Conheça complicações perigosas que podem ser causadas por coágulos sanguíneos


  • +A
  • -A

A formação dos coágulos sanguíneos é o método utilizado pelo corpo para estancar sangramentos. São resultado da junção de células e proteínas sanguíneas que se dirigem à parede dos vasos sanguíneos para interromper a perda de sangue. Em boa parte dos casos, os coágulos são benéficos, mas em outros, podem causar consequências negativas, como quando interrompem completamente a circulação sanguínea.

De olho nas complicações


Uma das complicações é a trombose venosa profunda, também chamada de flebite. Trata-se de um coágulo formado em uma veia profunda localizada, geralmente, nas pernas. “A trombose profunda gera dor, vermelhidão e inchaço. Quando localizada nos pulmões, leva à embolia pulmonar, com surgimento de falta de ar e dor no peito”, explica a cardiologista Bruna Baptistini. O problema requer tratamento imediato porque pode ser fatal.

As consequências não param por aí. Caso o coágulo seja formado num vaso sanguíneo do cérebro, é possível que ocorra um acidente vascular cerebral, o AVC. Além disso, o bloqueio do fluxo de sangue pode impedir a chegada de oxigênio ao coração e a outras partes do corpo, impedindo o funcionamento dos órgãos e das células.

O tratamento é feito com medicações


O tratamento consiste na prevenção de novos trombos nas artérias e nas veias e de sua eventual transformação em êmbolos que possam interromper a circulação sanguínea. “Nesses casos usamos medicamentos chamados anticoagulantes. De forma geral, a anticoagulação é um procedimento seguro, quando feito adequadamente. A dose ideal para que o processo seja eficaz e seguro deve ser individualizada”, afirma Bruna.

De acordo com a médica, o diagnóstico precoce não é comum: “Na maioria das vezes, o distúrbio só é diagnosticado após o aparecimento de complicações.” No entanto, existem exames rotineiros, chamados de tempo de sangramento e de coagulação, que são capazes de avaliar o se o sistema está funcionando corretamente.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Baptistini

Dra. Bruna Baptistini

Cardiologia

CRM: 145229 / SP

TAGS
avc
circulacao
trombose
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Conheça complicações perigosas que podem ser causadas por coágulos sanguíneos"

Selma

Tenho uma linfonodomigalia na carótida, minha circulação é péssima, será que tem a ver??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Selma, somente diante de uma consulta presencial e realização de exames com o especialista é possível identificar a causa e iniciar o tratamento adequado. Converse com seu médico. Temos outra matéria que também poderá te auxiliar, confira clicano no link abaixo. Até breve.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/cardiovascular/coagulos-sanguineos-sao-perigosos

Silvana

Por isso acho super importante o uso da vitamina K2mk7. Faço uso juntamente com vitamina D3, magnesio…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silvana, conforme informado na matéria a trombose profunda gera dor, vermelhidão e inchaço. Quando localizada nos pulmões, leva à embolia pulmonar, com surgimento de falta de ar e dor no peito. O problema requer tratamento imediato porque pode ser fatal. Procure seu médico para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para você. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.