Imunidade: Quais são os benefícios da amamentação?


  • +A
  • -A

A amamentação possui inúmeros benefícios para a saúde do bebê que irão ser úteis não apenas nos meses iniciais de vida, mas em todas as fases seguintes. Sua importância para a imunidade da criança merece destaque especial, pois o leite materno ajuda a estimular o desenvolvimento das defesas do organismo, o que vai repercutir na vida adulta.

 

Benefícios da amamentação para a imunidade

 

“Os benefícios do leite materno para o bebê são inúmeros. É um alimento completo, perfeito para cada fase da vida da criança. Tem a proporção exata de gordura, proteína, água e demais nutrientes que o recém-nascido necessita. O bebê que recebe exclusivamente leite materno tem menos cólicas e menos chances de desenvolver alergias, obesidade, anemia, episódios infecciosos entre outras doenças”, informa a pediatra Flávia Bello.

Em relação à imunidade, especificamente, a médica explica que o leite materno possui  imunoglobulinas, que são “vacinas naturais” da mãe que protegem o bebê. Quando a mãe opta por alimentar seu filho exclusivamente com o seu próprio leite nos primeiros seis meses de vida, a tendência é que todos esses efeitos positivos sejam potencializados.    

 

Riscos de não receber leite materno e a importância dos medicamentos que estimulam a imunidade

 

Quando as crianças não recebem o leite materno, ou recebem em quantidade insuficiente, correm o risco não apenas de não contar com os benefícios já citados, mas também de sofrerem mais com um organismo frágil. “A criança que não é amamentada no seio materno pode adoecer mais frequentemente, por não receber imunoglobulinas maternas”.

Caso um bebê ou criança apresentem deficiência imunológica, seja por um consumo inadequado de leite materno ou não, é essencial buscar outras opções para reforçar a imunidade. Alguns medicamentos atuam justamente nesse sentido, estimulando o sistema imunológico, e devem ser discutidos com o pediatra responsável pelo acompanhamento.

 

Dra. Flávia Bello é pediatra, graduada em Medicina pela Universidade Severino Sombra (USS) e com residência em Pediatria e Infectologia Pediátrica no Hospital Federal dos Servidores do Estado. CRM-RJ: 52-85057-8

Foto: Shutterstock

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Imunidade: Quais são os benefícios da amamentação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.