A asma é uma doença crônica que pode se manifestar desde a infância. Para que seus sintomas sejam controlados, é necessário que o paciente busque tratamento, que, em muitos casos, consiste no uso contínuo de medicação específica, a fim de reduzir e até mesmo evitar crises. Caso não seja tratado, o quadro pode acabar desencadeando outras complicações.
Este é o caso de Ana Géssica R. C., de 23 anos de idade, moradora de Belém (PA). Ela sofre com a asma desde pequena e a doença sempre foi recorrente. Em função disso, ela acabou tendo outros problemas, como bronquite, sinusite e rinite. Além disso, desenvolveu distúrbio obstrutivo crônico. A autônoma iniciou o tratamento com medicamentos apenas em 2014.
Asma costuma ocorrer juntamente com doenças respiratórias, como a rinite alérgica
De acordo com a pneumologista Luiza Helena Degani, a associação entre asma e essas doenças respiratórias é muito comum, pois todas são relacionadas a alergias. “É muito comum pessoas com asma terem rinite também e, nesse caso, o tratamento da rinite é indispensável para controlar a asma. Se não for tratada, a rinite pode provocar a descompensação da asma, inclusive”, afirma a especialista.
Antes de passar a tomar remédios, Ana controlava a asma com métodos mais simples, como xaropes e bombinha. Após passar por uma série de medicamentos, Ana foi orientada pelo médico a usar apenas um deles, o primeiro que havia utilizado. “Minha médica disse que eu deveria voltar para o primeiro, porque ele é de fato o melhor que existe para o meu problema”, completa.
Tratamento com remédio ameniza sintomas da asma e aumenta qualidade de vida
Os sintomas antes do tratamento ser iniciado eram, principalmente, falta de ar, cansaço e obstrução, que começavam já ao acordar, perdurando até a hora de dormir. Depois que começou com o remédio, esses incômodos foram aos poucos amenizando e a qualidade de vida aumentou significativamente. “Destaco a boa relação que tenho com a minha pneumologista para que tudo esteja dando certo. Ela me aconselha sempre, explica tudo certinho e me deixa segura e confortável quanto ao tratamento”.
Foto: Shutterstock