Asma: você sabia que é fundamental continuar usando a medicação para evitar novas crises?


  • +A
  • -A

Alergias respiratórias, como a asma, são doenças crônicas, o que significa que demandam tratamento especializado de longa duração. Se você sofre do problema, sabe que a manutenção do tratamento (especialmente com a medicação), mesmo após o controle dos sintomas, é fundamental para evitar novas crises.

 

Necessidade de manter a medicação no tratamento de alergias respiratórias

 


Conforme explica o pneumologista Alexandre Kawassaki, a cada crise o organismo responde por meio de uma inflamação, a qual pode se tornar crônica e causar danos irreversíveis nas vias aéreas. Por isso o tratamento de manutenção, focado na redução de crises, é tão importante para a sua saúde.

“A alergia é uma condição genética em que o organismo é sensibilizado por uma determinada substância que o faz ter crises. A maior parte das alergias respiratórias é causada por moléculas presentes no ar, de tal forma que é quase impossível manter-se completamente afastado desses sensibilizantes”. Essa dificuldade em ficar longe dos agentes sensibilizantes reforça a necessidade de você seguir com a medicação.

 

Tratando as alergias respiratórias

 


Por mais que a manutenção da medicação seja fundamental e o tratamento muitas vezes dure a vida inteira, por se tratar de uma doença crônica,
você não terá que, necessariamente, usar o remédio para sempre. “Depende de cada caso. Alguns pacientes vão precisar de medicação contínua, enquanto outros vão conseguir reduzir progressivamente a dose até cessar completamente o uso. Para tanto, é necessária orientação médica”.

O médico explica que, de modo geral, o tratamento das alergias respiratórias se baseia em manter o ambiente limpo, sem poeira, reduzindo exposição a carpetes, tapetes, cortinas, bichos de pelúcia, entre outros. “Essas são as orientações universais, mas tudo depende de quais substâncias são responsáveis pela alergia. Caso se consiga identificar a causa da alergia, pode-se atuar diretamente nela”, completa.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Melo Kawassaki

Dr. Alexandre de Melo Kawassaki

Pneumologia

CRM: 117803 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Asma: você sabia que é fundamental continuar usando a medicação para evitar novas crises?"

Ronivaldo de Oliveira

Gostei demais dessas dicas, sou asmático e me serviram muito para tirar minhas dúvidas.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ronivaldo, ficamos muito felizes que você tenha gostado. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.