É possível minimizar as crises de asma com ações simples diárias?


  • +A
  • -A

A asma é uma doença que provoca a inflamação dos brônquios, canais por onde o ar passa para chegar os pulmões. Como consequência, quem tem o problema convive com crises de falta de ar e tosse. No entanto, você pode aliviar os sintomas da asma tomando alguns cuidados no seu dia a dia, além de seguir o tratamento prescrito por seu médico.

 

Casa limpa ajuda a diminuir número de crises de asma

 


O
combate às crises de asma começa dentro de sua própria casa. “Crianças criadas em locais com baixa higiene e com circulação de baratas desenvolvem asma com mais frequência”, afirma a pneumologista Luiza Helena Degani Costa. A recomendação da especialista é manter o lar sempre limpo e sem pó, começando pelas hélices do ventilador e pelo filtro do ar condicionado.

Retire ainda cortinas, tapetes e carpetes, troque o colchão a cada cinco anos e evite inalar agentes químicos, como os produtos de limpeza. Além disso, é importante identificar quais são os fatores que favorecem suas crises de asma e evitá-los. A poeira é um dos mais conhecidos, mas perfumes, fungos, vírus, bactérias, mofo, poluição atmosférica, ácaros e até pelos de animais podem desencadear os sintomas.

 

Esportes podem ser aliados no tratamento da asma

 


Seu estado mental também influencia as crises de asma. Durante momentos estressantes, o organismo libera substâncias que dificultam a passagem de ar pelos brônquios. Com o tempo, os sintomas da doença acabam surgindo piores e mais frequentes. Portanto,
evitar o estresse é fundamental para sua saúde e para o sucesso do tratamento.

A prática de esportes também tem papel importante na melhora dos seus sintomas. “Normalmente, o pneumologista incentiva a prática de atividades físicas para os pacientes com asma, tanto esportes individuais como em grupo. Muitas vezes, ao iniciar um exercício, há um broncoespasmo que cede a medida em que o paciente continua a praticá-lo”, conclui o pneumologista José Eduardo Martinelli.

 

Dr. José Eduardo Martinelli é pneumologista e geriatra, sócio fundador e responsável técnico pelo Instituto Martinelli de Geriatria e Gerontologia em Jundiaí (SP). CRM-SP: 27875 – Site oficial

Dra. Luiza Helena Degani Costa é pneumologista formada pela Universidade Federal de São Paulo e preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein. CRM-SP: 139095

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

30 comentários para "É possível minimizar as crises de asma com ações simples diárias?"

Marcelo

Adorei as dicas.Obrigado

Tarcizo Martins da Fonseca

Sou de 18/11/1944 portanto 74 anos, portador de DPOC (Fibrose Pulmonar Idiopática) descoberta apos um surto de gripes e pneumonias. Foi Realizada a primeira de várias TC em dezembro de 2008. Tenho feito várias outras TC para acompanhamento da doença. Uso apenas uma capsular de Alenia 12/400 uma vez ao entardecer (faço aspiração) Sou Diabético com glicose variando entre 130 a 150 (faço medição todas as 5a. feiras tendo anotações de tudo para fins de uma curva Glicêmica) – Desenvolvi catarata e glaucoma o que Sinto..Muito cansaço ao menor esforço Físico e uma disparada nos batimentos cardíacos. Sempre tive pressão de 12/8 – Estou entrando em uma fase que não acontecia…fico com as pálpebras super pesadas, sonolento sempre por volta das 18 hs e se deitar desperto as 22 hs em média e passo a noite sem dormir e indo várias vezes para urinar. Raramente durmo durante as tardes..fico na brica com a sonolência e pálpebras pesadas, Tenho hábito de deitar por volta das 23:30hs e fico a espera do Jornal da Noite . Ao fim dor jornal desligo a TV e não durmo mais …fico um zumbi indo ao banheiro para urinar varias vezes durante a noite. Por volta das 6Hs da manhã dou cochilo longo acordando por volta das 12:30 hs. – Medicação que faço uso diário : Tomo 3x ao dia Bromazepam de 3mg – Tomo Cloridrato de Sertralina uma vez ao dia..normalmente assim que desperto. Tomo cloridrato de metmorfina 850mg 1 comprimido de AAS Infantil logo após a principal refeição. Tomo antes de dormir acetilcisteína de 600 – Pergunto…estou com o tratamento correto? porque o aparecimento da insonia ? O muco matinal está bastante escasso e bem diminuído, continuando com aspecto muito grudento (onde bate na pia só sai com escovação) e coloração branca e não mais amarela como no inicio.Não fumo e não faço uso de álcool Sou sedentário por causa do cansaço ao tentar fazer caminhadas e aceleração dos batimentos cardíacos. Posso disponibilizar resultados do laudo das TC´s e dá Biópsia (fui aberto do lado esquerdo entre as vértebras para retirada de material para uma biopsia. (seguimento pulmonar mede 5 x 4 x 2 cm, recoberto por pleura opalescente com modularidade e leve rendilhado antracótico, exibindo grampo cirúrgico na margem. Aos cortes presença de discretas áreas brancas pontos enegrecidos. Acho que falei demais – fiquem com DEUS.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tarcizo, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Maria da Penha Rodrigues dos Santos

