Qual é o médico mais indicado para o tratamento da asma?


  • +A
  • -A

Assim como em toda doença crônica, o tratamento da asma exige acompanhamento constante com um médico apropriado. É especialmente importante e necessário manter contato com este profissional com frequência nos casos em que o tratamento engloba uso de medicamento (o que é bastante comum no caso da asma). O pneumologista é o profissional que normalmente melhor executa essa função.

 

Clínico geral e alergista também podem acompanhar tratamento de asma

 

“Considero o pneumologista o médico mais adequado para o tratamento da asma, pois é aquele que possui mais conhecimentos sobre os mecanismos da doença e sobre a terapêutica mais adequada”, afirma o pneumologista José Eduardo Martinelli. Como a doença afeta estruturas presentes nos pulmões (brônquios), o acompanhamento de um pneumologista se justifica.

Contudo, outras especialidades também podem ajudar no tratamento, como clínicos gerais e alergistas. “Os clínicos gerais que possuem bom conhecimento da doença e os alergistas com habilidade para tratar e descobrir os possíveis alérgenos aos quais os pacientes são mais sensíveis, são outras especialidades interessantes para o tratamento da asma”, afirma.

 

Tratamento da asma é crônico, mas problema pode ser controlado

 

Não existe cura definitiva para a doença, então é preciso que o paciente se submeta a um tratamento constante para impedir a exacerbação dos sintomas. O médico que acompanha o processo deverá indicar os fatores de risco que ele deve evitar para que as crises não aconteçam, bem como o medicamento adequado para controlar o quadro como um todo.

 

Dr. José Eduardo Martinelli é pneumologista e geriatra, sócio fundador e responsável técnico pelo Instituto Martinelli de Geriatria e Gerontologia em Jundiaí (SP). CRM-SP: 27875 – Site oficial

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Qual é o médico mais indicado para o tratamento da asma?"

Laura Janino

Dr. Eduardo, tenho 3 gatinhos, não pretendo me defazer deles. O senhor indicaria um pneumologista em Brasília/DF?

Romário Lopes

Eu fiquei exposto a poeira do telhado de casa quando estava fazendo uma limpeza, após isso meu pulmões ficaram chiando, deu falta de ar, e nunca mais mais voltei ao normal. Será que desenvolvi asma devido essa exposição prolongada a essa poeira? Como eu posso saber se é asma?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Romário, somente um médico poderá lhe passar o diagnóstico do seu caso de forma completa. Com base em seus relatos e em alguns exames, ele poderá supor qual seja a causa do seu problema. Abraços!

Julival

Tomo forasec a oito anos , existe outro medicamento para combater a asma

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Julival, pacientes com asma precisam de tratamento para evitar as crises ou, pelo menos, diminuir a frequência e intensidade das mesmas. Existem diversos medicamentos direcionados ao tratamento da asma, porém é muito importante que você siga o tratamento indicado pelo seu médico utilizando os medicamentos prescritos com responsabilidade e comprometimento, afim de melhorar sua qualidade de vida diminuindo as crises. Abraços.

Vicente Henrique quirino

Estou com uma chieira no peito não consigo dormir direito será que e o cigarro

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vicente. De acordo com o Dr. Mauro Gomes, o chiado no peito pode ser um sintoma da asma. Ele se deve à obstrução da passagem do ar pelos brônquios inflamados. Embora cada pessoa possa apresentar sintomas diferentes, é comum na doença o surgimento de chiado, falta de ar, aperto no peito e tosse. Busque atendimento com o pneumologista para que diante de exames ele possa identificar a causa dos sintomas, e iniciar o tratamento mais adequado para você. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.