver para um quadro de infecção da polpa do dente, gerando dor intensa. Batidas no dente também podem resultar em mortificação da polpa, com consequente dor”.

    O especialista aponta ainda alguns fatores que influenciam no aparecimento da dor de dente. A alimentação, por exemplo, é crucial nesse sentido, pois substâncias como o açúcar prejudicam e muito os dentes. Doces e refrigerantes se tornam vilões se consumidos em excesso. A idade também influencia, visto que crianças e jovens são mais propensas a ter cáries, assim como a escovação inadequada.

    Intensidade da dor de dente


    Com relação à intensidade da dor, ele afirma que isso depende de quanto o nervo do dente foi atingido ou de quão próxima a causa está desse nervo. “Se o motivo da dor ainda não causou uma lesão irreversível no nervo do dente, este
    para de doer de forma espontânea ou com algum tipo de analgésico. Porém se causou uma lesão irreversível, nesse caso apenas o dentista consegue solucionar”.
    Johnathan explica que raramente uma dor de dente forte começa de repente. Normalmente o paciente já sentiu algum incômodo naquele dente ou região, que pode ter sido leve e ter cessado sozinho. “É muito comum nas consultas o paciente responder que não tem dor ao ser questionado, mas logo em seguida revela que na verdade sente sim incômodo de vez em quando, quando bebe gelado, por exemplo. Devemos sempre ter em mente que dor nunca é normal”.  

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes