Digitar no computador e tocar violão podem deixar as unhas frágeis?


  • +A
  • -A

Alguns fatores podem contribuir para tornar as unhas frágeis, mas as causas principais do problema estão ligadas a disfunções do organismo, seja por falta de nutrientes ou por alguma doença. Fatores como tocar violão e digitar não são capazes de provocar problemas do gênero. No máximo pioram o quadro de quem já sofre com a síndrome das unhas frágeis.  

Causas e fatores de risco para as unhas frágeis


“Essas ações não são as causadoras de unhas frágeis. Podem até agravar uma unha que já estava fragilizada, mas não causar”, afirma a dermatologista Vanessa Kodani. Dentre as principais causas para a fragilização das unhas, estão a anemia,
dieta pobre em nutrientes e vitaminas, hipo ou hipertireoidismo e doenças dermatológicas, especialmente as provocadas por fungos.

Outros comportamentos conhecidos que também contribuem para a piora da saúde e integridade ungueal são: roer as unhas, usar esmaltes e produtos de limpeza (na hora de lavar a louça, por exemplo). O indivíduo aumenta os riscos de comprometimento das unhas, especialmente quando faz essas atividades frequentemente no seu dia a dia.

Prevenção e tratamento das unhas frágeis passam por cuidados com a saúde em geral


“As verdadeiras causas da fragilidade ungueal são a má alimentação, maus hábitos de vida (sedentarismo, vícios) e, claro, o estresse e o estado emocional abalado”, aponta Dra. Vanessa. Portanto, para prevenir o problema,
basta atuar em cima dos fatores de risco citados. Quando o paciente já sofre com o problema, surge a necessidade de se iniciar um tratamento medicamentoso capaz de restabelecer a qualidade da unha.     

“A unha é para o corpo um item ‘supérfluo’, ou seja, em situações mais críticas de falta de nutrientes ou estresse, são deixadas de lado pelo organismo. Se há algum distúrbio hormonal ou outra doença que o corpo tenha que lidar, a unha será uma das primeiras a ser deixada de lado, enfraquecendo. Portanto, cuidar da saúde como um todo é a melhor maneira de deixá-la fortalecida”, recomenda a médica.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Kodani

Dra. Vanessa Kodani

Dermatologia

CRM: 100793 / SP

TAGS
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Digitar no computador e tocar violão podem deixar as unhas frágeis?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.