A prática de esportes pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade leve?


  • +A
  • -A
Imagem do post A prática de esportes pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade leve?

Diversos estudos apontam que a prática de atividades físicas em geral, como os esportes, ajudam no tratamento da ansiedade em todas as suas formas e também de transtornos mentais, como a depressão. O estímulo do corpo reduz os níveis de ansiedade, amenizando seus sintomas e promovendo sensação de bem-estar, calma, conforto e felicidade.

A atividade física regular ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade ajustando a liberação de neurotransmissores”, afirma o psiquiatra Fernando Verçosa. A liberação da serotonina no organismo, em especial, ganha destaque, visto que esse é o neurotransmissor responsável por garantir a sensação de felicidade e prazer.

Serotonina é importante em quadros de ansiedade, depressão e estresse


A serotonina e outros hormônios como endorfina, ocitocina e dopamina são reconhecidas não apenas por promover prazer, mas o bem-estar em geral
. Ela se relaciona bastante com a depressão também por conta das suas características contribuírem para uma boa qualidade de vida. Sua ausência pode gerar irritabilidade, dificuldade de memória e concentração, dentre outros.

É comum as pessoas se sentirem bem após a execução de um esporte ou qualquer atividade física em geral, mesmo se sentindo exaustas. Isso ocorre porque a serotonina liberada gera tal efeito logo após a prática. Com a melhora da saúde mental e emocional e a redução dos níveis de ansiedade e estresse, o paciente consegue desfrutar a vida melhor, mais relaxado.

Escolhendo sua modalidade esportiva


O esporte a ser escolhido por quem trata um transtorno de ansiedade varia de acordo com a pessoa. Não há uma modalidade que seja universalmente mais indicada. O importante é abandonar o sedentarismo e dar chance para que o organismo funcione em função da movimentação do corpo. Esportes coletivos, como futebol, vôlei e basquete estão indicados, assim como os individuais (boxe, tênis). Corrida, natação e crossfit também são opções válidas.  

Dr. Fernando Verçosa Marinho é médico psiquiatra com formação em psiquiatria pela rede FHEMIG/MG. Psiquiatra filiado à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Atende em Imbituba (SC). CRM-SC: 20870.

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A prática de esportes pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade leve?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.