A prática de esportes pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade leve?


  • +A
  • -A
Imagem do post A prática de esportes pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade leve?

Diversos estudos apontam que a prática de atividades físicas em geral, como os esportes, ajudam no tratamento da ansiedade em todas as suas formas e também de transtornos mentais, como a depressão. O estímulo do corpo reduz os níveis de ansiedade, amenizando seus sintomas e promovendo sensação de bem-estar, calma, conforto e felicidade.

A atividade física regular ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade ajustando a liberação de neurotransmissores”, afirma o psiquiatra Fernando Verçosa. A liberação da serotonina no organismo, em especial, ganha destaque, visto que esse é o neurotransmissor responsável por garantir a sensação de felicidade e prazer.

Serotonina é importante em quadros de ansiedade, depressão e estresse


A serotonina e outros hormônios como endorfina, ocitocina e dopamina são reconhecidas não apenas por promover prazer, mas o bem-estar em geral
. Ela se relaciona bastante com a depressão também por conta das suas características contribuírem para uma boa qualidade de vida. Sua ausência pode gerar irritabilidade, dificuldade de memória e concentração, dentre outros.

É comum as pessoas se sentirem bem após a execução de um esporte ou qualquer atividade física em geral, mesmo se sentindo exaustas. Isso ocorre porque a serotonina liberada gera tal efeito logo após a prática. Com a melhora da saúde mental e emocional e a redução dos níveis de ansiedade e estresse, o paciente consegue desfrutar a vida melhor, mais relaxado.

Escolhendo sua modalidade esportiva


O esporte a ser escolhido por quem trata um transtorno de ansiedade varia de acordo com a pessoa. Não há uma modalidade que seja universalmente mais indicada. O importante é abandonar o sedentarismo e dar chance para que o organismo funcione em função da movimentação do corpo. Esportes coletivos, como futebol, vôlei e basquete estão indicados, assim como os individuais (boxe, tênis). Corrida, natação e crossfit também são opções válidas.  

Dr. Fernando Verçosa Marinho é médico psiquiatra com formação em psiquiatria pela rede FHEMIG/MG. Psiquiatra filiado à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Atende em Imbituba (SC). CRM-SC: 20870.

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "A prática de esportes pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade leve?"

Magda

Eu experimentei fazer caminhadas e deu resultados ótimos.

eliezer fonseca

sofro de coluna nenhum desses execicios posso fazer.grato

Diana

Para mim esporte da ansiedade.

Cuidados Pela Vida

Oi Eliezer, faça um acompanhamento com um profissional educador físico, ele poderá avaliar suas limitações e indicar os exercícios adequados para você. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.