Para que servem as amígdalas?


  • +A
  • -A

As amígdalas são estruturas localizadas entre o final da boca e o início do nariz e garganta, cuja função é combater as bactérias e agentes infecciosos em geral que tentam entrar no organismo. Atuam, portanto, como importantes aliadas do sistema imunológico. Mais especificamente, elas desenvolvem anticorpos para frear o ataque de invasores potencialmente perigosos.  

 

Agentes combatidos pelas amígdalas podem ocasionar amigdalite

 

“As amígdalas fazem parte do sistema imunológico da nossa garganta. Sua função é o reconhecimento imunológico e também o ataque a germes agressores”, afirma o otorrinolaringologista Henrique Penatti. Existem três tipos de amígdalas, cada um localizado em regiões específicas: entre a faringe e o canal que leva ao nariz, na língua e no fundo do céu da boca.  

O grande problema relacionado às amígdalas é o desenvolvimento de amigdalites, que são inflamações muito comuns dessas estruturas. Essas inflamações são causadas pelas próprias bactérias que elas buscam combater. “São comumente causados por vírus ou bactérias, e em ambos os casos, tem possibilidade de transmissão inter-pessoal”, completa Penatti.

 

Tratamento de amigdalite

 

Há alguns anos, quando ainda se achava que as amígdalas não exerciam qualquer função, os médicos indicavam sua retirada, justamente para evitar o risco de se desenvolver amigdalite. Hoje, esse procedimento é visto como desnecessário, visto que o tratamento com simples uso de medicamentos adequados consegue solucionar o problema, caso ele ocorra.

O tratamento de amigdalite varia de acordo com o quadro apresentado, podendo ser desde pastilhas e gargarejos até anti-inflamatórios e antibióticos”, afirma o otorrinolaringologista. Enquanto os dois primeiros citados atuam apenas nos sintomas (dor), os últimos ajudam, além disso, a tratar os quadros que originaram o problema (inflamação e infecção bacteriana, respectivamente).

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Henrique Penatti

Dr. Henrique Penatti

Otorrinolaringologia

CRM: 145003 / SP

TAGS
dor-de-garganta
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Para que servem as amígdalas?"

MARISTELA A DE BASTIANI

achei muito bom as informações em relaçoa às amigdalas.minha netinha está com inflamação amidalar, com provável sujeição a cirurgia. E eu ate comentei que seria melhor fazer a cirurgia.Mas agora estou sabendo dessas funções da amigdalas, principalmente como agente auxiliador no combate aos gemes de doenças infecciosas.agradeço às informações aqui fornecidas.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maristela. Estamos gratos por ficar esclarecida com a nossa matéria. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.