Tenho sempre crises de asma, devido as medicações, estou com reumatismo, e acabo ficando com muitas dores nas juntas.

Isabel Cristina

Nossa Tarciso eu acho que você é um médico aposentado…Eu estou com crise de asma . Estou fazendo uso de Alenia mas não estou vendo resultado dessa vez..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Isabel, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

sandra maciel

adorei que boa dicas.

cleide fernanda

Gostei das informações, tenho asma severa, gostaria de saber mais sobre o assunto. Grata

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleide, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Nosso site possui diversas matérias sobre asma, fique à vontade para navegar e se inteirar sobre o assunto. Segue o link de uma delas: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/consultas-medicacao-asma

alessandro

Eu faco tratamento com alenia desde 2013 , e é. Sempre bom ter mais informacoes sobre a doenca e o medicamento

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alessandro, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Abraços.

Rose Marie

Vários médicos disseram-me que quem nasce com asma, morre com ela: É um processo alérgico que vem com a pessoa ao nascer. Eu tive uma infância muito afetada pela asma, com “bombinhas na minha bolsa” na adolescência, até que o esporte falou mais alto e resolvi começar a nadar e jogar voley e por fim, fazer faculdade de Ed. Física. Minha vida mudou e as noites ouvindo o chiado do meu peito se acabaram. Tenho alergia a mofo (pnicilina) e minhas crises que demoram anos para aparecer são MUITO amenas. Aos 65 anos sei que sou prova viva de que a melhor coisa é Exercício físico para ajudar o organismo a enfrentar as alergias de forma diferente. Claro que ninguém vai se matar em exercícios sem antes falar com um médico e ter acompanhamento de profissionais, como o prof. de ed. física, fisioterapêutas, mas experimente mudar seu estilo de vida, quem sabe sua vida de ASMÁTICO também mudará. Falo por mim.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rose Marie, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Rosi

Tarcizo te desejo muita coragem e força nessa tua luta tche!!! Falou pouco, venha sempre aqui falar….desopilar tanta chatice nessa doença guri……Tu é muito corajoso…..força …..fé…..aceitação e segue as orientações médicas.Sugiro também uma leitura sobre como suportar a insônia!

Rosy

Tenho 53 anos, comecei a ter asma aos 3 anos, crises até meus 15 anos, usava apenas bombinha,agora a 6 meses, comecei a ter crises,faço uso contínuo a 4 anos com alenia, só que agora não está adiantando muito, sou extremamente limpa em casa, queria uma informação muito importante, o motivo seria, estou entrando na pré menopausa? Não sou diabética, impertensa, e nada mais,sempre gostei de me cuidar, meu peso é, 59kl,o que será que está acontecendo? Por favor me ajude

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosy, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Camila

Sou asmática e faço o tratamento com Alenia também…me sinto muito bem a partir do momento que comecei a usá-lo.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Camila, ficamos felizes em saber que você conseguiu alcançar uma melhor qualidade de vida após seguir um bom tratamento médico. Abraços.

