Pacientes com Alzheimer podem desenvolver delírios causados pela doença?


  • +A
  • -A

A doença de Alzheimer se caracteriza pela degeneração cognitiva, o que leva o paciente a perder gradativamente as funções cognitivas, especialmente a memória. A deterioração da capacidade mental e de raciocínio propiciam ainda o aparecimento de sintomas como alucinações e delírios, que normalmente estão mais associados às psicoses.  

 

Delírios em casos de Alzheimer

 


“Quando o paciente com Alzheimer tem também psicose, sua qualidade de vida se torna ainda pior.
Ele fica frequentemente tenso, ansioso, irritado e muitas vezes agressivo, porque não tem consciência de que os fatos não estão acontecendo com eles”, informa o geriatra José Eduardo Martinelli. Em uma situação de delírio, o paciente passa a interpretar as situações de maneira equivocada.  

Um exemplo comum de Alzheimer com delírio é quando algo some e o paciente pensa que foi roubado por um familiar ou alguém próximo, passando a hostilizar esta pessoa. “Outro exemplo é a interação do paciente com a TV, ocorrendo discussão entre ele e as figuras por trás da tela. Isso tudo prejudica muito a vida do paciente, pois leva a um quadro de agitação e ansiedade”.

 

Tratamento de Alzheimer com cursa com delírios

 


É essencial que os
cuidadores e familiares compreendam esse tipo de comportamento do paciente com Alzheimer, buscando agir de forma sensível para que as sensações angustiantes não venham a piorar. Transmitir segurança, conforto e afeto ao paciente, além de demonstrar empatia, ajuda muito no tratamento da doença em si e no controle de seus sintomas.     

Segundo o especialista, o tratamento de um quadro de Alzheimer que cursa com delírios deve ser medicamentoso e cabe ao médico decidir sobre a melhor droga a ser utilizada. “Normalmente usa-se os neurolépticos ou antipsicóticos, com boa evolução do quadro. A abordagem não medicamentosa quase não tem resolutividade com relação aos sintomas psicóticos”, completa Martinelli.

 

Dr. José Eduardo Martinelli é pneumologista e geriatra, sócio fundador e responsável técnico pelo Instituto Martinelli de Geriatria e Gerontologia em Jundiaí (SP). CRM-SP: 27875 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
alzheimer
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Pacientes com Alzheimer podem desenvolver delírios causados pela doença?"

Rosane maria

Minha mãe tem 80 anos esta fazendo varios exame inclusive ressonancia do cérebro para verificar ograu da demencia!! Ela esta muito esquecida !! Mas hoje ela teve um delirio ;nao me reconheceu ; cismou q tenho outra irmã e eu sou filha única!! Ela ficou angustiada ; querendo me procurar como presentindo algo ruim!! Sai com ela no shopping pra se distrair mas ela foi e voltou reclamando q a filha estava sumida!!😟como sou muito carinhosa com ela ; ficou mais calma porem sem me reconhecer. Agi de forma correta ?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.