Conheça complicações perigosas que podem ser causadas por coágulos sanguíneos


  • +A
  • -A

A formação dos coágulos sanguíneos é o método utilizado pelo corpo para estancar sangramentos. São resultado da junção de células e proteínas sanguíneas que se dirigem à parede dos vasos sanguíneos para interromper a perda de sangue. Em boa parte dos casos, os coágulos são benéficos, mas em outros, podem causar consequências negativas, como quando interrompem completamente a circulação sanguínea.

De olho nas complicações


Uma das complicações é a trombose venosa profunda, também chamada de flebite. Trata-se de um coágulo formado em uma veia profunda localizada, geralmente, nas pernas. “A trombose profunda gera dor, vermelhidão e inchaço. Quando localizada nos pulmões, leva à embolia pulmonar, com surgimento de falta de ar e dor no peito”, explica a cardiologista Bruna Baptistini. O problema requer tratamento imediato porque pode ser fatal.

As consequências não param por aí. Caso o coágulo seja formado num vaso sanguíneo do cérebro, é possível que ocorra um acidente vascular cerebral, o AVC. Além disso, o bloqueio do fluxo de sangue pode impedir a chegada de oxigênio ao coração e a outras partes do corpo, impedindo o funcionamento dos órgãos e das células.

O tratamento é feito com medicações


O tratamento consiste na prevenção de novos trombos nas artérias e nas veias e de sua eventual transformação em êmbolos que possam interromper a circulação sanguínea. “Nesses casos usamos medicamentos chamados anticoagulantes. De forma geral, a anticoagulação é um procedimento seguro, quando feito adequadamente. A dose ideal para que o processo seja eficaz e seguro deve ser individualizada”, afirma Bruna.

De acordo com a médica, o diagnóstico precoce não é comum: “Na maioria das vezes, o distúrbio só é diagnosticado após o aparecimento de complicações.” No entanto, existem exames rotineiros, chamados de tempo de sangramento e de coagulação, que são capazes de avaliar o se o sistema está funcionando corretamente.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Baptistini

Dra. Bruna Baptistini

Cardiologia

CRM: 145229 / SP

TAGS
avc
circulacao
trombose
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Conheça complicações perigosas que podem ser causadas por coágulos sanguíneos"

Selma

Tenho uma linfonodomigalia na carótida, minha circulação é péssima, será que tem a ver??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Selma, somente diante de uma consulta presencial e realização de exames com o especialista é possível identificar a causa e iniciar o tratamento adequado. Converse com seu médico. Temos outra matéria que também poderá te auxiliar, confira clicano no link abaixo. Até breve.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/cardiovascular/coagulos-sanguineos-sao-perigosos

Silvana

Por isso acho super importante o uso da vitamina K2mk7. Faço uso juntamente com vitamina D3, magnesio…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silvana, conforme informado na matéria a trombose profunda gera dor, vermelhidão e inchaço. Quando localizada nos pulmões, leva à embolia pulmonar, com surgimento de falta de ar e dor no peito. O problema requer tratamento imediato porque pode ser fatal. Procure seu médico para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para você. Até logo.

Cristina

Fiz cirurgia ao planalto tibial alto e fiz trombose venosa profunda tive no hospital a fazer heparina e vim para casa a fazer primeiro o Xarelto 15mg e até hoje seis meses depois faço Xarelto 20mg mas estou muito preocupada pois fiz o exame e o trombo ainda não diminuiu … Tenho medo do futuro e duque pode vir a acontecer com a minha perna …A trombose foi na femural ilíaca..

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cristina. Agradecemos por compartilhar seu relato. É importante que você converse com seu médico para que ele possa reavaliar seu quadro e assim verificar a possibilidade de readequar o tratamento atual ou indicar um novo. Assim será possível ter maior controle dos sintomas e trazer maior qualidade de vida para você. Até a próxima.

Bell

Por causa de uma cirurgia no pé o médico colocou uma tala de gesso e me disse que tinha que ficar de repouso,no quinto dia tive convulsões,coisa que nunca tinha tido .Fui levada pro hospital e lá de primeira diagnosticaram trombose venosa profunda, embolia bilateral ampla e trombose cerebral,fiquei 7 dias no CTI e por milagre sem sequela e viva…Adquiri trombofia e desde então meus médico tem um cuidado excessivo comigo,não posso tomar o carreto por ser de risco maior pra mim uso marevan,hoje nunca mais tive convulsão só que vou ter que tomar anti convulsivo pro resto da vida…Ano passado tive que fazer uma cirurgia deutero e ovario e teve que ser com um cirurgião de alto risco,mesmo assim tive complicações gravíssimas como hemorragia abdominal tardia e mais 50 dias de hospital…Tive que tomar sangue,pressão oscila entre 5 e 6 e hemoglobina chegou a 4…Mais uma vez Deus estava lá vestido de Dr.Fernando pra me auxiliar…Faço acompanhamento muito rigoroso com hematologista, pneumologista e neurologista,não e qualquer médico que me atende com facilidade ano passado fiquei 15 dias internada pra fazer uma simples colonoscopia com três anestesistas,em bloco e acordada porque o médico teve medo de complicações e tô aí…Hoje adquiri hepatite por causa de medicamentos e o verde e tudo que te vitamina k foi banido da minha vida,não posso fazer uma natação porque minha hemato não permite por causa de rico de quedo eem beira de piscina ser maior e muitas outras coisas bobas que pra mim são perigosas…Mas de tudo uma lição Deus é bom e eu tô viva sem sequelas econseguindo provas que a falta de anticoalulaçao faz falta antes de qualquer cirurgia…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Bell. Agradecemos por compartilhar a sua experiência conosco! Nós do Cuidados pela vida estamos torcendo para que supere todas as dificuldades e tenha continuidade no sucesso do seu tratamento. Votos de melhoras para você!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.