Unha encapsulada X unha em gel: você sabe a diferença? Elas prejudicam a saúde das unhas?

  • +A
  • -A

Você já ouviu falar em unha encapsulada? Muito confundida com a unha em gel, esses dois tipos de procedimentos não são a mesma coisa, mas são muito procurados por quem quer manter as unhas sempre bonitas. Porém, será que essas técnicas geram algum problema para a saúde das unhas? Dá para evitar os possíveis efeitos negativos da unha em gel ou encapsulada? A dermatologista Elizabeth Senra conversou com a equipe do Cuidados Pela Vida e contou tudo sobre o assunto!

Unha encapsulada X unha em gel: elas enfraquecem as unhas?

Segundo Dra. Elizabeth, a grande diferença entre os dois procedimentos está na finalidade de cada um. “A unha encapsulada é uma técnica de ‘nail art’, que pode ser feita sobre os alongamentos ou sobre as unhas naturais (se elas tiverem o comprimento desejado e não forem fracas) somente para fixar o ‘desenho’. São ‘banhos de gel’ ou acrílico que formarão uma cápsula protetora ao redor do esmalte, prolongando a sua duração”, explica a médica. Em tradução livre, “nail art” significa arte das unhas. Em contrapartida, a unha em gel é o alongamento das unhas utilizando um gel específico. 

Tanto a unha encapsulada quanto a unha em gel podem tornar as unhas frágeis e quebradiças e, de acordo com a dermatologista, isso se deve à sua aplicação. “O problema está na maneira como a unha é aplicada e, principalmente, lixada para ser retirada. A unha passa por um banho de radiações ultravioleta roxas em uma cabine de unha, considerada uma ‘mini câmera de bronzeamento’, que tem associação com dois tipos de câncer de pele na região: o melanoma e o carcinoma espinocelular”, explica a médica. 

Além disso, a qualidade do produto e o profissional que fará o procedimento podem fazer toda a diferença. “Associadas às radiações frequentes, que podem inclusive causar aquelas manchinhas tão indesejadas nas mãos, estão a qualidade dos produtos e se foram colocados e passaram por manutenções por profissionais realmente especializados, já que esses procedimentos podem causar dermatites e mesmo mascarar o surgimento de micoses ungueais, principalmente quando se colocam essas unhas em sequência ou se a técnica de lixamento para retirada não for adequada”, alerta Dra. Elizabeth.

Unhas podem precisar de tratamento específico pós-procedimentos

Segundo a dermatologista, dificilmente o uso da unha em gel e da unha encapsulada por longos períodos não trará problemas no futuro. “Se você teve algum sinal de irritação na pele, ‘estilhaços de sangue’ ou opacidade, deve procurar o dermatologista para o tratamento, que pode ser realizado por meio de soluções tópicas para fortalecimento à base de silício e biotina. O que acontece mais comumente é a procura por um especialista para tratamento das micoses ungueais com laser”, diz a dermatologista. 

Nos casos em que o uso de unha encapsulada ou unha em gel levou ao desenvolvimento da síndrome das unhas frágeis, Dra. Elizabeth dá algumas dicas simples: “A saúde das unhas reflete muito a nossa saúde interna. Então, aqueles clichês básicos de estilo de vida saudável, como alimentação diversificada e colorida para aporte de vitaminas, ingestão de água, manter vitamina D elevada, devem ser seguidos”.

“Para o caso específico das unhas, recomendamos também evitar exposição frequente à água e, se necessário, devido à profissão, calçar luvas. Unhas precisam de hidratação e umectação apropriadas com manteigas ungueais e medidas higiênicas para evitar contaminação através dos objetos de salão”, finaliza a especialista. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Elizabeth Senra

Dra. Elizabeth Senra

Dermatologia

CRM: 114229 / SP

TAGS
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Unha encapsulada X unha em gel: você sabe a diferença? Elas prejudicam a saúde das unhas?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.