ROSALBA DIAS

Olá bom dia! Bom dia! Há cerca de um ano exatamente o ano passado em 2017 em Fevereiro eu comecei a despertar uma tosse irritante estressante e principalmente mudanças de clima mudanças climáticas e eu começava a tossir do nada tudo irritável meu brônquio tudo me fazia tu se estresse mudança brusca de clima e eu já nem eu fiquei seis meses me tratando com o relvar e com Atrovent e eu continuo usando fui em outro médico e ele me aconselhou a fazer HP metria mas por conta de uma enxaqueca uma dor de cabeça muito forte porque eu tenho labirintite também eu não consegui fazer esse exame eu tinha Pânico e não consegui fazer o exame agora eu estou denovo na estaca zero porque ele exigiu esse exame e eu não consegui fazer esse exame Então eu não sei o que fazer eu estou estou com menos tosse continuo usando Atrovent mas agora eu nem sei o que que eu vou fazer que decisão que eu vou tomar eu não quero ter que fazer esse exame de HPV tria não quero Então gostaria muito de saber se tem outro tipo de tratamento outro tipo de exame talvez que eu pudesse fazer sem ser o HP metria que é que é muito dificultoso para mim tá bom então obrigada eu fico aguardando Talvez uma resposta um retorno de talvez eu pensei em homeopatia que tal?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosalba, se é muito difícil recomendar algum outro exame se o médico já indicou a pHmetria. Você pode procurar uma segunda opinião de outro especialista, mas geralmente os médicos têm razão na indicação dos exames necessários. Abraços.

Leila dos Santos Aguiar

Sou cadastrada no programa do laboratório e todos os dias utilizo uma cápsula de alenia e melhorei muito a falta de ar.

CLEUZA

OLA TENHO 58 ANOS E USO NAS MINHAS CRISES FORASEQ, TEM MELHORADO MUITO

Edna Pereira Mendes

Tenho asma e há aproximadamente 2 anos não tenho mais crises, que antes eram frequentes. Percebi que a diminuição do estresse diário contribuiu bastante na diminuição das crises. Sou enfermeira, gostaria muito de trabalhar na Central de companhamento e orientação à saúde do Programa Cuidados pela Vida. Para qual endereço posso encaminhar meu currículo? Obrigada!

Monica Régia

Tarciso, vou dar minha humilde opinião quanto à melhoria da sua condição insônia noturna. Se vc para de dar sua soneca de manhã, à noite vc terá sono. “Por volta das 6Hs da manhã dou cochilo longo acordando por volta das 12:30 hs.” Acho que, como alguns bebês, vc está literalmente trocando o dia pela noite. Dorme a manhã inteira. Tente ficar acordado, das seis da manhã até a próxima noite, e acho que terá sono. Boa sorte, estimo as melhoras, tb sou asmática. Bjs.

Michelle SBL

Faço uso de forasec/alenia 12/400 de 12 em 12 horas a 16 anos.Sinto que não estou respirando normalmente. Às vezes depois de 6 horas já estou com certa dificuldade para respirar. Minha médica pediu demissão e agora vou começar a me tratar com outra. Tenho medo de mudar a medicação e acontecer algo ruim.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Michelle, tenha calma, a nova médica irá conhecer todo o seu caso clínico, e com um diálogo e confiança entre ambos, o tratamento ocorrerá da melhor maneira possível. Abraços.

Maria Isabel

Estou com 50 anos tenho bronquite asmática desde meus 18 anos trabalhando numa grana de porcos por causa do cheIron forte contrai a doença uso Berotk serei desde então agora e estou fostair dpi mas não tá resolvendo tenho depressão e sofro muito me ajudem por favor

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Isabel, neste caso o ideal é que você retorne em consulta com o médico que te acompanha e relatar para ele os sintomas que permanecem, assim ele poderá realizar a manutenção necessária no tratamento. Melhoras.

Helena Fátima Zanette

Acredito que a falta de tratamento, é culpa do governo que não oferece o tratamento adequado , pois no SUS e os próprios médico ,admite não ser possível fazer nenhum tratamento pelo SUS, pois especialista

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Helena, obrigado por compartilhar seu comentário conosco. Até logo!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.