Qual é o médico mais indicado para o tratamento da asma?


  • +A
  • -A

Assim como em toda doença crônica, o tratamento da asma exige acompanhamento constante com um médico apropriado. É especialmente importante e necessário manter contato com este profissional com frequência nos casos em que o tratamento engloba uso de medicamento (o que é bastante comum no caso da asma). O pneumologista é o profissional que normalmente melhor executa essa função.

 

Clínico geral e alergista também podem acompanhar tratamento de asma

 

“Considero o pneumologista o médico mais adequado para o tratamento da asma, pois é aquele que possui mais conhecimentos sobre os mecanismos da doença e sobre a terapêutica mais adequada”, afirma o pneumologista José Eduardo Martinelli. Como a doença afeta estruturas presentes nos pulmões (brônquios), o acompanhamento de um pneumologista se justifica.

Contudo, outras especialidades também podem ajudar no tratamento, como clínicos gerais e alergistas. “Os clínicos gerais que possuem bom conhecimento da doença e os alergistas com habilidade para tratar e descobrir os possíveis alérgenos aos quais os pacientes são mais sensíveis, são outras especialidades interessantes para o tratamento da asma”, afirma.

 

Tratamento da asma é crônico, mas problema pode ser controlado

 

Não existe cura definitiva para a doença, então é preciso que o paciente se submeta a um tratamento constante para impedir a exacerbação dos sintomas. O médico que acompanha o processo deverá indicar os fatores de risco que ele deve evitar para que as crises não aconteçam, bem como o medicamento adequado para controlar o quadro como um todo.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "Qual é o médico mais indicado para o tratamento da asma?"

Laura Janino

Dr. Eduardo, tenho 3 gatinhos, não pretendo me defazer deles. O senhor indicaria um pneumologista em Brasília/DF?

Romário Lopes

Eu fiquei exposto a poeira do telhado de casa quando estava fazendo uma limpeza, após isso meu pulmões ficaram chiando, deu falta de ar, e nunca mais mais voltei ao normal. Será que desenvolvi asma devido essa exposição prolongada a essa poeira? Como eu posso saber se é asma?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Romário, somente um médico poderá lhe passar o diagnóstico do seu caso de forma completa. Com base em seus relatos e em alguns exames, ele poderá supor qual seja a causa do seu problema. Abraços!

Julival

Tomo forasec a oito anos , existe outro medicamento para combater a asma

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Julival, pacientes com asma precisam de tratamento para evitar as crises ou, pelo menos, diminuir a frequência e intensidade das mesmas. Existem diversos medicamentos direcionados ao tratamento da asma, porém é muito importante que você siga o tratamento indicado pelo seu médico utilizando os medicamentos prescritos com responsabilidade e comprometimento, afim de melhorar sua qualidade de vida diminuindo as crises. Abraços.

Vicente Henrique quirino

Estou com uma chieira no peito não consigo dormir direito será que e o cigarro

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vicente. De acordo com o Dr. Mauro Gomes, o chiado no peito pode ser um sintoma da asma. Ele se deve à obstrução da passagem do ar pelos brônquios inflamados. Embora cada pessoa possa apresentar sintomas diferentes, é comum na doença o surgimento de chiado, falta de ar, aperto no peito e tosse. Busque atendimento com o pneumologista para que diante de exames ele possa identificar a causa dos sintomas, e iniciar o tratamento mais adequado para você. Abraços.

Maria aparecida do nascimento

Oi bom dia euquero saber orque uma amiga minha tenhe asma desde pequena ela ja tem 23ano ela toma remedio enjecao nao da jeito toma na bolizacao nao tda jeito o que vc sujeiria pra ela

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. A asma é uma das doenças respiratórias mais comuns, segundo o Ministério da Saúde. Ela inflama as vias aéreas e dificulta a passagem de ar para os pulmões. Como consequência, as pessoas podem apresentar falta de ar, chiado no peito, tosse e sudorese. Algumas substâncias, como a poeira e a fumaça do cigarro, ao entrar em contato com o sistema respiratório, são capazes de desencadear novas crises da doença. Para a indicação do tratamento mais adequado é necessário buscar atendimento com o pneumologista, assim será possível amenizar os sintomas e controlar as crises. Até a próxima.

Helen

olá, tenho uma filha de quase 3 anos, ainda nao passei pelo pnemologista com ela mais o pediatra e o alergista disse que ela tem asma, faz uso de flixotide de 12 em 12 hs, mais toda fez a asma começa com o sintoma de tosse seca e fica cheia depois de uns dias, e quando ataca o peito enche e sempre da pnemonia, vou no pneumo amanha, qual é o tratamento ideal pra ela? facinas ou so bombinha mesmo…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Helen. Agradecemos por compartilhar seu relato. Só é possível fazer a indicação do tratamento mais adequado para sua filha diante de uma consulta presencial com o especialista adequado. Desejamos sucesso no tratamento da sua filha. Continue nos acompanhando para receber mais dicas e informações sobre saúde, e tratamentos. Abraços.

David

Olá Meu filho tem 4 anos de idade. No seu quarto ano de vida passou a ter crises respiratórias que sempre que é levado à unidade hospitalar fica de baixa por 2 dias no mínimo onde lhe lhe é administrado aerossol e outros medicamentos. Já administrou uma medicação por dois meses e em nada resultou.Não consegue ir a creche por um mês sem ter que interromper pelo menos por duas semanas.Os médicos informaram que ele sofre de asma.O que devo fazer para reduzir as crises respiratórias que ele tem tido

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, David. Não existe uma regra fixa sobre o tempo que a crise de asma leva para começar após a exposição, já que cada organismo funciona de maneira específica. É é importante se dedicar às medidas necessárias para manter a asma controlada e evitar as crises. Para isso, é fundamental manter consultas periódicas com o pneumologista, conhecer a substância que provoca a piora do quadro e evitá-la e fazer o uso correto dos medicamentos de manutenção prescritos.  Desejamos sucesso no tratamento do seu filho. Abraços!

ILDA

QUERO SABER ONTI MORA ESTI DR

Márcia Maria de Castro

Percebo que os remédios q usoNão gera m efeito.As famosas bombinhas

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Márcia. Com esta afirmação, recomendamos que retorne em consulta e verifique junto ao profissional outras medidas, para que ele possa lhe auxiliar com um tratamento que diminua as crises e alivie os seus sintomas. Segue o link de uma de nossas matérias com mais informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/complementar-tratamento-para-asma Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.